segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Brasileirão: 23ª jornada - Sim, tivemos rodada mesmo com a Seleção jogando.

Enquanto o mundo do futebol parou neste final de semana para acompanhar as seleções nacionais em campo para o "apuramento" ao Mundial de 2010, por aqui aconteceu a 23ª rodada do Brasileirão - a CBF, como sempre, não interrompe seu campeonato nacional por causa da Seleção Brasileira. Mesmo disputando a atenção com a brilhante vitória dos comandados de Dunga em Rosário, tivemos jogos interessantes sábado e domingo.

Palmeiras, Internacional e São Paulo venceram, ratificando suas condições de serem os três principais candidatos ao título. Na parte de baixo da tabela, o Fluminense mais uma vez não venceu, e agora tem oito pontos de desvantagem para o primeiro time fora do rebaixamento.


No Palestra Itália, o Palmeiras usou novamente seu uniforme azul contra o Barueri, para 23.357 pagantes. E foi o time visitante quem começou no ataque, e quase fez o primeiro com Bruno Ribeiro, que bateu mal. Depois, Ewerton arriscou de longe e Marcos defendeu no canto. O Barueri seguia criando chances, mas o primeiro tempo acabou sem gols.

Mesmo dominado, o Palmeiras abriu o placar em sua primeira chegada na etapa final. Cleixon Xavier cruzou e Diego Souza cabeceou bem, 1 a 0. Os visitantes não se abalaram e quase empataram com Daniel Marques, que bateu para boa defesa de Marcos. Então o "Verdão" azul matou o jogo aos 62 minutos, num pênalti inexistente sofrido por Obina. Vagner Love cobrou e fez 2-0, em seu primeiro gol no retorno ao clube. O Barueri descontou perto do final, com Leandro Castán, mas não houve tempo de tentar o empate.


Vagner Love marcou de pênalti no retorno

Restava ao Palmeiras torcer contra o Internacional. Não adiantou: o Colorado dominou o jogo contra o Avaí, e mesmo com um a menos durante quase todo o segundo tempo, assegurou os 2-0 na visita ao estádio da Ressacada (15.257 pagantes). Na primeira ocasião real de gol, o time de Tite fez o primeiro. D’Alessandro cobrou escanteio, Alecsandro desviou e Fabiano Eller mandou pras redes. Pouco depois, Índio cometeu falta dura e levou cartão vermelho.

Eller abriu o placar para o Inter

Mesmo com um a mais, o Avaí pouco ameaçou o goleiro Lauro, que apareceu bem nas vezes em que isso ocorria. Já Eduardo Martini foi decisivo e impediu uma goleada do Inter, negando gols a Magrão e Taison, principalmente. Contudo, aos 80’, não teve jeito: Magrão foi lançado por Kléber e desviou de Martini, 2 a 0 e 43 pontos na tabela.

No Mineirão, o São Paulo manteve o tabu de não perder para o Cruzeiro por campeonatos brasileiros há cinco anos. Mas não foi fácil, tanto que a Raposa esteve perto do gol nos primeiros minutos. Aos 12’, Gilberto bateu falta para defesa de Rogério Ceni. O goleiro também pegou conclusão de Jonathan pouco depois. O jogo ficou morno, e na última chegada com perigo do primeiro tempo, saiu o gol mineiro: Diego Renan tabelou com Gilberto e apenas desviou do número 1 são-paulino.


Borges voltou a ser decisivo para o SP

Por pouco o segundo não veio no início da etapa derradeira, mas Soares concluiu para fora e Diego Renan mandou em cima de Ceni. E o Cruzeiro pagou o preço de tantos erros aos 65 minutos. Marlos, que entrara no segundo tempo, bateu cruzado e empatou. Aos 81’, Dagoberto recuperou bola aparentemente perdida e cruzou para Borges, que havia entrado minutos antes, desviar de Fábio: 2 a 1. Com 40 pontos, o Tricolor aparece em terceiro lugar.

O Goiás caiu uma posição com o empate contra o Coritiba, no Serra Dourada, por 2 a 2. O destaque do confronto foi o argentino Ariel. O camisa 37 fez os dois gols dos visitantes, sendo o segundo um verdadeiro golaço, de bicicleta. O resultado ajudou o Coxa a se afastar um pouco da zona do rebaixamento, de onde o Fluminense não parece nem próximo de sair.

O Flu apenas empatou com o Náutico, na estreia do técnico Cuca. O 1-1 no Maracanã (20.877 pagantes) manteve a equipe carioca isoladamente na última posição, e ainda ajudou o Timbu a sair do grupo dos quatro últimos. Isso graças ao desaire do Santo André nos minutos finais contra o Atlético MG, que fez 2-1 com gols de Éder Luís (88’) e Diego Tardelli (90’). Foi a primeira vitória do Galo depois de seis partidas pelo Brasileirão e uma pela Copa Sul-Americana.


Rebaixamento se aproxima do Fluminense de Cuca

Em confronto de times que iniciaram e terminaram a jornada entre os quatro piores, o Sport ganhou do Botafogo por 2 a 1, com gols antes dos dez minutos, de Fabiano e Wilson. Mesmo assim, a situação do Leão é complicada, cinco pontos abaixo do Náutico (16º). O Botafogo, com 23 pontos, é o segundo time que menos venceu até agora, a frente apenas do Fluminense (4 a 3).


No sábado, o Grêmio realizou uma péssima partida contra o Vitória, em jogo que teve a estreia de Fábio Rochemback com a número 4 do tricolor gaúcho. O 1-1 foi garantido graças a um gol no final por Jonas, o que garantiu uma invencibilidade como local de um ano para o Grêmio, oitavo colocado. Na Arena da Baixada, jogo ruim e empate sem gols para Atlético PR e Flamengo. Neste jogo, o técnico dos mandantes, Antônio Lopes, se desentendeu com o auxiliar Altemir Hausmann e o acusou de tê-lo peitado.

Série B
Vasco, de Carlos Alberto, lidera a Série B

Dando uma passada rápida sobre a Segunda Divisão nacional, que teve neste final de semana sua 22ª rodada, o Vasco empatou por 2 a 2 contra o Atlético GO (um gol e expulsão para Carlos Alberto, ex-Porto), em Goiânia, e manteve a liderança da competição. O time comandado por Dorival Júnior tem 43 pontos, dois a mais do que o próprio Atlético. O Guarani aparece em terceiro, ao lado do Ceará (40). Os quatro primeiros sobem para a Série A.

Resultados da 23ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009

Corinthians - Santos, 2-1 (Bill 79’, Chicão 88’; Eli Sabiá 50’)
Sport - Botafogo, 2-1 (Fabiano 5’, Wilson 7’; Juninho 55’)
Grêmio - Vitória, 1-1 (Jonas 87’; Neto Berola 41’)
Palmeiras - Barueri, 2-1 (Diego Souza 49’, Vagner Love 63’; Leandro Castán 86’)
Atlético PR - Flamengo, 0-0
Goiás - Coritiba, 2-2 (Felipe 23’, Lima 45’; Ariel 19’, 84’)
Cruzeiro - São Paulo, 1-2 (Diego Renan 44’; Marlos 65’, Borges 81’)
Fluminense - Náutico, 1-1 (Conca 27’; Carlinhos Bala 46’)
Santo André - Atlético MG, 1-2 (Wanderley 75’; Éder Luís 88’, Diego Tardelli 90’)
Avaí - Internacional, 0-2 (Fabiano Eller 34’, Magrão 80’)

Classificação
do Brasileirão 2009

Classificação

Vídeos

Palmeiras 2-1 Barueri


Avaí 0-2 Internacional


Cruzeiro 1-2 São Paulo


Goiás 2-2 Coritiba


Fluminense 1-1 Náutico


Sport 2-1 Botafogo


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

1 comentário:

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas