quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Afrobásquete Madagáscar-2009: Selecção conhece seus adversários; Malawianos novamente na rota dos “Mambas”

A Selecção Nacional de Moçambique em Seniores Femininos, vai conhecer este sábado, os seus adversários no Afrobásquete Madagáscar-2009, quando se realizar o respectivo sorteio, em Antananarivo. A 21ª edição desta competição continental decorrerá entre os dias 9 e 18 de Outubro, contando com a participação de 12 equipas.



Segundo o preconizado pela FIBA-África, as selecções participantes serão divididas em dois grupos de seis cada, tendo como cabeças-de-série Madagáscar, na qualidade de país anfitrião, e Mali, campeão em título.

Dez países já se encontram qualificados para a prova, designadamente os seguintes: Madagáscar (organizador), Mali (campeão de 2007), Senegal (vice-campeão), Angola (terceiro classificado), Moçambique (quarto), Tunísia (Zona 1), Guiné (Zona 2), Camarões (Zona 4), Ruanda (Zona 5) e África do Sul (Zona 6).

Por apurar faltam duas selecções, a partir das eliminatórias zonais a terem lugar este mês de Setembro, na Nigéria (Zona 3) e Maurícias (Zona 7). Contudo, a FIBA-África já definiu as datas e os locais de realização das fases finais da Taça dos Campeões. Em femininos, na qual estarão Desportivo e A Politécnica, a prova decorrerá entre os dias 13 e 22 de Novembro, em Cotonou, capital do Benin, enquanto a prova de masculinos está marcada para 4 a 13 de Dezembro, em Kigali, no Ruanda.

CAN-Interno: Malawianos novamente na rota dos “Mambas”

A Selecção Nacional de futebol, Os Mambas, inicia a disputa das eliminatórias de acesso à fase final do CAN-Interno de 2011, no Sudão, com o Malawi, em Março, segundo ditou o sorteio realizado na sede da Confederação Africana da modalidade (CAF), no Cairo.

Os “Mambas” tiveram a sorte de poder iniciar a corrida para a prova africana que congrega as selecções constituídas pelos jogadores que actuam nos campeonatos internos em casa, devendo defrontar os malawianos a 14 de Março para a primeira “mão”. O jogo da segunda “mão” realiza-se a 27 do mesmo mês, em Blantyre.


A qualificação continuará a ser disputada por zonas e a região austral vai apurar três equipas para a fase final, mais uma que a última edição realizada ano passado, na Costa do Marfim, e que foi ganha pela RD Congo, que bateu o Gana na final, por 2-0. Isto acontecerá porque a CAF elevou o número de participantes na fase final de oito para 16 equipas, o que se assemelha ao CAN normal, cuja próxima edição terá lugar em Angola, no próximo ano. Assim sendo, são cinco jogos agendados para a primeira eliminatória regional e que se realizarão no mesmo período, ou seja nos dias 17 e 27 de Março, respectivamente.
Para além do jogo Moçambique-Malawi, a primeira eliminatória contempla as partidas África do Sul-Botswana, Angola-Madagáscar, Namíbia-Seychelles e Zimbabwe-Suazilândia. Zâmbia é a única equipa que fica de fora nesta fase, porque goza do privilégio de ter conseguido marcar presença na fase final da finda edição.
A fase preliminar, ou seja de apuramento das 16 equipas que marcarão presença no Sudão, envolve 41 equipas. Enquanto isto, a CAF não aprovou a candidatura da Líbia para acolher a terceira edição, em 2013, isto porque aquele país do norte da África será palco do CAN-2014. A CAF teve assim que prolongar o prazo de candidaturas até 31 de Dezembro para dar espaço a outros concorrentes. Recordar que os “Mambas” foram afastados pelos angolanos na corrida para Costa do Marfim.

Outubro carregado para os “Mambas”

O mês de Outubro será muito carregado para a Selecção Nacional de Moçambique, que, após defrontarem a Nigéria, no dia 10, em Abuja, deverão entrar logo de imediato na disputa do Torneio da Cosafa, a realizar-se na vizinha República da África do Sul de 14 a 24 do mesmo mês.
Entretanto, o torneio acaba favorecendo de certo modo ao combinado nacional, para além de outras selecções que continuam na corrida para o CAN e Mundial-2010, sendo que vai contar com maior espaço de rodagem a anteceder o jogo com Tunísia, em Novembro, sobretudo para os jogadores que actuam internamente e que procuram espaço na equipa principal.
Aliás, nem todos os “Mambas” que jogam em campeonatos externos terão oportunidade de se fazerem a esta competição, porque não é da agenda da CAF/FIFA, o que por si deixa claro que o seleccionador nacional Mart Nooij terá que optar por jogadores dos campeonatos internos.

Dário muda-se para Super-Sport

Dário Monteiro, vai assinou na manhã de hoje, um contrato com o Super-Sport United da África do Sul válido por uma época. O internacional moçambicano, desvincula-se assim do Sundowns, clube onde foi muito pouco utilizado, razão pela qual mudou de ares, curiosamente para a ex-equipa do seu compatriota Dominguez.
Diga-se que Dário Monteiro, que ontem realizou o primeiro treino com a camisola do Super-Sport sem ainda ter assinado, tem uma saída à gigante-se se atender que se transferiu para o bicampeão sul-africano. O Super-Sport vinha mostrando desde o ano passado interesse em contar com os préstimos do atleta.
Dário Monteiro, afirmou estar muito satisfeito com a mudança para o Super-Sport pois abre-se uma oportunidade de recuperar a sua forma. “Praticamente não joguei na época passada. Fiquei cerca de oito meses sem jogar. A Direcção do Sundowns não tinha um bom relacionamento comigo e por isso era posto de lado nos jogos. No final da época resolvi pedir para rescindir contrato e felizmente foi aceite. Foram momentos maus que quero esquecer e pensar apenas em fazer o meu melhor pelo Super-Sport. Estou satisfeito com esta nova etapa da minha carreira”.

Refira-se que um agente federativo do Super-Sport esteve domingo no Estádio da Machava para assistir “in-loco” a prestação de Dário Monteiro no jogo entre Moçambique e Quénia, e seguramente terá ficado agradado com a exibição do avançado moçambicano, visto que foi ele quem fez a assistência para o golo de Tico-Tico que permitiu aos “Mambas” somarem os três pontos.
Dário foi um dos melhores jogadores em campo, tendo sido um dos mais inconformados na equipa nacional.

Add to Technorati Favorites

Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)


Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas