O dérbi paulista, disputado no estádio de Presidente Prudente para 29.767 pagantes, foi quase inteiramente dominado pelo Palmeiras. Aos sete minutos, Cleiton Xavier cobrou falta na trave. Três minutos depois, Obina concluiu para o gol, mas o lance estava parado por impedimento. O Corinthians atacou pela primeira vez aos 15’, quando Marcos defendeu uma conclusão de Jorge Henrique. Pouco depois, Ronaldo deixou o campo com uma fratura na mão - pode ficar até cinco semanas parado.
Aos 30’, o primeiro gol do jogo. Pierre cruzou, a marcação parou e Obina cabeceou com estilo, 1 a 0. O segundo quase veio três minutos depois, mas Felipe espalmou chute de Edmílson. O Corinthians marcou com Dentinho aos 45’, mas o impedimento foi bem assinalado.
Logo aos 58’, Chicão derrubou Cleiton Xavier na área. Pênalti que Obina teve de cobrar duas vezes (na primeira, o juiz mandou voltar por invasão de área) para ampliar o placar. Cinco minutos depois, novamente o camisa 28 apareceu: Cleiton Xavier roubou a bola e serviu o atacante baiano, 3 a 0. O corintiano Alessandro ainda foi expulso, e a partida acabou sob gritos de olé.
No Mineirão, 50.991 pagantes viram a segunda derrota do Atlético MG no campeonato, a primeira em casa. O Galo comandado por Celso Roth abusou dos erros nas conclusões e na boa atuação do veterano goleiro Harlei, 37 anos. O Goiás chegou com perigo pela primeira vez somente aos 53 minutos, com seu único atacante, Iarley. Na segunda oportunidade, os goianos mataram a partida: Júlio César cruzou e Iarley mandou para o gol, 1 a 0.
Na Vila Belmiro, o Flamengo, que chegava à 1000ª partida em Série A de campeonatos brasileiros, conquistou sua primeira vitória na história em jogos contra o Santos neste estádio. Comandado pelo interino Andrade, o Fla saiu atrás no placar num gol de Róbson, já aos 69 minutos.
Adriano empatou chutando de longe aos 77', em falha do goleiro Felipe. Perto dos acréscimos, Pará tentou afastar cruzamento e acabou mandando contra as próprias redes, dando o triunfo ao Rubro-Negro. Ao final da partida, Andrade chorou e dedicou a vitória ao ex-goleiro do clube Zé Carlos, que atuou no Fla nos anos 80, e que falecera na sexta-feira vítima de câncer.
O clássico pernambucano entre Sport e Náutico derrubou o técnico do primeiro, Émerson Leão. Após o empate por 3 a 3 na Ilha do Retiro, o treinador foi demitido com uma campanha de três vitórias, dois empates e cinco derrotas. No domingo, o chamado "Clássico dos Clássicos" chegou ao seu centenário, com ambos os times se encontrando na zona de rebaixamento - o Náutico já não vence há 11 partidas. O primeiro tempo terminou empatado por 1 a 1, gols de Fabiano e Carlinhos Bala.
No primeiro minuto da etapa final, pênalti para os visitantes, convertido por Gilmar: 2 a 1. Dutra cobrou falta e Durval cabeceou para igualar novamente, aos 53 minutos. Aos 67', Sandro Goiano cobrou falta, Fabiano desviou de cabeça para Guto, também de cabeça, mandar pro gol, Sport 3 a 2. A vantagem durou pouco. Magrão cortou cruzamento, mas mandou a bola na cabeça de Carlinhos Bala, 3 a 3.
O São Paulo conquistou sua primeira vitória fora de casa no Brasileirão e ainda manteve o tabu de nunca ter perdido para o Barueri na história: 2 a 1 para o atual tricampeão brasileiro, na Arena Barueri. Para os donos da casa, acabou uma invencibilidade que durava dez partidas.
Todos os gols ocorreram no primeiro tempo. Marlos lançou Washington, que abriu o placar para o time de Ricardo Gomes aos 13 minutos. Aos 20', Ralf empatou ao arriscor de fora da área e Denis aceitar. Mas, aos 24', a defesa do Barueri falhou e André Dias aproveitou para deixar os sãopaulinos em vantagem.
O segundo tempo foi dominado pela equipe da casa. Em dez minutos de etapa final, o Barueri criou pelo menos três chances - na melhor, o artilheiro Val Baiano recebeu livre na direita, mas chutou longe da baliza. As coisas pareciam piorar para o São Paulo quando Washington reclamou demais e acabou expulso aos 61'. O time treinado por Estevam Soares se mandou para a frente, mas não conseguiu empatar. Era mesmo a primeira vitória do Tricolor longe do Morumbi em quatro meses.
No sábado, o Grêmio voltou a vencer em casa (aproveitamento superior a 80% no estádio Olímpico). Sob um frio de 4ºC, quem abriu o placar foi o Santo André, com Antônio Flávio. Mas, em jornada inspirada do camisa 8 Souza, o Grêmio virou: Souza cobrou escanteio e Rafael Marques empatou aos 42'; Souza chutou de longe e fez um golaço, virando aos 45'; Souza cobrou falta e Rafael Marques, de novo, marcou aos 78'. Ricardo Goulart ainda descontou. Nesta segunda-feira, o Santo André anunciou a saída do técnico Sérgio Guedes. Seu nome é fortemente especulado no Flamengo.
Ainda no sábado, o Avaí chegou à sua quarta vitória consecutiva (é o terceiro time a conseguir isso neste Brasileirão, depois de Palmeiras e Internacional). Em plena Arena da Baixada, os catarinenses fizeram fáceis 3 a 1, e já estão em décimo lugar. O Botafogo venceu o Internacional por 3 a 2 e aumentou a crise no clube do Beira-Rio - os torcedores querem a saída imediata do técnico Tite, o que, segundo o diretor Fernando Carvalho, não deve acontecer. Já o Vitória venceu o Coritiba por 1 a 0 e se manteve entre os quatro primeiros.
No Maracanã, com a incrível marca de 80 passes errados, Fluminense e Cruzeiro ficaram no 1 a 1. O Flu esteve mais próximo da vitória, mas parou na boa atuação de Fábio e permanece sem vencer, agora há nove rodadas.
Mercado de transferências
A janela que vai até 31 de agosto já traz desfalques e alguns milhões de euros para os times brasileiros. O Corinthians negociou o lateral-esquerdo André Santos e o volante Cristian com o Fenerbahçe, e o meia Douglas viajou para os Emirados Árabes, para atuar no Al-Wasl. O atacante Lulinha foi emprestado ao Estoril.
No Cruzeiro, o avançado Wanderley foi emprestado ao Marítimo. Por outro lado, outro avançado, Leandro Lima, chega do Vitória, de Setúbal. Por cerca de 15 milhões de euros, o atacante Nilmar trocou o Internacional pelo Villarreal.
O atacante colombiano Rentería, do Porto, assinou com o Atlético MG (que também trouxe Pedro Oldoni, do Atlético PR, e que estava emprestado ao Valladolid). O São Paulo contratou dois laterais: o chileno Nelson Saavedra e o argentino Adrian González. O Flamengo repatriou o atacante Denis Marques, que estava no Japão.
Resultados da 14ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009Grêmio - Santo André, 3-2 (Rafael Marques 42’, 78’, Souza 45’; A. Flávio 18’, R. Goulart 90’)
Botafogo - Internacional, 3-2 (Wellington 11’, André Lima 16’, Alessandro 74’; Andrezinho 47’, Leandrão 63’)
Atlético PR - Avaí, 1-3 (Marcinho 65’; Muriqui 9’, Willian 26’, 62’)
Corinthians - Palmeiras, 0-3 (Obina 30’, 60’, 65’)
Sport - Náutico, 3-3 (Fabiano 40’, Durval 53’, Guto 67’; C. Bala 25’, 75’, Gilmar 47’)
Atlético MG - Goiás, 0-1 (Iarley 81’)
Santos - Flamengo, 1-2 (Róbson 69’; Adriano 77’, Pará [contra] 87’)
Vitória - Coritiba, 1-0 (Leandro Domingues 64’)
Fluminense - Cruzeiro, 1-1 (Kieza 47’; Henrique 28’)
Barueri - São Paulo, 1-2 (Ralf 20’; Washington 13’, André Dias 24’)
Classificação
Vídeos
Corinthians 0-3 Palmeiras
Atlético MG 0-1 Goiás
Santos 1-2 Flamengo
Barueri 1-2 São Paulo
Grêmio 3-2 Santo André
Sport 3-3 Náutico
Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]
Página Inicial
E tens que actualizar o Keirrison que foi declarado há minutos jogador do Benfica, por empréstimo do Barcelona por 1 época com outra de opcão.
ResponderEliminarAbraço!