sexta-feira, 17 de julho de 2009

Brasileirão: 11ª jornada - 54 mil vêem Galo manter liderança; Ronaldo marca mais duas vezes pelo Corinthians.

O Atlético MG contou com o apoio da maior parte dos 54.214 pagantes no Mineirão e derrotou o São Paulo (2-0), pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, mantendo assim a liderança da competição, com 24 pontos. Esta partida teve o segundo maior público na atual edição do Brasileiro. O Internacional fez 4 a 2 no Fluminense e ainda é o vice-líder. Por sua vez, o Corinthians contou com dois gols de cabeça de Ronaldo para superar o Sport - agora são 16 gols em 24 jogos no ano para o Fenômeno.

O Galo de Celso Roth começou com tudo contra os atuais tricampeões brasileiros, que estavam no quarto jogo sob o comando de Ricardo Gomes. Com um minuto, Miranda saiu jogando errado, perdeu para Diego Tardelli, que avançou e fuzilou Denis: 1 a 0.

Galo não deu espaços a Dagoberto
Perdido em campo, o São Paulo quase levou o segundo quando o mesmo Tardelli cabeceou rente à trave, na metade do primeiro tempo. Em apenas um lance o time do Morumbi chegou perto de empatar: Júnior César cruzou, e o atleticano Werley quase fez contra, em grande defesa do arqueiro Aranha. Aos 52 minutos, o golpe fatal. Serginho tabelou com Éder Luís e saiu na cara do gol, para apenas desviar de Denis e ampliar o escore. A partida teve poucos mais momentos de emoção, e acabou sob os gritos de “olé” dos torcedores do Galo.

No Pacaembu (22.756 pagantes), Corinthians e Sport protagonizaram um belo jogo. O Timão quase abriu o placar com Ronaldo, mas o Fenômeno chutou para fora aos oito minutos. Mas quem marcou foi o time visitante, quando Élder Granja cruzou na cabeça de Fabiano aos 12’, 1 a 0. Pouco depois, Magrão fez bela defesa em conclusão de Ronaldo, na pequena área.

Aos 26 minutos, não teve jeito. André Santos cruzou e Ronaldo desviou de cabeça, 1 a 1. Aos 35’, quem cruzou foi Diogo, e Ronaldo virou o placar novamente de cabeça. Na etapa final, aos 49’, Cristian arriscou, a bola desviou no meio do caminho e enganou Magrão: 3 a 1. A partida parecia resolvida.
Cena que se repete - Ronaldo comemora

Parecia. O Sport quase descontou aos 55’, mas Felipe defendeu finalização de Dutra. Aos 63 minutos, o Leão finalmente diminuiu, com Vandinho, após cruzamento de Dutra. O camisa 18 empatou o jogo aos 67’, aproveitando-se de jogada que iniciou com falha do goleiro Felipe, dando rebote em conclusão de Hamilton. Mas a expulsão de Guto, aos 78 minutos, prejudicou o Sport, que viu, um minuto depois, Moradei acertar um belo chute de fora da área e garantir a vitória ao Corinthians.

Também não faltou emoção no Beira-Rio, para apenas 6.346 pagantes, contudo. O Internacional marcou logo dois gols em trinta minutos contra o Fluminense, com Sorondo e Andrezinho - este, um golaço por cobertura. Ainda no primeiro tempo, Magrão e Fred se estranharam e deixaram seus times com um a menos.

Andrezinho fez belo gol pelo Internacional
Em um intervalo de dois minutos, entre os 71’ e aos 73’, o Flu empatou. Primeiro com Ruy, encobrindo Lauro. Depois, Conca, cabeceando no canto de Lauro. Mas a noite era colorada. Taison entrou em campo e, minutos depois, deixou o Internacional em nova vantagem, recebendo na intermediária e batendo sem chances para Ricardo Berna. Mais duas expulsões (Glaydson e Diguinho) ocorreram antes do mesmo Taison marcar o quarto gol, já nos acréscimos. O resultado deixou o Colorado ainda em segundo lugar.

Muitos gols também na Vila Belmiro, onde o Santos, comandado interinamente por Serginho Chulapa, buscou um empate por 3 a 3 contra o Barueri, depois de sair dos 45 minutos iniciais levando 1-3.

Os visitantes, em bela campanha, abriram o placar com Val Baiano, aos 12’, aproveitando falha de Fabão. Fernandinho ampliou cinco minutos depois, passando com tranquilidade pelo lateral Wagner Diniz. Madson cobrou falta e descontou aos 27’, mas bastaram dois minutos para o Barueri marcar outro: Val Baiano novamente, em jogada de Fernandinho.
Santistas jogaram pipoca no gramado

As vaias (assobios) foram uma constante a partir de então, com gritos contra os jogadores e o presidente do Santos, Marcelo Teixeira. No segundo tempo, o Peixe se atirou à frente, deixando apenas Fabão de zagueiro de origem na defesa. Aos 73’, quase o segundo gol santista, mas a finalização de Paulo Henrique acertou a trave. Aos 80’, enfim, o gol. Livre com dois toques na área do Barueri, Renê não segurou e Róbson descontou. Nove minutos depois, o improvável empate: Neymar cabeceou livre e fez 3-3. Nada que fizesse os adeptos pararem de reclamar nas bancadas, entretanto.

Num gramado castigado no Maracanã (22.861 pagantes), o Palmeiras manteve o terceiro lugar ao bater o Flamengo por 1-2. O Verdão dominou a primeira parte e fez dois gols, com Diego Souza e Ortigoza, fazendo a equipe da casa ir para o intervalo sob vaias. O Flamengo pouco melhorou no segundo tempo, e o máximo que conseguiu foi descontar, num pênalti sofrido e convertido por Adriano (sexto gol dele no campeonato). O Palmeiras, sem grandes sustos, garantiu a vitória, a terceira sob o comando do técnico interno Jorginho.

No estádio Couto Pereira, o Coritiba venceu o Grêmio de virada. Mas foram os visitantes que saíram na frente, aos nove minutos. Jonas recebeu de Fábio Santos, passou pela marcação e marcou 1 a 0. Superior em campo, o Grêmio não conseguiu ampliar o escore. E pagou o preço por isso aos 45 minutos. Marcelinho Paraíba acertou uma bomba no ângulo de Victor, 1 a 1.
Aos 48’, as coisas ficaram mais fáceis para o Coxa. Thiego deu um chute em Douglas Silva e consumou a sexta expulsão gremista neste Brasileirão. Aos 52’, Marcos Aurélio deu assistência para o argentino Ariel chutar de primeira, virando o placar. E assim acabou, 2 a 1.

Noutros jogos, o Avaí conquistou sua primeira vitória fora de casa, e a segunda na competição. A vítima foi o Goiás, 2 a 0. O Santo André ganhou do Atlético PR por 1 a 0 e pulou para o sétimo posto. Já o Náutico, na estreia do técnico Geninho, empatou com o Vitória (1-1), ficando agora no último lugar. Os baianos estão em quarto.


Resultados da 11ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009
Coritiba - Grêmio, 2-1 (Marcelinho Paraíba 45’, Ariel 52’; Jonas 9’)
Goiás - Avaí, 0-2 (Muriqui 48’, Roberto 90’)
Santos - Barueri, 3-3 (Madson 27’, Robson 80’, Neymar 89’; Val Baiano 12’, 29’, Fernandinho 17’)
Santo André - Atlético PR, 1-0 (Valencia 50’)
Flamengo - Palmeiras, 1-2 (Adriano 71’; Diego Souza 24’, Ortigoza 43’)
Internacional - Fluminense, 4-2 (Sorondo 15’, Andrezinho 30’, Taison 79’, 90’; Ruy 71’, Conca 73’)
Náutico - Vitória, 1-1 (Gilmar 65’; Roger 10’)
Corinthians - Sport, 4-3 (Ronaldo 26’, 35’, Cristian 49’, Moradei 79’; Fabiano 12’, Vandinho 63’, 67’)
Atlético MG - São Paulo, 2-0 (Diego Tardelli 1’, Serginho 52’)
Botafogo vs. Cruzeiro (adiado para 27 de agosto)

Classificação

classificação

Vídeos

Atlético MG 2-0 São Paulo


Internacional 4-2 Fluminense


Flamengo 1-2 Palmeiras


Corinthians 4-3 Sport


Santos 3-3 Barueri


Coritiba 2-1 Grêmio


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

1 comentário:

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas