sexta-feira, 24 de julho de 2009

Brasileirão: 13ª jornada - Atlético MG mantém ponta em rodada com erros das arbitragens.

O Atlético MG venceu o Fluminense por 2 a 1 e garantiu mais uma rodada na liderança do Campeonato Brasileiro, agora com três pontos de vantagem sobre o vice-líder Palmeiras. Foi a estreia do técnico Renato Gaúcho no Fluminense, em sua sexta passagem pelo clube carioca - 19º colocado. O Vitória perdeu para o Corinthians (2-1) e encerrou a rodada em sexto.

O estádio Mineirão recebeu 55.713 torcedores, que viram os goleiros Aranha e Fernando Henrique impedirem os gols na primeira etapa. Com ambos os arqueiros em noite inspirada, o primeiro gol só veio aos 61 minutos, com muita sorte para o Galo. Thiago Feltri chutou, a bola desviou e ficou fácil para Serginho empurrar para as redes.
'Adepto' invadiu o 'relvado' no Mineirão

O Flu cresceu, mas parou em Aranha em três oportunidades. O Atlético, ao contrário, marcou o segundo. Thiago Feltri cruzou e Diego Tardelli escorou para o gol, 2 a 0. Os cariocas descontaram pouco depois. Tartá, impedido, cruzou para Kieza, que dividiu com Renan, 2 a 1. Mas não foi suficiente para evitar a derrota do tricolor do Rio.

No Pacaembu, o Corinthians passou pelo Vitória com gols no primeiro tempo. O Vitória foi ofensivo, teve até mais chances de gol, mas não aproveitou e viu o Timão abrir logo 2 a 0 no placar antes dos 30 minutos, com Dentinho e Jean. Apodi descontou, mas os baianos não conseguiram o empate na etapa final. O goleiro Felipe garantiu os três pontos.

Nos jogos de quarta, muita polêmica envolvendo as arbitragens. No estádio Serra Dourada, o Palmeiras entrou em campo já conhecendo seu novo técnico: Muricy Ramalho. O tricampeão brasileiro pelo São Paulo, contudo, estreará apenas na próxima semana. Em campo, o Verdão levou a virada do Goiás. Aos 52’, Diego Souza abriu o placar chutando de longe.
Léo Lima marcou pelo Goiás

O árbitro Rogério Roman marcou pênalti duvidoso de Wendel em Júlio César, e que Léo Lima (ex-Marítimo e Porto), estreando com a camisa do Goiás, empatou. O Palmeiras voltou a questionar Roman quando a bola bateu no braço de Felipe Menezes dentro da área goiana. O reclamado pênalti não foi assinalado. O Goiás se animou e conseguiu a virada perto do final: Bruno Meneghel chutou, a bola desviou em Marcão e a vitória goiana foi garantida.

No Maracanã, 27.592 pagantes viram a última partida sob o comando do técnico Cuca. O treinador foi demitido um dia depois de sua equipe, muito desfalcada, empatar com o Barueri. O ex-jogador saiu após 19 vitórias, 13 empates e sete derrotas, entre Campeonato Carioca, Copa do Brasil e o Brasileirão (nos últimos quatro jogos, apenas uma vitória). Neste final de semana, contra o Santos, Andrade comandará interinamente o time, na 1000ª partida do Flamengo na história do Nacional.

Nesta quarta, o Fla até saiu pressionando, tendo acertado a trave de Renê aos 18 minutos, com Kleberson. A resposta veio aos 45’, mas Bruno impediu o gol de Thiago Humberto. Na etapa final, o Barueri chegou ao gol aos 53 minutos. Márcio Careca cruzou e Marlon desviou com a mão: pênalti convertido por Val Baiano. O empate veio aos 69’, quando Emerson se aproveitou de confusão na área para estufar as redes.
Cuca está fora do Fla

O Flamengo se expôs aos contra-ataques, e quase levou o segundo aos 79 minutos. Márcio Careca chutou na saída de Bruno, mas errou o alvo. Aos 88’, o Fla quase chegou à vitória, mas o chute de Willians acertou a trave.

Em Porto Alegre, a arbitragem errou demais no empate entre Internacional e São Paulo (2-2). O atacante Alecsandro, ex-Sporting, marcou dois gols em impedimento, ambos de cabeça, aos 29 e 37 minutos (no primeiro lance, o goleiro Bosco se lesionou e acabou substituído por Denis - o camisa 22 passará por cirurgia). Aos 45’, o árbitro Rodrigo de Sá inventou pênalti de Guiñazu em Richarlyson. Washington bateu e Lauro pegou. No rebote, Sandro afastou em cima da linha, mas o juiz já parara o lance por invasão de área.

Logo aos 48’, Washington e Hernanes tabelaram, e o camisa 10 saiu na cara do arqueiro Lauro, descontando no placar. Pouco depois, o empate. Jean tentou cruzar e encobriu o goleiro, 2 a 2. O Internacional quase conseguiu a vitória aos 88’, mas Taison bateu para fora com muito perigo.

No estádio da Ressacada, o Avaí conquistou a terceira vitória consecutiva ao bater o Grêmio por 1 a 0, se afastando da zona de rebaixamento. O único gol do jogo foi marcado por Ferdinando, de falta, minutos antes do mesmo Ferdinando ser expulso por acúmulo de cartões. O goleiro Eduardo Martini teve boa atuação e assegurou os três pontos para o time treinado por Silas. Para o Grêmio, ficam os números: um empate e cinco derrotas nas seis partidas fora de casa até agora.
Martini (1) garantiu vitória ao Avaí

O Cruzeiro conquistou sua primeira vitória depois de seis jogos, incluindo a final da Taça Libertadores, no estádio Bruno Daniel: 2 a 0 sobre o Santo André. O destaque foi o garoto Diego Renan, que entrou em campo e vinte segundos (e quatro toques na bola) depois, marcou o segundo gol da Raposa.

Nos Aflitos, Náutico e Botafogo ficaram no 2 a 2, ficando ambos na zona de rebaixamento. O árbitro José Henrique de Carvalho também marcou presença, ao marcar um pênalti inexistente para os donos da casa, originando o primeiro gol do Náutico. Na Vila Belmiro, o Santos conseguiu superar o esquema defensivo do Atlético PR apenas aos 72 minutos, com Neymar. Foi a reestréia de Vanderlei Luxemburgo no comando santista. Em Curitiba, Coritiba (13º) e Sport (16º) empataram.


Resultados da 13ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009
Avaí - Grêmio, 1-0 (Ferdinando 49’)
Flamengo - Barueri, 1-1 (Emerson 69’; Val Baiano 53’)
Santo André - Cruzeiro, 0-2 (Kleber 59’, Diego Renan 68’)
Santos - Atlético PR, 1-0 (Neymar 72’)Goiás - Palmeiras, 2-1 (Léo Lima 75’, Bruno Meneghel 88’; Diego Souza 52’)
Náutico - Botafogo, 2-2 (Gilmar 58’, 67’; Juninho 21’, Reinaldo 76’)
Internacional - São Paulo, 2-2 (Alecsandro 29’, 37’; Hernanes 48’, Jean 69’)
Corinthians - Vitória, 2-1 (Dentinho 22’, Jean 30’; Apodi 43’)
Coritiba - Sport, 1-1 (M. Paraíba 33’; Dutra 18’)
Atlético MG - Fluminense, 2-1 (Serginho 61’, D. Tardelli 66’; Kieza 80’)

Classificação

classificação

Vídeos

Atlético MG 2-1 Fluminense


Internacional 2-2 São Paulo


Goiás 2-1 Palmeiras


Flamengo 1-1 Barueri


Avaí 1-0 Grêmio


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra, Globo]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas