segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Brasileirão: 22ª jornada - Rodada vermelha do Internacional; novo empate no clássico do Morumbi e um Fluminense cada vez mais rebaixado.

O Internacional foi talvez o maior vencedor da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, após golear o Goiás por 4 a 0 e assumir o terceiro lugar na tabela de classificação. No Morumbi, São Paulo e Palmeiras repetiram o placar do primeiro turno (0-0), o que manteve o Verdão como líder. Em Santos, o Fluminense perdeu para a equipe da casa e está agora a oito pontos de sair da zona de rebaixamento.

Jogando para 30.198 pagantes no Beira-Rio, o Inter partiu logo para cima dos goianos e não demorou para abrir o placar. Giuliano passou para o jovem Marquinhos, que se livrou do marcador e concluiu com categoria, 1 a 0. Oito minutos depois, o ex-colorado Fernandão acertou Magrão e acabou expulso, facilitando ainda mais as coisas para o time da casa. E, aos 15 minutos, Guiñazu apareceu sem marcação na frente de Harley: 2 a 0.


Marquinhos anotou seu primeiro gol como profissional

Logo no início da etapa final, o terceiro gol veio aos 51 minutos. Marquinhos chutou, a bola sobrou com Edu, que cruzou para Giuliano cabecear e anotar o 3-0. Estava muito fácil, e o quarto gol chegou num belo lance de Kléber, que mandou por cima do goleiro Harley. Por pouco não foi mais, porque Bolaños finalizou para fora boa oportunidade aos 85’.

Enquanto isso, no Morumbi (41.083 pagantes), São Paulo e Palmeiras até proporcionaram boas jogadas, mas faltou o gol e o 0-0 do primeiro turno ocorreu novamente. Com Vagner Love assistindo a partida nos camarotes do estádio, o Palmeiras atacou com perigo aos quatro minutos: Rogério Ceni errou, e a bola sobrou com Armero, que bateu na rede por fora. O São Paulo cresceu e acabou parando em Marcos por pelo menos duas oportunidades. Primeiro com Jorge Wagner, em boa tabela com Dagoberto, e depois com Washington, que bateu e viu Marcos mandar para canto.


Marcos teve boa atuação e impediu gol no Morumbi

O segundo tempo começou como o primeiro, com chance para os visitantes. Obina aproveitou cruzamento e mandou para fora. Depois, o São Paulo teve as melhores ocasiões de gol. Arouca chutou de longe e Marcos espalmou aos 66’. Já perto do fim, Jean recebeu dentro da área e mandou por cima, na última jogada de perigo da partida.

Pulamos para a Vila Belmiro, 9.705 pagantes viram o volante Emerson, ex-Milan, estrear com a camisa (e a faixa de capitão) do Santos. E os comandados de Vanderlei Luxemburgo dominaram o cotejo contra o cada vez mais ameaçado Fluminense. Aos cinco minutos, Domingos cabeceou e Rafael impediu o primeiro gol santista. Rafael apareceu bem aos 41 minutos, negando o gol a Léo, ex-Benfica. Três minutos depois, não teve jeito. George Lucas cobrou falta e o estreante André cabeceou bem: 1 a 0.

Emerson foi o capitão do Santos

Mesmo criando algumas chances na etapa final - já sem Emerson, substituído por cansaço, quem voltou a marcar foi o Santos, aos 74 minutos. Em novo cruzamento de George, quem subiu agora foi Paulo Henrique, 2 a 0. Enquanto o Santos está em décimo lugar, o Flu, com três vitórias em 22 jogos, é o lanterna isoladamente.

Botafogo e Grêmio fizeram uma partida emocionante no estádio Engenhão. O empate por 3 a 3 manteve inalterada a situação de ambos na tabela (um na zona de rebaixamento, outro no meio da classificação, em 9º). Aos 19 minutos, o Fogão abriu o placar em chute cruzado de Reinaldo, que passou por Victor. O empate veio talvez no lance mais estranho e cômico do campeonato até agora. Só vendo o vídeo abaixo para crer no que Jonas fez para deixar tudo igual aos 23 minutos. Lembramos que a facilidade do camisa 9 gremista em perder gols não é de hoje. Na Libertadores desse ano, ele protagonizou um lance bisonho contra o Boyacá Chico, a qual lembramos agora:



Voltando ao jogo deste domingo, o Botafogo voltou a ficar na frente do placar aos 47 minutos, com Victor Simões, mas foi prejudicado pela arbitragem e levou o empate pouco depois: Mário cruzou após a bola ter passado a linha de fundo, e Jonas concluiu para o 2-2. O time local ainda não teve marcado um pênalti a seu a favor, num claro toque de mão de Adílson dentro da área.

Jonas foi autor de um dos gol mais estranhos do ano

O Grêmio fez 2-3 com Souza cobrando falta, mas, aos 88 minutos, Leandro Guerreiro arriscou de longe, a bola desviou em Réver e estava feito o 3 a 3. E o time de Estevam Soares por pouco não obteve o 4 a 3, mas parou numa bela defesa de Victor aos 92 minutos.

O outro 3-3 de domingo aconteceu no Barradão, debaixo de muita chuva. O Cruzeiro vencia o Vitória por 1-3 até os 85 minutos. Com um a menos (Thiago Heleno fora expulso), a Raposa acabou cedendo à pressão baiana. O veterano Ramón, de 37 anos, descontou aos 86’, e Roger marcou o incrível empate num golaço da esquina da área dois minutos depois. O empate manteve as equipes em zona intermediária.

No Maracanã, o Flamengo se reencontrou com a vitória depois de três derrotas consecutivas. A vítima foi o Santo André, derrotado por 3-0, em bela atuação do sérvio Petkovic, 36 anos. Foi dele o cruzamento para Denis Marques abrir o placar, e ainda a conclusão na trave que rendeu o terceiro gol rubro-negro.

Fla passou pela marcação andreense

O Avaí, que vinha 11 jogos invicto, conheceu a derrota no Couto Pereira. O Coritiba fez 2 a 0, resultado que botou o time de Ney Franco no 15º posto. Em Recife, o Náutico bateu o Atlético PR por tranqüilos 3 a 0, mas segue entre os quatro piores. No Mineirão, o Atlético MG aumentou sua série sem vitórias para cinco jornadas. Os comandados de Celso Roth apenas empataram com o Sport (1-1), e estão a três pontos do quarto colocado São Paulo. Os pernambucanos, com 17 pontos, acabam ficando à frente apenas do Fluminense.


Resultados da 22ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009

Barueri - Corinthians, 2-2 (Flavinho 1’, Val Baiano 64’; Marcinho 52’, Elias 58’)
Coritiba - Avaí, 2-0 (Marcelinho Paraíba 20’, Pereira 46’)
Náutico - Atlético PR, 3-0 (Carlinhos Bala 31’, Michel 36’, Derley 45’)
Flamengo - Santo André, 3-0 (Denis Marques 8’, Léo Moura 39’, Zé Roberto 90’)
Atlético MG - Sport, 1-1 (Renan Oliveira 75’; Arce 46’)
São Paulo - Palmeiras, 0-0
Santos - Fluminense, 2-0 (André 43’, Paulo Henrique 74’)
Vitória - Cruzeiro, 3-3 (Roger 66’, 88’, Ramón 86’; Gilberto 3’, 64’, Thiago Ribeiro 77’)
Botafogo - Grêmio, 3-3 (Reinaldo 19’, V. Simões 46’, L. Guerreiro 88’; Jonas 23, 56’, Souza 72’)
Internacional - Goiás, 4-0 (Marquinhos 5’, Guiñazu 15’, Giuliano 51’, Kléber 79’)

Classificação do Brasileirão 2009


classificação


Vídeos

São Paulo 0-0 Palmeiras


Internacional 4-0 Goiás


Santos 2-0 Fluminense


Botafogo 3-3 Grêmio


Flamengo 3-0 Santo André


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

1 comentário:

  1. Naka-Internacional01 setembro, 2009 23:08

    4 a 0! Finalmente um grande jogo do Inter!!!

    E como jogou o garoto Marquinhos!!! Que golo o que marcou logo no começo do jogo! Depois, ainda fez uma assistência, entre as pernas do defesa, para o golo do Guiñazu. Mais uma revelação saída da formação do Inter, a melhor do Brasil. Grande golo também o 4º, do Kleber!

    Agora, é não entrar em euforia, trabalhar sério e ganhar na 4a ao Atlético Mineiro para ficar só a um ponto do Palmeiras

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas