domingo, 21 de junho de 2009

Copa das Confederações - Itália eliminada com goleada para o Brasil: 3 a 0.

A Itália se despediu mais cedo do que poderia imaginar da Copa das Confederações, na África do Sul. Ao levar 3 a 0 do Brasil neste domingo, a atual campeã mundial viu, além da própria seleção brasileira terminar o grupo B em primeiro lugar, o time dos Estados Unidos avançar para as semifinais. O Brasil de Dunga encara a África do Sul de Joel Santana na quinta-feira, enquanto os americanos desafiam a Espanha um dia antes.

Começamos a falar da última rodada desta fase de grupos com os jogos de sábado, na chave A. A equipe espanhola chegou a 35 partidas sem derrotas (novo recorde mundial) ao vencer os anfitriões por 2 a 0 e também confirmou o primeiro lugar, com nove pontos. A África do Sul se beneficiou do empate sem gols entre Iraque e Nova Zelândia e ficou em segundo.

Em Bloemfontein, a seleção da casa apostou na marcação e no esquema defensivo para tentar parar os campeões europeus, o que conseguiu com êxito na etapa inicial. Na final, aos 51’, Fernando Torres foi derrubado na área: pênalti que Fábregas bateu para defesa de Khune, que ainda pegou o rebote de Puyol.

Villa voltou a marcar
Contudo, o gol não tardou a vir. Dois minutos após o pênalti, David Villa recebeu lançamento e chutou com força para abrir o placar. Aos 70’, Llorente marcou 2 a 0. Mas, como o Iraque mostrou-se incapaz de fazer algum gol contra a Nova Zelândia, a África do Sul avançou.

No domingo, exatamente 39 anos depois da vitória brasileira sobre os italianos na final do Mundial de 1970 (4 a 1), as seleções voltaram a se cruzar. E novamente, deu Brasil, agora por 3 a 0. O resultado, aliado ao triunfo norte-americano sobre o Egito também por 3 a 0, mandou a Azzurra para casa.

O adeus italiano
Em 45 minutos, o jogo entre os dois maiores campeões mundiais foi resolvido. O Brasil começou pressionando e quase marcou o primeiro com Ramires e Lúcio, que pararam na trave. O goleiro Buffon ainda fez boa defesa em chute de Lúcio, após escanteio. O gol enfim veio aos 37 minutos. Maicon chutou, a bola parou em Luís Fabiano, que concluiu com precisão: 1 a 0. Aos 43’, a jogada mais mortal do Brasil veio à tona, o contra-ataque. Robinho para Kaká, e deste para Luís Fabiano anotar seu terceiro gol na competição. Aos 45’, Robinho cruzou e Dossena desviou contra sua baliza, 3 a 0. Na segunda parte, a Itália partiu com tudo em busca de gols, mas esbarrou na falta de pontaria e também em Júlio César, mais uma vez tendo boa participação na partida.

Dempsey (8) fez o gol da vaga dos EUA
Na outra partida, os EUA passaram sem problemas pelo Egito, com gols de Davies, Bradley e Dempsey. Os africanos, que mostraram muitas qualidades na derrota para o Brasil e na vitória sobre a Itália, acabaram decepcionando contra o então último colocado do grupo.


Resultados da rodada final da Copa das Confederações

Grupo A
África do Sul - Espanha, 0-2 (Villa 53’, Llorente 70’)
Iraque - Nova Zelândia, 0-0
Classificação: Espanha 9; África do Sul 4; Iraque 2; Nova Zelândia 1.

Grupo B

Brasil - Itália, 3-0 (Luís Fabiano 37’, 43’, Dossena [p.b.] 45’)
EUA - Egito, 3-0 (Davies 21’, Bradley 63’, Dempsey 71’)
Classificação: Brasil 9; EUA 3 [saldo -2, 4 gols marcados]; Itália 3 [saldo -1, 3 gols marcados]; Egito 3 [saldo -3].


Vídeos

África do Sul 0-2 Espanha


Brasil 3-0 Itália


EUA 3-0 Egito

Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas