terça-feira, 2 de junho de 2009

Brasileirão: 4ª jornada - Adriano estreia com gol; Inter único 100%; São Paulo vence a primeira.

A estreia do “Imperador” Adriano atraiu 71.762 adeptos ao estádio Maracanã para conferir o jogo de seu novo (e velho) time, o Flamengo, contra o Atlético-PR. O jogador marcou um gol e teve atuação destacada na vitória do Mengão por 2 a 1. Mas a quarta rodada do Campeonato Brasileiro não teve apenas isso. O Internacional venceu o Avaí e manteve-se com 100% de aproveitamento. Já o São Paulo meteu 3 a 0 no Cruzeiro e, com isso, venceu a primeira no certame.

Impulsionado por uma bela festa no Maracanã, o Flamengo iniciou pressionando o Furacão. Aos 2’, Adriano completou para fora um cruzamento de Juan. Sete minutos depois, novamente o Imperador: ele cabeceou para boa defesa de Vinícius. Aos 14 minutos, não teve jeito. Juan, sem marcação, cruzou e Antônio Carlos desviou para as próprias redes, 1 a 0.

Adriano e 71 mil no Maracanã

Logo com um minuto de segundo tempo, o momento mais esperado pela torcida do clube carioca. Léo Moura mandou para a área, Adriano se livrou do marcador e concluiu de cabeça para o gol, 2 a 0. O Atlético partiu com tudo para o ataque e conseguiu descontar após um pênalti discutível, marcado sobre Márcio Azevedo. Rafael Moura cobrou e diminuiu para 2-1, mas os paranaenses não tiveram forças para buscar o empate.

O Internacional, por sua vez, segue sendo a sensação do Brasileirão. Novamente com poucos titulares (apenas dois), o time de Tite bateu o Avaí por 2 a 1, sob um frio de pouco mais de 10ºC. Talles Cunha abriu o placar no primeiro tempo, e o jogo foi esquentar mesmo na etapa final, com as expulsões de Maycon, do Inter, e de Emerson, do Avaí. Alecssandro ampliou aos 59’, e os visitantes diminuíram com Lima, em (mais um) pênalti discutível, perto do fim do jogo.


Talles (11) abriu o placar para o Internacional

O Inter, invicto há 24 jogos (contando a participação no campeonato gaúcho, onde foi campeão invicto, e na Copa do Brasil), não iniciava um Brasileirão tão bem desde 1978. É o terceiro time a vencer seus quatro primeiros jogos no campeonato na era dos pontos corridos, implantado em 2003.

O tricampeão São Paulo contou com o apoio da maior parte dos 51.800 pagantes no Morumbi para atropelar o Cruzeiro por 3 a 0. Foi o segundo jogo entre os clubes em uma semana, pois se enfrentaram na última quarta-feira pela ida das quartas-de-final da Taça Libertadores - o Cruzeiro fez 2 a 1. No dia 17, voltam a se encarar, na partida de volta.


Washington fez seu 100º gol em Brasileirões

A equipe de Muricy Ramalho começou apertando e aos 12 minutos, marcou o primeiro gol num lance curioso. Washington disputou bola aérea com a defesa cruzeirense, e levou a melhor: 1 a 0. Ainda antes de meia hora de partida, o 2-0. O estreante Marlos fez boa jogada, passou a Zé Luis, que cruzou para Borges ampliar.

O Cruzeiro acordou logo após os gols, mas não conseguiu passar pelo goleiro Denis. E o São Paulo aumentou o escore aos 76 minutos, numa jogada iniciada pelo arqueiro. Ele deu um chutão e a bola parou com Dagoberto, que bateu cruzado, 3 a 0. O sonho da torcida são-paulina é que o resultado seja um parâmetro do que pode vir para o jogo de volta da Libertadores.

Noutros jogos, destaque para o suado triunfo do Vitória contra o Grêmio, no Barradão (16.310 pagantes). Os baianos pressionaram o jogo inteiro, mas pararam nas defesas do goleiro Victor... Até o segundo minuto de acréscimos do segundo tempo, quando Leandro Domingues acertou uma bomba e definiu a vitória do Rubro-Negro e a vice-liderança assegurada.

Quem também vem bem é o Santos, que venceu o Corinthians na reedição da final do Campeonato Paulista. Desta vez, porém, o Timão usou apenas reservas, visando a semifinal da Copa do Brasil. Com isso, acabou sendo presa fácil para os santistas: Paulo Henrique bisou e abriu 2-0 antes dos 30 minutos. Renato descontou no início da etapa final, mas o Corinthians teve de contar com a bela atuação do goleiro Júlio César para evitar um placar mais elástico. No último minuto, Madson fez o terceiro gol e concluiu o placar.

O Náutico escapou da derrota no último lance da partida contra o Fluminense, nos Aflitos (17.781 pagantes). O Flu saiu na frente com Fred, aos oito minutos, e poderia ter ampliado com Thiago Neves, que parou sua cobrança de falta na trave. No segundo tempo, o Timbu foi com tudo para o ataque e perdeu duas ótimas oportunidades, com Gladstone (defesa de Ricardo Berna) e Carlinhos Bala (Maicon salvou quase em cima da linha). Aos 94 minutos, a salvação pernambucana veio num pênalti cometido por Maicon em Anderson Lessa. Gilmar cobrou e garantiu um ponto para o Náutico, quarto colocado.

Assim como o Fluminense, o Palmeiras também esteve próximo de comemorar uma vitória fora de casa. O Verdão contou com a quebra do "jejum" de gols da dupla Obina (após seis meses) e Keirrison (depois de quatro jogos) para marcar 2 a 0 contra o Barueri. Contudo, o artilheiro Pedrão apareceu a partir dos 62 minutos. Primeiro, ao marcar um gol mesmo estando caído. Aos 73', ele se aproveitou de uma má saída de jogo do arqueiro Marcos e deixou tudo igual. O Palmeiras teve ainda Wendell expulso, e teve de se segurar na defesa nos minutos finais para evitar um desaire.

Outro que deixou escapar a vitória depois de estar vencendo por 2 a 0 foi o Sport, em sua primeira partida sem o comando do técnico Nelsinho Bapstista, que pedira demissão no meio da semana. O Leão sofreu o empate contra o Botafogo, no Engenhão. Já o Goiás, contra um time misto do Coritiba - que visa a Copa do Brasil ainda -, passou facilmente pelo adversário: 3 a 1, na segunda derrota em casa sofrida pela equipe paranaense no certame. Apenas um empate sem gols na jornada: no Mineirão, o Atlético MG não passou pelo Santo André, que ficou com um a menos por boa parte do segundo tempo com a expulsão de Marcelinho Carioca.

Devido ao jogo da Seleção Brasileira no próximo sábado, contra o Uruguai, pelas eliminatórias do Mundial, a quinta rodada do Brasileirão será "quebrada", visto que a Confederação Brasileira de Futebol não pára a competição sequer em data FIFA. Na quinta-feira, dois jogos: Grêmio-Náutico e Santo André-Santos. Sábado à noite, um jogo: Corinthians-Coritiba. Domingo, o complemento da rodada, com Palmeiras-Vitória, Sport-Flamengo, Avaí-São Paulo, Atlético PR-Atlético MG, Cruzeiro-Internacional, Fluminense-Botafogo e Goiás-Barueri.


Resultados da 4ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009

Coritiba - Goiás, 1-3 (Marcelinho Paraíba 50’; Felipe 6’, 38’, Iarley 30’)
Atlético MG - Santo André, 0-0
Botafogo - Sport, 2-2 (Tony 59’, Fahel 83’; Wilson 7’, Weldon 20’)
Santos - Corinthians, 3-1 (Paulo Henrique 16’, 28’, Madson 90’; Renato 49’)
Flamengo - Atlético PR, 2-1 (Antônio Carlos [p.b.] 13’, Adriano 46’; Rafael Moura 69’)
Vitória - Grêmio, 1-0 (Leandro Domingues 90’)
São Paulo - Cruzeiro, 3-0 (Washington 11’, Borges 31’, Dagoberto 76’)

Náutico - Fluminense, 1-1 (Gilmar 90’; Fred 8’)
Internacional - Avaí, 2-1 (Talles Cunha 15’, Alecssandro 59’; Lima 86’)

Barueri - Palmeiras, 2-2 (Pedrão 62’, 73’; Obina 56’, Keirrison 60’)

Classificação
do Brasileirão 2009

Classificação

Vídeos

Internacional 2-1 Avaí


Vitória 1-0 Grêmio


Flamengo 2-1 Atlético PR


São Paulo 3-0 Cruzeiro


Barueri 2-2 Palmeiras


Náutico 1-1 Fluminense


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas