segunda-feira, 20 de julho de 2009

Brasileirão: 12ª jornada - Grêmio leva o Grenal do Centenário; Palmeiras chega à ponta por pontos.

Com quatro clássicos na 12ª rodada, o Campeonato Brasileiro enfim começou. Pois foi nesta 12ª rodada em que todos os clubes se voltam exclusivamente para a disputa do nacional, com o final de Copa do Brasil e Taça Libertadores - mais à frente, haverá a Copa Sul-Americana. Nesta jornada, o Grêmio teve destaque ao vencer o 377º clássico Grenal contra o Internacional, um dia após a lembrança do primeiro confronto entre os eternos rivais do Rio Grande do Sul (Grêmio 10 a 0, em 18 de julho de 1909). Foi a primeira vitória do Grêmio contra o Colorado após sete jogos, e a primeira no ano.

Já o Palmeiras venceu o Santo André e chegou a 25 pontos, mesma pontuação do líder por saldo de gols Atlético MG. O Galo empatou sem gols contra o Vitória. Em Barueri, a equipe da casa contou com quatro gols de Val Baiano para chegar ao quinto posto na tabela. O Corinthians teve um gol de Ronaldo - e um pênalti perdido pelo próprio -, no triunfo sobre o Cruzeiro.

No Grenal, 40.020 torcedores viram Sorondo quase abrir o placar de cabeça, parando em bela defesa de Victor, aos 14’. O gol sairia aos 24 minutos, quando Souza falhou e deixou Nilmar cara a cara com Victor: o camisa 9 apenas desviou do arqueiro e abriu o placar. O empate surgiu dez minutos depois. Souza cobrou falta com perfeição e deixou tudo igual.
Maxi garantiu retorno às vitórias do Grêmio no clássico

O segundo tempo foi quase que completamente de domínio tricolor. Aos 47’, Réver cabeceou para fora após canto cobrado por Tcheco. O time de Paulo Autuori dominava, mas criava pouco. Até que, aos 68’, Souza cobrou escanteio, Réver chutou e Guiñazu afastou sobre a linha; a bola sobrou para Maxi Lopez, que mandou para o gol: 2 a 1. Foi o quinto gol do camisa 16 no Brasileirão. A vantagem poderia ser maior, mas Herrera acertou a trave aos 77’, em boa jogada de Maxi. Mas era o suficiente para acabar com um jejum de dois anos sem vitórias gremistas no clássico. No lado do Internacional, a direção assegura a permanência do técnico Tite.

O Palmeiras recebeu o Santo André no Palestra Itália (19.041 pagantes), venceu por 1 a 0 e vai consolidando o interino Jorginho como técnico “oficial”. O primeiro lance de perigo foi de Obina aos 19 minutos, quando ele escorregou ao tentar pegar rebote do arqueiro Neneca. Aos 24’, o gol. Após falta, a bola sobrou para Diego Souza completar sem chances para o goleiro.
Diego Souza fez mais um

O primeiro tempo ainda teve mais duas boas chances do Verdão, e uma dos andreenses. Nunes, de cabeça, quase empatou a partida. Cleiton Xavier (defesa de Neneca) e Obina (no travessão) quase ampliaram. Na etapa final, o Santo André esboçou algumas boas jogadas, mas as melhores mesmo foram do Palmeiras. Que não soube transformá-las em gols.

O estádio Mineirão recebeu Ronaldo Fenômeno, 16 anos após ele iniciar sua carreira de profissional num jogo contra o Corinthians. E, com um belo lançamento dele, Jorge Henrique passou por Fábio e abriu o placar para o mesmo Corinthians. Aos 29’, as coisas ficaram mais fáceis para o Timão: Leonardo Silva salvou chute de Ronaldo com a mão, dentro da área. Pênalti e expulsão. Ronaldo cobrou, mas Fábio pegou. O Cruzeiro até marcou o gol perto do final do primeiro tempo, mas o árbitro havia parado a jogada marcando falta. O Corinthians respondeu com Morais, que finalizou rente à trave.

Fábio pegou pênalti de Ronaldo
O Corinthians, porém, praticamente matou o jogo aos 76’. Jucilei avançou pela direita e apenas rolou para Ronaldo marcar o segundo. Kleber, de pênalti, ainda descontou, mas o Cruzeiro não teve forças para empatar. Com a recente derrota na final da Libertadores, a equipe de Adílson Batista está no 18º lugar.

Pulamos para o clássico no Maracanã (29.508 pagantes), onde ocorreu o sexto empate por 2-2 entre Flamengo e Botafogo desde 2007. O Fogão dominava o primeiro tempo quando conseguiu o primeiro gol. Bruno deu rebote em chute de Juninho e Alessandro, impedido, fez 1 a 0. Mas o Flamengo tem Adriano: o Imperador cabeceou forte e empatou aos 40 minutos.
Clássico empatado no Maracanã, de novo

No segundo tempo, o Botafogo voltou à frente do placar. Lúcio Flávio bateu falta para defesa de Bruno, mandando para canto. Na cobrança, Renato subiu mais que a defesa rubro-negra, 2 a 1. Desorganizado, o Flamengo se atirou ao ataque, deixando os contragolpes para o Botafogo. Se o Fogão não os aproveitou, o Fla logrou o empate. Emerson fez jogada individual passando pela marcação e batendo da entrada da área: 2 a 2 aos 88’, resultado que manteve os comandados de Ney Franco entre os quatro piores.

Um dia antes, também no Maraca, o Fluminense conheceu sua sexta derrota no Brasileirão, permanecendo na zona de rebaixamento. A equipe até saiu na frente contra o Goiás, mas diversos erros do sistema defensivo fizeram os goianos virarem para inapeláveis 4 a 1. O Flu deve partir em busca de um novo técnico, considerando que o interino Vinícius Eutrópio é apenas isso: interino.

O Barueri conquistou mais uma vitória em casa, desta vez contra o Náutico. Além disso, o estreante em Série A é também o time que menos perdeu até agora neste Brasileirão, ao lado de Atlético MG e Palmeiras (uma vez cada). No domingo, Val Baiano foi o nome do jogo: com quatro gols na vitória por 4-0, o camisa 9 pulou para a artilharia do campeonato, junto a Felipe, do Goiás, e Roger, do Vitória - oito gols.
Quatro vezes Val Baiano

Roger que teve pelo menos três grandes chances de marcar contra o Atlético MG, mas acabou parando no goleiro Aranha em todas elas. A partida terminou sem gols. Sem gols também no clássico entre Atlético PR e Coritiba, numa partida com poucos lances dignos de nota. Os dois melhores momentos foram protagonizados por Marcelinho Paraíba, do Coxa. Primeiro, ele driblou espetacularmente Chico, mas chutou para fora. Depois, viu Rodolpho tirar seu chute quase em cima da linha, depois de passar pelo goleiro.

Também protagonizaram um jogo fraco São Paulo e Santos, no clássico Sansão, para pouco mais de dez mil torcedores. Washington reencontrou-se com os gols, após oito partidas, e fez logo dois, assegurando a vitória do tricolor paulista por 2 a 1. O Santos, que confirmara Vanderlei Luxemburgo como novo técnico (pela quarta vez), chegou ao terceiro jogo sem vencer.

O Avaí, por sua vez, conquistou sua segunda vitória consecutiva, a segunda longe de casa. Os catarinenses fizeram 3 a 1 no Sport, de virada. O resultado tirou o time da zona de queda para a Série B, e ajudou a manter Silas no comando técnico.


Resultados da 12ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009
Fluminense - Goiás, 1-4 (Ruy 47’; Ramalho 57’, César 61’, Felipe 70’, Iarley 79’)
Palmeiras - Santo André, 1-0 (Diego Souza 24’)
Cruzeiro - Corinthians, 1-2 (Kleber 84’; Jorge Henrique 22’, Ronaldo 76’)
Atlético PR - Coritiba, 0-0
Grêmio - Internacional, 2-1 (Souza 35’, Maxi Lopez 68’; Nilmar 24’)
Vitória - Atlético MG, 0-0
São Paulo - Santos, 2-1 (Washington 44’, 50’; Roni 45’)
Sport - Avaí, 1-3 (Igor 12’; Dudé [contra] 14’, Roberto 60’, Ricardo 68’)
Barueri - Náutico, 4-0 (Val Baiano 19’, 40’, 71’, 78’)
Flamengo - Botafogo, 2-2 (Adriano 40’, Emerson 88’; Alessandro 35’, Renato 72’)

Classificação

classificação

Vídeos

Grêmio 2-1 Internacional


Palmeiras 1-0 Santo André


Cruzeiro 1-2 Corinthians


Flamengo 2-2 Botafogo


Barueri 4-0 Náutico


São Paulo 2-1 Santos


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas