quarta-feira, 3 de junho de 2009

Liga Portuguesa 2008/2009: Balanço e contas

FC Porto Tetra-Campeão

A Liga Portuguesa 2008/2009 chegou ao seu final e o seu térmio não foi diferente dos últimos quatro anos. O FC Porto conquistou o seu quarto título consecutivo e o Sporting consolidou o seu já eterno 2ª lugar na era de Paulo Bento. Quanto ao Benfica, a constatação de mais uma época falhada, objectivos e sonhos ruídos e pior que tudo, ausência pelo segundo ano da milionária Liga dos Campeões.

Bruno Alves com o troféu de campeão nacional

Analisando os grandes e começando pelo campeão FC Porto, foi uma época de sucesso, mas com um início intermitente. Numa equipa com vários jogadores novos, Jesualdo Ferreira teve dificuldades em construir o "onze" ideal. O maior dissabor chegou a 11 de Novembro na Figueira da Foz, quando os dragões perderam por 1-0 na Naval (3 derrotas seguidas), ficando a vários pontos do então líder Benfica. As manifestações de desagrado não demoraram, mas a recuperação também não. Logo nos jogos seguintes, Dínamo de Kiev e Sporting foram etapas triunfais, que elevariam os níveis de confiança até ao presente dia. Vitórias consecutivas (principalmente fora do Dragão) e uma campanha europeia de grande nível, fizeram deste Porto, uma equipa na verdadeira ascensão da palavra. Destaques individuais para Hulk e Fernando, para não falar dos tradicionais Lucho, Lisandro e Bruno Alves.

Sporting ficou com o segundo lugar

No Sporting, comandado por Paulo Bento, tal como tem sido nos últimos anos, a equipa com menos recursos financeiros entre os seus grandes rivais, apostou novamente na prata da casa. Com a melhor taxa de eficácia do campeonato em casa (11 vitórias), foi fora de Alvalade que os leões mais desiludiram (5 empates + 1 derrota). Numa temporada marcada por várias quizilas internas, onde alguns jogadores manifestaram vontande de sair, foi Liedson mais uma vez a transportar a equipa para objectivos firmes. Atingiram a pré-eliminatória da Liga dos Campeões, chegaram aos oitavos-de-final com o Bayern (é melhor não falar nisso!) e conseguiram pelo segundo ano chegar à final da Taça da Liga. Os destaques individuais, são para jovem Daniel Carriço na defesa, Derlei e os habituais.

Benfica no terceiro lugar

Quanto ao Benfica, foi uma caixinha de ilusões que resultou no monte de fustrações. Chegou Quique Flores (2ª escolha) de Rui Costa, que inicialmente apontava baterias para Sven-Goran Eriksson e proporciou-se mais uma revolução no plantel. Gastou-se rios de dinheiro em jogadores consagrados que davam ideia de formar uma grande equipa, mas que Quique nunca conseguiria impôr um estilo de jogo e formar um núcleo duro. Fica para recordação o jogo frente ao Nápoles na Taça UEFA (2-0), uma vitória frente ao Sporting e ter chegado ao Natal em 1ª lugar. Depois disso, sempre a descer, até perder a liderança e o segundo lugar para o Sporting. Destaque individual no Benfica para Miguel Vitor, Reyes, Rúben amorim e Cardozo no final da temporada.

No que toca às equipas sensação, o Leixões garante por direito próprio esta distinção, pelo brilhante campeonato que fez, liderando várias semanas a Liga Sagres. Uma equipa à medida de José Mota, senhor que é capaz de transformar desconhecidos jogadores dos campeonatos inferiores de Portugal e Brasil em atletas de alto rendimento. De Beto na baliza, passando por Hugo Morais, Bruno China, Diogo Valente, Roberto Sousa e Wesley, foram grandes pilares na equipa de José Mota. Aliás, não fosse a venda de Wesley (melhor marcador na altura) no mercado de inverno para o FC Vaslui da Roménia, este Leixões poderia até ter feito melhor que o 6ª lugar.

Na mesma linha, mas com condições distintas, o Nacional da Madeira treinado por Manuel Machado, apostou forte num apuramento europeu e o resultado final acabou ser natural. Com uma equipa muito equilibrada em todos os sectores, o destaque terá que ser para Nenê, avançado brasileiro que os madeirenses recrutaram ao Cruzeiro, quando estes fizeram uma digressão na final de temporada de 2007/2008. O resultado da aposta, foi o título de melhor marcador da Liga Portuguesa com 20 golos. Na defesa, Maicon, outro ex- Raposa foi esteio e no meio-campo foi dado a conhecer Rúben Micael, um jovem português de 22 anos que tinha feito toda a sua formação no União da Madeira.

Quanto ao Braga, apesar do seu quinto lugar final, foi uma lufada de ar fresco a qualidade do seu futebol técnico e organizado, pelo trabalho de Jorge Jesus. A formação minhota começou a temporada mais cedo que as restantes, apostou na Intertoto para chegar às competições europeias e venceu a aposta. Além de ter conquistado esse troféu pela primeira vez para Portugal, chegou aos oitavos-de-final da Taça UEFA, caindo apenas imerecidamente para o Paris SG. Na Liga Sagres chegou a dar show de bola em alguns jogos e por alturas natalícias não fora os critérios de arbitragem poderia ter andado colado aos grandes na frente da classificação. Destaco alguns jogadores: Eduardo na baliza, João Pereira na lateral direita (que pulmão!), Luis Aguiar (que pena que saia para o Dínamo de Moscovo), Alan, Vandinho, Rentería e Meyong.

A Académica fez talvez a sua melhor época desde os anos 70, bem comandada por Domingos Paciência, não teve como em outros anos, problemas de gsrantir a manutenção. Sempre me fez impressão como este clube não consegue dar o salto para objectivos europeus. Tem um orçamento bem superior à maioria das equipas, tem adeptos. Então o que falta?

O Vitória de Guimarães. Pois bem, a equipa vitoriana faz-me lembrar a montanha russa. Num ano faz uma época gigante, como na seguinte fica a meio da tabela. Isto é assim, desde que conheço o Vitória. Para 2009/2010 esperem de volta o Vitória lá em cima. Aposto e os seus adeptos merecem mais.

Quanto ao Marítímo, parece ser daquelas equipas que tem vertigens a mais altos voos! Tem um futebol agradável, mas chega a hora H falha. Mais um ano sem europa. Deixo um forte elogio para Marcinho, acho que já merecia um lugar ao sol entre os grandes de Portugal.

De resto, premiar o enorme coração, dedicação dos jogadores e equipa técnica do Estrela da Amadora. Quase somente a jogar por desporto, estes grandes atletas apenas receberam 2 ordenados esta temporada ( e pagos pelo sindicato de jogadores!. A maior das vergonhas do nosso futebol! Espero que todos os jogadores consigam clubes com estabilidade e quanto ao Estrela, clube que nutro simpatia, o melhor é virarem-se somente para o futebol de formação e desistir do futebol profissional. Mais do mesmo, Não obrigado!

Depois temos o Rio Ave, Naval e Vitória de Setúbal, que com muita intranquilidade lá permaneceram na Liga Sagres. Os sadinos, a par do Estrela (entre outros) sofrem de graves problemas financeiros e precisam ser ser solucionados para serem viáveis. A diferença entre o Setúbal e outros, é que este grande clube português tem ainda bases e uma cidade (adeptos) que está pronta para ajudar. Esperemos que sim!

Por fim, as notas mais tristes. A queda do gigante Belenenses (posso dize-lo) na Liga de Honra. É triste ver um clube daquela envergadura cair novamente numa divisão que não é todo a sua. Mas a verdade, é que tudo apontava para tal desfecho. Uma péssima preparação de época, investimento desmedido em jogadores mediocres, deu raia. Espero que algum dos nossos grandes contrate o José Pedro e Silas. Eles merecem e os adeptos agradeciam pelo seu enorme talento. Quanto ao Trofense, só posso dizer: que simpatia de clube. Foi das equipas que mais prestigiaram a Liga, pela sua organização e adeptos. Espero que voltem em breve.

Sondagem Desportugal: Melhor jogador da Liga Portuguesa 2008/2009

Sondagem Desportugal - Melhor jogador da Liga Portuguesa 2008/2009

Em cima, foto com a sondagem do Desportugal, onde pediamos o favor de escolher entre os vários nomes, o melhor jogador da Liga Portuguesa 2008/2009. O jogador vencedor foi Hulk, seguido de Liedson e Lucho González a fechar o pódio. Obrigado pela participação.

Equipa ideal Liga Portuguesa do Desportugal

1- Eduardo (SC Braga) 12- Peskovic (Académica)
2- João Pereira (SC Braga) 13- David Luiz (Benfica)
3- Bruno Alves (FC Porto) 14- Sidnei (Benfica)
4- Rolando (FC Porto) 14- João Moutinho (Sporting)
5- Cissokho (FC Porto) 15- Maxi Pereira (Benfica)
6- Lucho (FC Porto) 16- Daniel Carriço (Sporting)
7- Reyes (Benfica) 17- Katsouranis (Benfica)
8- Hulk (FC Porto) 18- Raúl Meireles (FC Porto)
9- Lisandro (FC Porto) 19- Rúben Micael (Nacional)
10- Oscar Cardozo (Benfica) 20- Derlei (Sporting)
11- Liedson (Sporting) 21- Nenê (Nacional)

12- Peskovic (Académica)
13- David Luiz (Benfica)
14- Sidnei (Benfica)
14- João Moutinho (Sporting)
15- Maxi Pereira (Benfica)
16- Daniel Carriço (Sporting)
17- Katsouranis (Benfica)
18- Raúl Meireles (FC Porto)
19- Rúben Micael (Nacional)
20- Derlei (Sporting)
21- Nenê (Nacional)

Flopes do ano: Balboa e Jorge Ribeiro (Benfica), Benítez e Guarín (FC Porto), Rodrigo Tiuí (Sporting) e Roland Linz (Braga).

Resultados da 30ª jornada (última) da Liga Portuguesa - Liga Sagres 2008/2009

Sporting - Nacional, 3-1 (Derlei 4' e 7' e Romagnoli 92' g.p.; Nené 11')
FC Porto - Sp. Braga, 1-1 (Farías 42'; Edimar 56')
Benfica - Belenenses, 3-1 (Cardozo 21', Fellipe Bastos 64' e Mantorras 92'; Silas 3')
Paços Ferreira - Trofense, 1-0 (William 75')
Naval - Vitória Setúbal, 2-2 (Marcelinho 40' g.p. e Marinho 95'; Bruno Gama 53' e Carrijo 69')
Rio Ave - Esrela Amadora, 2-1 (Edson 17' e Livramento 66'; Pedro Pereira 80')
Vitória Guimarães - Académica, 3-2 (Orlando 38' p.b e Roberto 67' e 69'; Saleiro 23' e 74')
Leixões - Marítimo, 1-0 (Diogo Valente 70')

Classificação final da Liga Portuguesa - Liga Sagres 2008/2009

Classificação final da Liga Sagres 2008/2009

Porto e Sporting vão disputar a Liga dos Campeões; Benfica, Nacional e Braga estarão presentes na Liga Europa; Belenenses e Trofense descem de divisão e o Olhanense e União de Leiria sobem; o Paços de Ferreira uma vez que vai à final da taça de Portugal vai estar também presente na Liga Europa.

Melhores marcadores da Liga Portuguesa 2008/2009

1- Nené – Nacional da Madeira – 20 golos,
2- Óscar Cardozo (Benfica) e Liedson (Sporting) - 17 golos
4- Ernesto Farías (FC Porto), Lisandro López ( FC Porto) e Baba Diawara (Marítimo) - 10 golos

Vídeo

Melhores golos da Liga Portuguesa (Sagres) 2008/2009




Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas