segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Liga Inglesa: 1ª jornada - Arsenal demolidor na rentrée

Drogba fazia golo de chapéu e garantia vitória ao Chelsea nos descontos

Está de volta a Liga Inglesa, considerada por muitos a melhor do planeta. Pode dizer-se que foram os anéis, mas ficaram os dedos - falo da grande estrela dos últimos anos Cristiano Ronaldo - que deixou o Manchester United para reforçar o Real e a Liga concorrente, a espanhola. A Verdade é que logo na primeira jornada, o futebol foi de primeira linha com jogos excitantes e golos, muitos golos.

Na teoria, esta época 2009/2010 parte com cinco candidatos declarados ao título inglês. O Manchester United, que defende o tri-campeonato e que continua com a base da equipa que fez sucesso. O Chelsea, deverá ser conforme as minhas expectativas a segunda mais forte equipa da Premiership. Mantém o núcleo duro de há anos e os jogadores, e especialmente o novo treinador Carlo Ancelotti conferem aos Blues toda a experiência necessária para repetirem os exitos de José Mourinho.

Segue-se o Liverpool, que como equipa não lhes faltam atributos para serem finalmente campeões. Na temporada passada, deram espectáculo e lutaram até final com o ManUnited. Falta resolver de vez o problema da regularidade de resultados.

O Arsenal volta a partir como outsider, mas sempre na expectativa de recuperar o trono. Perdeu Adebayor e Touré, mas seguramente Wenger terá nova matéria prima para dar a conhecer ao mundo.

Por fim, o Manchester City, ou melhor, o clube da libras. Os azuis celestes conseguem ter poder no mercado como ninguém, investem em tudo que mexa, mas fica a dúvida se será suficiente para chegar ao topo do futebol britânico, numa esquadra que conta com 6 avançados de nível mundial.

Aprsentados os meus prognósticos, a jornada 1 foi uma maravilha. O Chelsea recebeu o Hull City e viu-se grego para virar a desvantagem de 0-1, alcançada por Stephen Hunt aos 28 minutos da primeira-parte. Se estão recordados esta formação do Hull na sua época de estreia na Liga Inglesa, fez furor, sendo mesmo durante a 1ª volta que somou os pontos necessários para garantir a manuntenção.

O Chelsea não queria decepcionar logo no arranque e encontrou em Drogba a força para derrubar os "laranjas". Primeiro num livre directo e o segundo apenas na fase de descontos com um espantoso chapéu, que deu a justiça ao que foi os 90 minutos.

Vermaelen fazia de cabeça um dos 6 golos do Arsenal no campo do Everton

Que rentrée do Arsenal ao esmagar o Everton em pleno Goodison Park, por 1-6. Numa das deslocações mais difícies para os candidatos, os "gunners" bem artilhado de estrelas como Fábregas e o russo Arshavin fizeram gato sapato da defesa dos azuis de Liverpool. Se perderam referências, não se notou nada. Um hino ao futebol de ataque.

Rooney marcava na vitória de 1-0 do ManUnited

O campeão United recebeu o recém promovido Birmingham e venceu por 1-0, graças a Rooney. Frente a um adversário que deu sempre muito boa conta de si em Old Trafford, o Manchester United logrou chegar à vitória aos 34 minutos. Nani cruzou da esquerda e proporcionou o cabeceamento ao poste de Rooney, com o internacional inglês a não perdoar na recarga. Nani foi bem mais infeliz instantes antes do intervalo, com uma queda a fazer, ao que tudo indica, que se ressentisse de uma lesão no ombro, pelo que foi substituído ao intervalo. A etapa complementar revelou um Birmingham mais afoito, valendo ao United duas boas intervenções do seu guarda-redes, Ben Foster.

Bassong ditava derrota do Liverpool

Grande jogo em White Hart Lane e festa final para o Tottenham frente ao Liverpool, na vitória por 2-1. o Tottenham mostrou o que não mostrava há tempos: atitude. Partiu para cima dos Reds, comandado pelo croata Modric, e obrigou Reina a trabalhar antes de abrir o marcador com Assou-Ekoto. Até aí, nada de anormal. Até porque pouco depois Gomes fez um penálti desnecessário e Gerrard empatou. Os Spurs, porém, partiram para o ataque de novo, e com um golo do estreante Bassong, acabaram por garantir os 3 pontos. A equipa de Londres começa a temporada mostrando que pode medir forças com os maiores. E preocupação em Liverpool, já que os Reds estiveram longe de mostrar a dominância que se esperaria de uma equipa que quer ser campeã.

Outra estreia bem sucedida foi a do Manchester City, que venceu o Blackburn, por 0-2, sem suar muito. O novato Adebayor marcou o primeiro golo, e Ireland, nos descontos, fez o segundo, um golaço. O City jogou bem, e chamou a atenção o facto de, mesmo fora de casa, ter actuado em 4-3-3 muito-ofensivo, com Ireland, Barry e Wright-Phillips no meio, Robinho, Bellamy e Adebayor na frente. Uma equipa sem médios defensivos, com três atacantes e dois médios ofensivos.

O grande campeão da pré-temporada, o Aston Villa, borrou a pintura em casa, ao perder 0-2 com o modesto Wigan. A equipa de Martin O’Neill que conquistou a Peace Cup em Espanha, terá assim que vingar este péssimo início.

Entretanto, Darren Bent apontou o único tento da partida que assinalou a sua estreia pelo Sunderland, com o Bolton a não conseguir evitar a derrota, ao passo que o Burnley saiu derrotado do seu primeiro jogo na Premiership em 33 anos, tendo o Stoke City vestido a pele de carrasco perante o seu público. O também estreante Wolverhampton Wanderers também perdeu pelo mesmo resultado (0-2), desta feita em casa e ante o West Ham . O europeu Fulham venceu por 0-1 no reduto do Portsmouth, que este ano deve andar bem lá no fundo da tabela. Os senhores da "mala do dinheiro" bateram com a porta.

Resultados da 1ª jornada da Liga Inglesa - Premier League 2009/2010

Tottenham - Liverpool, 2-1 (Ekotto 44' e Bassong 59'; Gerrard 56' g.p.)
Manchester United - Birmingham, 1-0 (Rooney 34')
Everton - Arsenal, 1-6 (Saha 92';Denilson 27', Vermaelen 37', Gallas 42', Fabregas 48' e 70' e Eduardo 89')
Chelsea - Hull City, 2-1 (Drogba 37' e 92'; Hunt 28')
Aston Villa - Wigan, 0-2 (Rodallega 31' e Koumas 57')
Blackburn Rovers - Manchester City, 0-2 (Adebayor 3' e Ireland 90')
Bolton - Sunderland, 0-1 (Bent 5')
Portsmouth - Fulham, 0-1 (Zamora 13')
Stoke City - Burnley, 2-0 (Shawcross 19' e Jordan 33' p.b.)
Wolverhampton - West Ham, 0-2 (Noble 22' e Upson 70')

Classificação da Liga Inglesa - Premier League 2009/2010

Tabela Classificativa em Inglaterra

Vídeo

Tottenham 2-1 Liverpool
Ekotto 44'
Gerrard 56'
Bassong 59'



Everton 1-6 Arsenal
Denilson 27'
Vermaelen 37'
Gallas 42'
Fabregas 48' e 70'
Eduardo 89'
Saha 92'



Chelsea 2-1 Hull City
Hunt 28'
Drogba 37' e 92'



Manchester United 1-0 Birmingham
Rooney 34'


Blackburn Rovers 0-2 Manchester City
Adebayor 3'
Ireland 90'



Aston Villa 0-2 Wigan
Rodallega 31'
Koumas 57'



Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas