sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Liga Moçambicana 2009: 18ª jornada - Líder Liga Muçulmana de Maputo derrotado

Antes de mais chamo-me Michael Cesar. Estou desde já a colaborar para o blogue Desportugal, porque gosto de desporto e pretendo levar o bom nome do futebol do meu país Moçambique bem alto. Alias existe muitos jogadores com talento mas que nao sao conhecidos e eu pretendo mostrar neste blogue, as suas qualidades.

O líder da Liga Moçambicana de Futebol, vulgo Moçambola, edição 2009, a Liga Muçulmana de Maputo, foi derrotado em casa pelo Desportivo Maputo, por 0-1, reduzindo para um ponto de diferença com os alvi-negros e Ferroviário de Maputo, que venceu a HCB de Songo, por 0-2, em jogos a contar para a 18ª jornada. O Textáfrica de Chimoio empatou em casa com o Maxaquene da capital moçambicana, a zero bolas, resultado insuficiente para sair da zona de despromoção. Outro colaço do futebol Moçambicano, o Ferroviário da Beira, perdeu diante do Ferroviário de Nacala, 0-1, em casa deste. O campeão do Moçambola em 2007, o Costa do Sol, igualmente foi derrotado em Lichinga, pelo FC local, por 0-1. o Chingale de Tete, deslocou-se a cidade de Maputo, onde foi vencer o Atlético Muçulmano da Matola, pela margem mínima de 1-0. Por último, o Matchedje de Maputo perdeu os 3 pontos ao consentir uma derrota por 1-0 frente ao Ferroviário de Nampula.


FC de Lichinga,1–0, Costa do Sol

O bom desempenho dos guarda-redes das duas equipas, Valério, pelo FC de Lichinga e Antoninho pelo Costa do Sol, esteve na origem de só ter havido um golo no desafio. O único tento da partida, foi anotado por Nando, aos 50´, na cobrança de uma grande penalidade, após o avançado Cássimo ter sido carregado na grande área adversária. Aos 17´ Reginaldo poderia ampliar o marcador mas atirou para cima da baliza defendida por Antoninho. Nos minutos 31 e 38, foi a vez dos canarinhos a criar perigo por intermédio de Ruben, com remates que dificultaram na defesa de Valério. Na segunda etapa, viu-se um FC de Lichinga a defender e o Costa do Sol a procurar empatar, o que esteve perto quando decorria minuto 83, o médio Alvarito, dentro da grande área dos donos da casa chuta forte para a barra transversal.

HCB de Songo, 0–2, Ferroviário de Maputo

O Ferroviário de Maputo, interrompeu no domingo, a boa caminhada do Hidroeléctrica Cahora Bassa do Songo, ao derrotar em casa deste por 2-0, muito por culpa de Jerry que bisou na partida. A HCB poderia ter aberto o placar mas o avançado Gito falhou 3 ocasiões, aos 11´, 40´ e 45´. Os locomotivas de Maputo criou 3 jogadas de perigo nos quais 2 resultaram em golo, aos 37´e 40´ do primeiro tempo, por Jerry e aos 25´ Dário assustou o guarda-redes Chico. No segundo tempo, não teve grande coisa se não a ansiedade da Hidroeléctrica Cahora Bassa, em conquistar um ponto pelo menos.

Matchedje de Maputo, 0–1, Ferroviário de Nampula

Um golo da autoria de Zuma aos 20´do jogo, permitiu os locomotivas da chamada terceira capital de Moçambique, derrotar os militares por 1-0, alcançando a segunda vitória consecutiva. O Ferroviário de Nampula, mostrou logo aos 2´do inicio do encontro que queria ganhar, tendo o malawiano Gomy atirado para a alguns centímetros acima da baliza defendida por Victor. Aos 20´o médio do Matchedje da capital do país, Zico, trava um adversário a cerca de 20 metros de distância, mesma zona onde Gomy, testou os reflexos de Victor. Os extremo esquerdo Zuma, bateu o livre a meia altura e colocado. Estava feito o 1-0 final. Na primeira metade os militares só tiveram uma grande oportunidade de golo mas João não conseguiu converter devido a boa defesa de Zacarias. Na segunda parte, os locomotivas criam perigo por intermédio de Nando mas Cufa cortou na linha de golo. Aos 78´ Zico bate um livre para uma boa defesa de Zacarias. Assim terminou o jogo.

Atlético Muçulmano, 0-1, Chingale

VELHO é o trapo, este é um provérbio que pode e muito bem se aplicar àquilo que foi a produção de Mavó, avançado do Chingale, que, apesar da sua idade, mostrou estar ainda em excelente forma física, ao realizar uma bela exibição e que acabou sendo coroada com o golo da vitória da sua equipa. Mavó, seguramente um dos jogadores ainda no activo com mais quilómetros no futebol, foi sempre o mais inconformado da equipa tetense. Sempre com os olhos apontados para a baliza à guarda de Samito, sacrificou-se bastante ao abandonar vezes sem conta a sua posição de avançado, de forma a participar mais activamente no delineamento das jogadas ofensivas. A força do super Mavó ficou vincada a meio da segunda parte, numa altura em que os “muçulmanos” carregavam no acelerador e procuravam a todo o custo inaugurar o marcador. Primeiro, numa arranca fenomenal, tirou o central Mouca do caminho e com o “keeper” pela frente, rematou por cima. Era o primeiro sinal, naquela que foi a primeira situação de golo, visto que o tempo inicial tinha sido paupérrimo em todos os aspectos. O certo é que a bela jogada do avançado veio espevitar o resto da equipa e, minutos depois, Zé teve tudo para abrir o marcador, mas Gito meteu a mão à bola. Os tetenses pediram penalte, mas o árbitro João Armando fez vista grossa. A festa dos forasteiros aconteceria aos 84 minutos, quando Mavó concluiu superiormente uma grande jogada por si iniciada. Era um grande balde de água fria para o Atlético Muçulmano, que, tendo tido maior tempo de posse de bola, foram muito raras as vezes em que conseguiu materializar em situações de golo. Apenas por duas vezes os “muçulmanos” criaram lances de apuro junto à baliza de Samito, primeiro por Eboh, ainda na primeira parte, e a meio da segunda por Madeira, que tinha entrado a substituir o desinspirado Julinho.


Liga Muçulmana, 0-Desportivo, 1 - Mexer comandou a arca de Noé Aníbal fez as delícias da “águia”

CONTA a sabedoria bíblica que a arca de Noé foi o meio de salvação de muitas pessoas e animais do dilúvio. No rescaldo da abundante e arreliadora chuva de domingo, que fez com que o desafio entre Liga Muçulmana e Desportivo fosse disputado ontem, o central Mexer acabou seguindo a cartilha do profeta Noé, construindo e comandando com mestria e inteligência a arca “alvi-negra”, que proporcionou ao time um importante triunfo por uma bola sem resposta. Mas Mexer teve no seu rebanho um discípulo obediente e também inteligente: o avançado Aníbal, que com o seu golo, pleno de oportunidade, fez as delícias da “águia”, cujos adeptos saíram da Machava entoando cânticos de evocação e de incentivo à formação treinada por Artur Semedo.


MOÇAMBOLA - 2009: Quadro de resultados e classificação actual

J V E D B P

1º LIGA MUÇULMANA 18 12 1 5 27-9 37
2º Fer. Maputo 18 11 3 4 29-12 36
3º Desportivo 18 10 6 2 17-9 36
4º Costa do Sol 18 9 5 4 23-9 32
5º Maxaquene 18 7 6 5 15-12 27
6º Ferroviário da Beira 18 6 8 4 12-8 26
7º HCB de Songo 18 6 7 5 11-12 25
8º Matchedje 18 6 5 7 11-14 23
9º Atlético Muçulmano 18 5 7 6 8-10 22
10º FC Lichinga 18 6 4 8 14-26 22
11º Chingale 18 4 6 8 15-20 18
12º Ferroviário de Nampula 18 3 7 8 9-15 16
13º Textáfrica 18 4 3 11 16-16 15
14º Ferroviário de Nacala 18 2 2 14 7-34 08

Próxima Jornada (19ª)

Desportivo - Textáfrica
Maxaquene - Matchedje
Fer. Nampula - HCB de Songo
Fer. Maputo - Atlético Muçulmano
Chingale - FC Lichinga
Costa do Sol - Fer. Nacala
Fer. Beira - Liga Muçulmana

Add to Technorati Favorites

Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)

Página Inicial

3 comentários:

  1. Desde já, Michael Cesar muito bem-vindo a esta casa (Desportugal).

    É fantástico observar o que a internet pode fazer pelas diversas comunidades de lingua portuguesa, e é um prazer contar contigo e saber um pouco mais do que se passa ai em Moçambique, nomeadamente no desporto.

    Abraço e aproveita.

    ResponderEliminar
  2. Ola,

    gosto do seu site. O meu projecto em Mocambique tem uma escola de futebol e jogamos na 2 Liga Cidade de Maputo. Veja: www.centrodeencontro.nl

    ResponderEliminar
  3. Falo do Brasil e gostaria de deixar meu comentário a respeito da estréia neste domingo 16/08/09 no campeonato nacional de Moçambique do Meia Atacante Conrado que jogará o restante do Campeonato pelo Textáfrica de Chimoio, voces irão perceber o grande jogador que o mesmo é. Podem ter a certeza que será a grande atração do Textáfrica, o mesmo atuou aqui no Brasil pelos clubes C.R.Flamengo, Santos F.C., Guarani, Mogi Mirim entre outros, um excelente jogador que irá participar do restante do Campeonato Nacional de Moçambique, esta revelação foi levada pelo agente Fifa Sr. Nadime, o qual teve olhos de lince e com certeza será ovacionado pela torcida local, prestem atenção nesta grande revelação dos gramados, quardem este nome CONRADO. parabés pelo site.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas