segunda-feira, 15 de junho de 2009

Brasileirão: 6ª jornada - Atlético MG é o novo líder; Flamengo leva de 5 em Curitiba.

A sexta rodada do Campeonato Brasileiro marcou a troca de comando na ponta da tabela, com o Atlético MG alcançando os mesmos 14 pontos do Internacional, mas superando este nos critérios de desempate. O Galo, treinado por Celso Roth - técnico que levou o Grêmio ao segundo lugar no último campeonato -, goleou o Náutico por 3 a 0. Falando em goleada, o Flamengo levou incríveis 5 a 0 do Curitiba e se aprofundou na crise.

Foi uma rodada com muitas expulsões (nove em dez partidas). No Mineirão, o Atlético MG passou pelo Náutico em duelo com três cartões vermelhos e também com o melhor público do final de semana, com 40.820 pagantes. Quando tinha um a menos em campo - Tiago Feltri fora expulso -, o Galo abriu o placar. Em cruzamento na área, Diego Tardelli escorou de calcanhar e o capitão Junior, 36 anos, marcou o gol.

Marcação do Náutico não parou o Galo

Os pernambucanos só partiram ao ataque em busca do empate nos minutos iniciais do segundo tempo, mas logo se viram em igualdade de condições com o Atlético pela expulsão de Vágner Silva, aos 50 minutos. As chances do Timbu acabaram de vez aos 60’, com a expulsão de Derley. Três minutos depois, Diego Tardelli ampliou de cabeça. E, aos 82’, Márcio Araújo apareceu na cara de Eduardo e concluiu com precisão, 3 a 0.

No estádio Couto Pereira, o Coritiba repetiu o placar que havia feito contra o Flamengo no Brasileirão de 2003: 5-0 - o Rubro-Negro, por sua vez, levara 4-2 do Sport semana passada. O Coxa não demorou a marcar seu primeiro gol. Aos sete minutos, Rodrigo Heffner cruzou e Wellinton desviou contra as próprias redes, 1 a 0. O segundo veio aos 40 minutos: Ariel, mesmo caído, passou para Marcos Aurélio finalizar e contar a ajuda do goleiro Bruno.

Minutos depois, duas expulsões. Ariel e o flamenguista Aírton se estranharam e foram mais cedo para os vestiários. Com 22 segundos de segundo tempo, mais um gol. Heffner e Bruno Batata tabelaram e o camisa 39 iniciou a goleada no castigado gramado do Couto Pereira.


Adriano teve atuação apagada e Fla levou 5-0

Aos 61’, o goleiro Bruno deu rebote em chute de Renatinho, e Bruno Batata anotou o quarto tento, sob os gritos de “olé” dos torcedores. Aos 75’, Bruno errou novamente e deixou a bola limpa para Leozinho encerrar o escore em 5-0. Ainda houve tempo para Felipe, do Coritiba, ser expulso. Nada que atrapalhasse a festa da equipe contra o Flamengo de Adriano, que pouco tocou na bola. O “Imperador”, que anda faltando a vários treinos, foi muito criticado pelo excesso de peso. Novamente.

O antigo líder do campeonato, o Internacional, usou um time quase que completo de reservas e não passou de um empate sem gols contra o Vitória, no Beira-Rio. Também com reservas (mas com Ronaldo de titular), o Corinthians teve o mesmo placar na visita ao Goiás graças à boa atuação do goleiro Felipe.

Em outro jogo de destaque da sexta rodada, o Palmeiras virou e venceu o Cruzeiro por 3 a 1, no Palestra Itália (11.214 pagantes). Foi a terceira vitória de virada do Verdão no Brasileiro. O primeiro tempo teve diversos lances de emoção. Nos primeiros minutos, o goleiro Fábio apareceu bem em pelo menos três oportunidades, negando o gol a Keirrison, Wendel e Maurício Ramos. E, num dos primeiros lances ofensivos, o Cruzeiro abriu o placar. Bernardo cobrou falta e a bola desviou na barreira, 1 a 0.

O Cruzeiro acabou levando o empate dez minutos depois, em lance duvidoso. Cleiton Xavier cruzou, Marcão cabeceou no travessão e a bola quicou em cima da linha de gol. A arbitragem assinalou gol. Aos 38’, um golaço para virar o placar. Keirrison acertou um voleio de fora da área e marcou 2 a 1.


Keirrison, o K9, marcou duas vezes

Melhor em campo, o time de Vanderlei Luxemburgo chegou ao terceiro gol aos 58 minutos, também em jogada com reclamação cruzeirense. Keirrison recebeu lançamento em impedimento, o auxiliar marcou, mas o atacante palmeirense parou e deixou a bola com Wendel, fazendo com que o árbitro deixasse o lance valer. Na frente do goleiro Fábio, Wendel passou para “K9” fazer 3 a 1. O Palmeiras ainda teve outras chances de marcar, mas não aproveitou.

O atual tricampeão nacional São Paulo voltou a decepcionar sua torcida (8.995 pagantes no Morumbi), ao empatar por 1 a 1 contra o Santo André, chegando ao sétimo ponto na tabela. Os visitantes saíram na frente com um verdadeiro golaço do veterano Marcelinho Carioca, que pegou de primeira, da entrada da área. O empate demorou a sair, e só veio aos 82 minutos, com Borges.

No Maracanã, 14 mil pagantes viram o empate sem gols entre Fluminense e Grêmio, em jogo onde cada time dominou um tempo. No Engenhão, emoção apenas nos 20 minutos finais para Botafogo e Santos. Foi o tempo que o Fogão necessitou para fazer dois gols e chegar à sua primeira vitória.

Outros dois times conquistaram suas primeiras vitórias no final de semana. O Atlético PR venceu o Sport na Ilha do Retiro, impedindo os donos da casa de embalarem depois da grande vitória contra o Flamengo. Já o Barueri fez 3-1 no Avaí e triunfou pela primeira vez na sua história de Série A. O Avaí, por sua vez, é o único dos 20 times que ainda não venceu neste Brasileirão, ocupando agora o último lugar.


Resultados da 6ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009

São Paulo - Santo André, 1-1 (Borges 82’; Marcelinho Carioca 26’)
Botafogo - Santos, 2-0 (Batista 71’, Laio 77’)
Sport - Atlético PR, 0-1 (Rafael Santos 74’)
Coritiba - Flamengo, 5-0 (Wellinton [p.b.] 7’, Marcos Aurélio 40’, Bruno Batata 46’, 61’, Leozinho 75’)
Atlético MG - Náutico, 3-0 (Junior 13’, Diego Tardelli 63’, M. Araújo 82’)
Fluminense - Grêmio, 0-0
Goiás - Corinthians, 0-0
Barueri - Avaí, 3-1 (Everton 61’, Pedrão 82’, M. Pimentel 84’; Marquinhos 7’)
Internacional - Vitória, 0-0
Palmeiras - Cruzeiro, 3-1 (Marcão 32’, Keirrison 38’, 58’; Bernardo 23’)

Classificação
do Brasileirão 2009

classificação

Vídeos

Atlético MG 3-0 Náutico


Palmeiras 3-1 Cruzeiro


Coritiba 5-0 Flamengo


Barueri 3-1 Avaí


São Paulo 1-1 Santo André


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas