terça-feira, 18 de agosto de 2009

Brasileirão: 19ª jornada - Palmeiras tropeça no Botafogo; São Paulo mantém ascensão com vitória em Recife.

O Palmeiras de Muricy Ramalho tropeçou jogando em casa no último sábado, ao empatar por 1 a 1 contra o Botafogo, e ficou com apenas dois pontos de vantagem para o vice-líder Goiás, que bateu o Vitória. Em Recife, o São Paulo deu novas mostras de que pode chegar ao quarto título nacional consecutivo vencendo o Sport por 1-2 com um gol no terceiro minuto de acréscimo da partida. O Grêmio goleou o Flamengo num jogo onde o melhor em campo foi o próprio goleiro gremista, enquanto o Fluminense voltou a perder, desta vez em casa.

Foi o terceiro empate consecutivo do Palmeiras. Diante de 24.231 pagantes, o Botafogo apresentou-se no defensivo esquema 3-6-1 e conseguiu conter uma pressão inicial do Verdão. Aos 16’, Cleiton Xavier mandou bola na trave e quase fez o primeiro. Num dos seus primeiros ataques, o time carioca, que estreava o técnico Estevam Soares - saiu do Barueri - abriu o placar: Lúcio Flávio levantou na área e André Lima ficou com a sobra, 1 a 0. Também na bola parada, o líder empatou aos 32 minutos. Em cruzamento na área, o goleiro Flávio saiu mal e Danilo se aproveitou para deixar tudo igual.

Marcação botafoguense foi forte
Na etapa final, o Botafogo esteve próximo do segundo gol em poucos minutos, mas André Lima concluiu em cima de Marcos, que depois ainda defendeu uma conclusão contra as próprias redes de Danilo. A partir daí, quem se destacou foi o goleiro visitante. Ele impediu os gols de Diego Souza, Armero e Ortigoza, e o jogo acabou mesmo em 1 a 1.

Domingo, o São Paulo mostrou mais uma vez que tem condições de ser campeão novamente, agora sob o comando de Ricardo Gomes. Contra um desesperado Sport na Ilha do Retiro (35.259 pagantes), o time paulista começou pressionando, aos 16’ e 20’ viu Hernanes parar no goleiro Magrão. Aos 25 minutos não teve jeito. Hernanes cruzou para Borges, a defesa rival parou e Washington se aproveitou: 1 a 0.
São Paulo, de Borges e Washington, venceu no final

O Sport, que tem campanha inferior a do Ipatinga (último colocado do último campeonato) após 19 jogos, começou a jogar apenas nos 45 minutos finais, e teve sua missão, em tese, facilitada com a expulsão de Miranda aos 70’. Mas pouco depois Wilson também foi expulso. As expulsões não pararam por aí: Renato Silva deixou o Tricolor com nove em campo. Então, aos 84’, o empate enfim veio: Fabiano ficou livre após escanteio e mandou para as redes. Parecia tudo resolvido até que, aos 93 minutos, Moacir perdeu a bola para Júnior César, que passou pelos marcadores e cruzou na cabeça de Hugo: 2 a 1 e sexta vitória seguida para os são-paulinos.

No Olímpico (21.752 pagantes), o Grêmio goleou o Flamengo por 4 a 1, assegurando a melhor campanha de local do campeonato no primeiro turno. Mesmo assim, o personagem do confronto foi o goleiro gremista Victor, que apareceu em pelo menos seis oportunidades para negar o gol em especial ao centroavante Adriano.
Victor parou Adriano

Assim, quem abriu o placar foi o time mandante: Jadílson cruzou e o colombiano Perea marcou, depois de um ano de jejum - ele vive com constantes lesões. A vantagem não durou muito e Éverton empatou aos 26 minutos, entrando livre pela esquerda do ataque rubro-negro. E o empate só foi o resultado do primeiro tempo pela atuação magistral de Victor, salvando em lances contra Émerson e Adriano.

Na etapa final, o Grêmio cresceu, e chegou ao segundo gol aos 58 minutos. Réver fez jogada individual e chutou rasteiro, mas Bruno aceitou, 2 a 1. Quando Victor voltava a aparecer para defender conclusões do “Imperador”, o Grêmio não só chegou à vitória, mas também à goleada. Perea foi derrubado na área, pênalti que Jonas converteu. Pouco depois, pênalti cometido sobre Joílson, e Jonas novamente marcou. Ao final do duelo, o arqueiro Victor afirmou ter sido esta sua melhor atuação pelo Grêmio.

Se no Olímpico quem brilhou foi o goleiro, no Maracanã (17.042 pagantes) o destaque foi o camisa 9 Marcelinho Paraíba. O veterano de 33 anos fez dois gols, sendo um deles um golaço, e ajudou o Coritiba - que estreou o técnico Ney Franco - a sair da zona de rebaixamento, onde permanece o Fluminense, derrotado por 3 a 1 neste confronto direto.
Marcelinho calou torcedores do Fluminense

O grande lance da partida ocorreu aos 59 minutos. Marcelinho arrancou e ficou no mano a mano com o zagueiro Luiz Alberto. O camisa 4 foi entortado com dois belos dribles, e o atacante do Coxa ainda passou pelo arqueiro Fernando Henrique antes de anotar o gol. Lembramos que, na última partida do Coritiba, Marcelinho marcara um gol parecido, passando por três adversários antes de concluir com categoria.

Quem também estreou técnico foi o Vitória, mas com derrota. Vagner Mancini comandou o time que saiu perdendo por 2 a 0 em meia hora de jogo para o Goiás no Serra Dourada (7.202 pagantes), mas buscou a igualdade com Roger e Neto Berola. Contudo, aos 90’, instantes depois de ficar com um a menos em campo (Leandro Domingues foi expulso), o Vitória levou o terceiro gol. Depois de cruzamento, Júlio César cabeceou e garantiu mais um triunfo do time de Hélio dos Anjos, o sétimo nos últimos nove jogos.

Em Santo André, a equipe da casa foi derrotada por 0-2 pelo terceiro colocado Internacional, que ainda tem duas partidas por disputar no primeiro turno. O gramado, em péssimas condições, diminuiu a qualidade do confronto, decidido apenas no segundo tempo, com gols de Taison e Alecsandro. O Inter vem de quatro vitórias em série, contando o confronto contra o Oita Trinita, pela Copa Suruga.

Também invicto vem o Avaí. E este, a incríveis nove jogos. No sábado, venceu o Náutico por 2 a 1 com um belo gol de Marquinhos perto do fim da partida, mantendo-se no sexto lugar - ótimo trabalho do técnico Silas, que resistiu no cargo mesmo com um péssimo início de Brasileirão de seus comandados.

Depois de cinco rodadas sem vencer, o Corinthians voltou a conquistar três pontos ganhando do desfalcado Atlético MG no Pacaembu (19.773 pagantes). O começo do jogo foi dominado pelo Galo, mas aos poucos o Timão tomou as rédeas do duelo e garantiu a vitória com gols de Dentinho, que teve sua conclusão desviada na zaga, e Boquita, num belo chute de longe.

Na Arena da Baixada, o Atlético PR manteve a bela forma sob o comando de Antônio Lopes. A quarta vitória consecutiva sob o comando de Lopes foi com direito a goleada: 3 a 0 sobre o Barueri. O único empate sem gols da jornada ocorreu no Mineirão, onde os goleiros Fábio e Felipe se destacaram e deixaram o zero no placar para Cruzeiro e Santos.


Resultados da 19ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009
Palmeiras - Botafogo, 1-1 (Danilo 32’; André Lima 24’)
Avaí - Náutico, 2-1 (Eltinho 24’, Marquinhos 88’; Émerson [contra] 53’)
Santo André - Internacional, 0-2 (Taison 69’, Alecsandro 87’)
Goiás - Vitória, 3-2 (Felipe Menezes 27’, Fernando 31’, J. César 90’; Roger 35’, Neto Berola 59’)
Corinthians - Atlético MG, 2-0 (Dentinho 25’, Boquita 50’)
Fluminense - Coritiba, 1-3 (Kieza 77’; Marcelinho Paraíba 11’, 59’, M. Aurélio 90’)
Grêmio - Flamengo, 4-1 (Perea 15’, Réver 58’, Jonas 82’, 88’; Éverton 26’)
Sport - São Paulo, 1-2 (Fabiano 84’; Washington 25’, Hugo 90’)
Cruzeiro - Santos, 0-0
Atlético PR - Barueri, 3-0 (Paulo Baier 20’, 35’, Marcinho 59’)

Classificação

classificação

Vídeos

Palmeiras 1-1 Botafogo




Sport 1-2 São Paulo


Grêmio 4-1 Flamengo


Fluminense 1-3 Coritiba


Corinthians 2-0 Atlético MG


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra, ClicRBS, Uol]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas