sexta-feira, 19 de junho de 2009

Taça das Confederações - Espanha vence Iraque apenas por 1-0; Brasil passa fácil pelos EUA e Itália perde do Egito.

A primeira surpresa da Taça das Confederações, disputada em terras sul-africanas, ocorreu nesta quinta-feira. O Egito venceu a campeã mundial Itália por 1-0, pela segunda rodada do grupo B. Na mesma chave, o Brasil venceu sem problemas o adversário norte-americano. Mas começamos o giro pelo grupo A.

A Espanha teve mais problemas do que o esperado para superar o forte esquema de defesa do Iraque, escalado pelo técnico Bora Milutinovic no esquema 5-4-1. Mesmo assim, venceu por 1 a 0 e tem tudo para confirmar o primeiro lugar da chave. A África do Sul se aproximou da vaga ao vencer a Nova Zelândia por 2-0.

No estádio Free State, em Bloemfontein, a Fúria espanhola chegou a 34 jogos sem perder com a vitória sobre os asiáticos. Controlando o jogo, a Espanha teve ótima chance aos 24 minutos, quando David Villa escorou cruzamento da direita, mas finalizou para fora. O primeiro tempo terminou empatado, para comemoração do goleiro Kassid.
Villa escorou cruzamento e marcou

Na etapa final, os campeões europeus vieram dispostos a pressionar de forma mais veemente. Aos 51’, Villa ficou livre na área, mas cabeceou em cima do arqueiro. Três minutos depois, a marcação iraquiana novamente deixou o avançado do Valencia livre, e desta vez, ele não errou: cabeceou sem chances para Kassid. O time de Vicente del Bosque ainda teve outras chances de gol, mas visivelmente optou por se poupar para as partidas decorrentes.

Africanos passaram pela Nova Zelândia
No jogo de fundo, a África do Sul precisava da vitória sobre os neozelandeses, em Rustemburgo. E, mesmo com problemas nas finalizações, os comandados de Joel Santana obtiveram a vitória sem ser ameaçados pelos oceânicos. Aos 20’, Masilela fez boa jogada e cruzou para Parker marcar o primeiro. O segundo veio aos 52 minutos. Outra jogada de Masilela para Parker, e este escorou para as redes.

Um empate para a África do Sul na rodada final contra a Espanha já será suficiente para garantir vaga nas semifinais. Caso os anfitriões do torneio percam, precisam torcer para que o Iraque tropece na eliminada Nova Zelândia.

No grupo B, a Seleção Brasileira encontrou bem menos dificuldades do que na estreia contra o Egito, e venceu os EUA por cômodos 3 a 0. A equipe de Dunga teve três alterações em relação ao primeiro jogo, com as entradas de Miranda, André Santos, Maicon e Ramires, nos lugares de Juan, Kléber, Daniel Alves e Elano.
Brasil fez fáceis 3 a 0

Aos cinco minutos, Maicon cobrou falta e Felipe Melo escorou para abrir o placar. Quinze minutos depois, contra-ataque para o segundo gol: Kaká rolou para Ramires, que avançou e achou Robinho livre na cara de Howard, 2 a 0. O Brasil teve ao todo 11 finalizações na etapa inicial. No segundo tempo, as coisas ficaram ainda mais tranquilas com a expulsão do americano Kljestan. Aos 62 minutos, um golaço para definir o placar. Maicon para Ramires, para Kaká, e de volta para Maicon concluir de pé direito, 3 a 0.

A Itália se complicou e irá para a rodada final precisando vencer o Brasil para não depender do resultado dos egípcios contra os americanos. Jogando em Joanesburgo, a Azzurra teve mais posse de bola e finalizações, contudo parou na falta de pontaria e no experiente goleiro El Hadary, 35 anos.
Quagliarela parou na marcação do Egito

O arqueiro fez duas boas defesas na primeira etapa, em chutes de longe de Iaquinta e Rossi. Em uma das poucas jogadas ofensivas do Egito, saiu o gol. Rabbou arriscou de fora da área e Buffon mandou para escanteio. Na cobrança, Hommos subiu mais alto que a defesa e abriu o placar.

Com Luca Toni, Pepe e Montolivo para o segundo tempo, o time de Marcelo Lippi partiu com tudo em busca do empate, mas novamente parou em El Hadary. Ele evitou gols de Pepe e Iaquinta, e ainda viu uma bola do atacante da Juventus acertar a trave aos 85 minutos. O goleiro Buffon ainda foi para a área tentando o empate nos acréscimos, mas não houve jeito: primeira vitória de um país africano sobre a Itália em jogos oficiais.


Resultados da 2ª rodada da Taça das Confederações
Grupo A
Espanha - Iraque, 1-0 (Villa 54’)

África do Sul - Nova Zelândia, 2-0 (Parker 20’, 52’)
Classificação: Espanha 6; África do Sul 4; Iraque 1; Nova Zelândia 0.

Grupo B
EUA - Brasil, 0-3 (Felipe Melo 5’, Robinho 20’, Maicon 62’)
Egito - Itália, 1-0 (Hommos 40’)
Classificação: Brasil 6; Itália (saldo 1) 3; Egito (saldo 0) 3; EUA 0.


Vídeos

Espanha 1-0 Iraque


África do Sul 2-0 Nova Zelândia


EUA 0-3 Brasil


Egito 1-0 Itália


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas