quinta-feira, 11 de junho de 2009

CONMEBOL - Fase de qualificação: liderança assegurada ao Brasil; Argentina perde na altitude novamente.

A Seleção Brasileira venceu o Paraguai por 2-1, no estádio do Arruda, em Recife, e ficou muito perto de se garantir antecipadamente no Mundial da África do Sul. Por sua vez, a Argentina de Maradona voltou a perder na altitude (como nos incríveis 1-6 contra a Bolívia), desta vez para o Equador. O resultado deixou os hermanos na quarta posição, distantes cinco pontos da equipe de Dunga.

Apoiada por boa parte dos 56.682 espectadores em Recife, a Seleção começou atrás do placar contra os paraguaios. Cabañas cobrou falta que desviou em Elano aos 25 minutos, 1 a 0. O time treinado por Gerardo Martino marcava a saída de bola brasileira e dificultava as ações dos donos da casa, que pouco ameaçavam o gol de Villar. Mesmo assim, o Brasil achou o empate
aos 40’: Daniel Alves cruzou e Robinho apareceu sem marcação, 1 a 1.

Robinho empatou o jogo no Arruda

E logo no primeiro lance de ataque da etapa final, a Seleção virou. Felipe Melo deu belo lançamento para Nilmar, que contou com o desvio do zagueiro para marcar o gol. O Paraguai a partir daí se lançou com tudo para o ataque, ficando com três atacantes. Sem criar jogadas ofensivas, porém, os visitantes deram a chance para o contra-ataque brasileiro.

Daniel Alves quase fez o terceiro em cobrança de falta originada de um contragolpe na corrida de Kaká. Aos 77’, Pato, que entrara no lugar de Nilmar, concluiu para fora após belo lance de Lúcio. E, aos 81’, foi a vez de Robinho tentar, mas chutou por cima do gol. A partida terminou 2 a 1, para comemoração dos jogadores de verde e amarelo em campo.

Em Quito, a Argentina caiu ante os 2.850 metros de altitude e viu o próprio Equador se aproximar na tabela, ficando agora dois pontos atrás da zona de classificação direta ao Mundial. O time de Maradona poderia ter aberto o placar no primeiro tempo, mas Tevez perdeu pênalti aos 28’, defendido por Elizaga. Outras oportunidades foram perdidas, com Messi e Gago, mas o zero não saiu do placar na etapa inicial.

Argentina de Messi está em quarto lugar
Na final, quem marcou foi o Equador. E foi um golaço: Ayoví arriscou de longe e acertou o ângulo de Andujar, goleiro negociado com o Benfica. Maradona então lançou seu time à frente, com Diego Milito entrando no lugar do defensor Heinze. Mas, um minuto após esta substituição, veio o golpe fatal, no gol de Palacios. E as críticas ao desempenho argentino só aumentam.

Beneficiado pela derrota paraguaia, o Chile assumiu o segundo lugar das eliminatórias ao golear a Bolívia por 4 a 0, em Santiago. O selecionado comandado por Marcelo Bielsa teve problemas até abrir o placar com Beausejour, aos 42 minutos. Na segunda parte, com a expulsão de um boliviano, as coisas ficaram mais fáceis, e Estrada e Sanchez (duas vezes) fecharam o placar. O Chile está muito perto de voltar à uma Copa do Mundo, após se ausentar em 2006 e 2002.
Bielsa pode levar Chile ao Mundial pela 1ª vez desde 1998
Já o Uruguai se viu mais distante da disputa entre os quatro primeiros com o empate contra a Venezuela em 2 a 2. Maldonado abriu o placar no primeiro tempo, e Suarez e Forlán viraram na etapa decisiva com ajuda do goleiro Vega. Porém, Rey deixou tudo igual numa bomba em cobrança de falta. Os venezuelanos ficaram a três pontos do quinto colocado Equador.

Também na briga por ao menos uma vaga na repescagem está a Colômbia, que bateu o Peru por 1 a 0, num gol de Falcao García, aproveitando a falha do arqueiro Butrón. Os colombianos, donos do pior ataque das eliminatórias, ocupam a sétima posição e seguem sonhando.


Resultados da 14ª jornada das eliminatórias sul-americanas
Equador - Argentina, 2-0 (Ayoví 71’, Palacios 82’)
Colômbia - Peru, 1-0 (Falcao García 25’)
Brasil - Paraguai, 2-1 (Robinho 40’, Nilmar 50’; Cabañas 25’)
Chile - Bolívia, 4-0 (Beausejour 42’, Estrada 73’, Alexis Sanchez 77’, 87’)
Venezuela - Uruguai, 2-2 (Maldonado 9’, Rey 74’; Luis Suarez 59’, Forlán 71’)

Classificação
1. Brasil, 27 pontos
2. Chile, 26
3. Paraguai, 24
4. Argentina, 22
5. Equador, 20
6. Uruguai, 18
7. Colômbia, 17 (saldo -4)
8. Venezuela, 17 (saldo -7)
9. Bolívia, 12
10. Peru, 7


Vídeos

Brasil 2-1 Paraguai


Chile 4-0 Bolívia


Equador 2-0 Argentina


Colômbia 1-0 Peru


Venezuela 2-2 Uruguai


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas