sábado, 20 de junho de 2009

Taça Libertadores - Definidos os semifinalistas: Cruzeiro, Estudiantes, Grêmio e Nacional.

Nesta semana definiram-se os quatro semifinalistas da 50ª Taça Libertadores da América. Os brasileiros Cruzeiro e Grêmio se enfrentarão nos dias 24 de junho e 2 de julho, com o segundo jogo em Porto Alegre, enquanto o argentino Estudiantes e o uruguaio Nacional jogarão nos dias 25 de junho e 1 de julho, com a partida decisiva em Montevidéu.

O primeiro a se classificar foi o Nacional, que se segurou na defesa e empatou em 0 a 0 contra o Grêmio, no lotado estádio Centenário. Após o primeiro jogo ter empatado em 1-1, o Verdão de Vanderlei Luxemburgo partiu para o ataque, mas teve poucas chances claras de gol. Uma delas foi logo aos 8’, num canto cobrado por Cleiton Xavier que parou no travessão. O Nacional respondeu aos 16’, com o chute de Dominguez defendido por Marcos.
Faltou um gol ao Palmeiras

Na etapa final, a melhor oportunidade palmeirense foi já perto do fim, aos 84 minutos. Ortigoza cruzou e Obina desviou de cabeça rente à trave. Aos 90’, o goleiro Muñoz fez a defesa após Cleiton Xavier tentar encobri-lo. O arqueiro Marcos ainda foi para a área tentar o gol nos acréscimos, mas foi em vão. O Nacional segue na busca pelo quarto título (venceu em 1971, 1980 e 1988), sendo o primeiro clube uruguaio entre os quatro primeiros da Libertadores depois de vinte anos.

Ainda na quarta-feira, outro empate sem gols definiu outro semifinalista. O Grêmio também avançou sem ter vencido seu rival nas quartas-de-final, em dois duelos contra os venezuelanos do Caracas. Nesta quarta, 40.127 torcedores viram o time da casa ter boas oportunidades de gol, mas errando demais nas conclusões, especialmente com o argentino Maxi Lopez.
Maxi Lopez perdeu boas chances para o Grêmio

Contudo, foi do Caracas a chance mais evidente de gol. Aos 85 minutos, Castellín se atrapalhou com um companheiro de equipe e cabeceou para fora, já com o goleiro Marcelo Grohe batido no lance. Os minutos finais seguiram na mesma toada, com os venezuelanos pressionando e o Grêmio se defendendo. No fim, a tática deu certo e colocou o time gaúcho pela sétima vez nas semifinais em 12 participações na competição, tendo conquistado a taça em 1983 e 1995.

Sem tanto sofrimento foi a classificação do Estudiantes, que venceu em casa o Defensor por 1 a 0, repetindo o placar da primeira partida. O gol de Benítez, aos 13’, foi o suficiente para os 25 mil torcedores no estádio Ciudad de La Plata. O Defensor pouco ameaçou, e os argentinos acabaram não marcando mais pela boa atuação do goleiro Martín Silva. O Estudiantes venceu a Libertadores em 1968, 69 e 70.
Benítez colocou Estudiantes na semifinal

No estádio do Morumbi, 50.809 espectadores viram o São Paulo cair diante de um brasileiro pela quarta vez consecutiva na Libertadores (anteriormente, para Internacional na final em 2006, Grêmio nas oitavas-de-final em 2007 e Fluminense nas quartas-de-final de 2008). Desta vez, o carrasco foi o Cruzeiro, que vencera a ida por 2-1, e triunfou novamente fora de casa: 2 a 0.

O São Paulo iniciou no ataque, mas não conseguia superar a forte marcação da equipe treinada por Adílson Batista. Aos poucos, o Cruzeiro foi se soltando e exigiu do goleiro Denis uma boa defesa aos 26 minutos, num chute de Kléber. E tudo ficou pior para os donos da casa aos 43’, com a expulsão de Eduardo Costa.

Festa do Cruzeiro em São Paulo
Com um a menos, o Cruzeiro se aproveitou e assumiu o controle da partida. E abriu o placar aos 66 minutos, quando Henrique mandou uma bomba de fora da área e marcou 1 a 0. Aos 80’, mais uma expulsão pelo lado são-paulino: André Dias colocou a mão na área e cometeu pênalti. Kléber bateu com categoria, 2 a 0, para vaias e xingamentos dos torcedores do atual tricampeão brasileiro. O Cruzeiro, por sua vez, buscará a terceira conquista no torneio continental, depois das vitórias em 1976 e 1997.

Enquanto o Cruzeiro é treinado por Adílson Batista, campeão da Libertadores pelo Grêmio em 98, o clube gaúcho tem como técnico Paulo Autuori, vencedor da competição pelo próprio Cruzeiro em 97, e pelo São Paulo, em 2005. Ambos os clubes se enfrentaram nas quartas-de-final da edição de 1997, com classificação da Raposa: 2-0 e 1-2.

Copa do Brasil
'Gordo' fez o seu na final da Copa do Brasil
Foi disputada na quarta-feira a primeira partida da final da Copa do Brasil, entre Corinthians e Internacional. O Timão venceu por 2 a 0 no Pacaembu para 36 mil torcedores, com gols de Jorge Henrique e Ronaldo, e adquiriu boa vantagem para a partida de volta, no dia 1º de julho, no estádio Beira-Rio. Foi um jogo muito equilibrado, com belas defesas dos goleiros Felipe e Lauro. O colorado Leandrão ainda foi expulso, minutos após entrar em campo.


Resultados dos jogos de volta das quartas-de-final da Taça Libertadores da América 2009
Nacional (URU) - Palmeiras (PAL), 0-0
Grêmio (GRE) - Caracas (VEN), 0-0
Estudiantes (ARG) - Defensor (URU), 1-0 (Benítez 13’)
São Paulo (BRA) - Cruzeiro (BRA), 0-2 (Henrique 66’, Kléber 80’)


Vídeos

Nacional 0-0 Palmeiras


Grêmio 0-0 Caracas


Estudiantes 1-0 Defensor


São Paulo 0-2 Cruzeiro


[Final da Copa do Brasil] Corinthians 2-0 Internacional


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas