segunda-feira, 8 de junho de 2009

Brasileirão: 5ª jornada - Caiu o primeiro treinador por má campanha no Nacional.

O primeiro técnico a deixar o comando de seu clube pelos maus resultados neste Campeonato Brasileiro foi Geninho, do Atlético Paranaense. Sua saída se deve ao péssimo início de campanha do time, que nesta quinta rodada foi goleado em casa pelo Atlético-MG por 4 a 0 -lembramos que Nelsinho Baptista saira do Sport devido ao desgaste e à eliminação na Taça Libertadores. A rodada terminou com velho líder: o Internacional, que empatou com o Cruzeiro. No melhor jogo do dia (ou pelo menos, os melhores 45 minutos iniciais), o Sport bateu o Flamengo de virada.

Começamos pelo Atlético-PR. Curiosamente, Geninho sai aproximadamente um mês após recusar um convite do Grêmio, com a alegação de que não “havia motivos para deixar o Atlético”. O motivo veio com a terceira derrota em casa em três jogos, desta vez para o vice-líder Atlético-MG.

Galo superou Furacão - 4 a 0
O Galo pressionou por quase todo o primeiro tempo na Arena da Baixada (15.505 pagantes), e já havia criado duas boas chances de gol antes de abrir o placar numa bela jogada aos 25 minutos. Diego Tardelli deu passe de calcanhar para Junior finalizar e marcar o primeiro. Aos 54’, o segundo: bela jogada no ataque mineiro que Tardelli concluiu, 2 a 0. E ficou ainda mais fácil com a expulsão de Marcinho, do Furacão. Éder Luís marcou o terceiro aproveitando rebote do goleiro Vinícius, e ainda fez mais um, de cabeça.

O Galo tem 11 pontos, dois a menos que o Internacional. O Colorado segurou o Cruzeiro no Mineirão (16.687 pagantes), em um jogo nervoso, com oito cartões amarelos. Aos 17 minutos, duas expulsões: Kléber, do time local, e o goleiro Lauro, dos visitantes, em uma confusão na pequena área. Neste momento o Inter já vencia com um gol de Magrão, aos quatro minutos.

Logo no primeiro minuto da etapa final, a Raposa empatou. Wellington Paulista aproveitou rebote do arqueiro Michel Alves, que entrara no lugar do atacante Alecssandro. Os cruzeirenses dominaram a segunda parte, mas em poucos momentos conseguiram pressionar Michel Alves. E o jogo terminou mesmo empatado.

Na Ilha do Retiro (26.602 pagantes), sobrou emoção nos primeiros 45 minutos de Sport e Flamengo. Em dez minutos, o Rubro-Negro carioca abriu 2 a 0, com dois gols de Emerson. O mesmo Emerson ainda teve a chance de fazer o terceiro, mas parou no arqueiro Magrão. A partir dos 26 minutos, iniciou uma reação incrível do Sport, que estreava o técnico Emerson Leão no comando. E tudo num espaço de nove minutos.

Sport venceu Fla após nove anos
Em cruzamento na área, Bruno saiu mal e Durval descontou. Um minutos depois, Ronaldo Angelim falhou e Weldon empatou. O camisa 20 do Sport fez mais um três minutos depois, completando cruzamento de Fumagalli e desvio de Juliano. Aos 33’, Ciro se livrou da marcação e encontrou Weldon, sempre ele, sem marcação. Com um chute forte, o atacante chegou ao hat-trick, 4 a 2.

O Sport controlou as ações do segundo tempo, esfriando a partida. Mesmo assim, quase chegou ao quinto gol num belo lance de Sandro Goiano. Ele arriscou do meio-campo e obrigou Bruno, adiantado, a fazer uma grande defesa. E foi “só” na Ilha do Retiro, na primeira vitória do time pernambucano no Brasileirão.

Também não faltou emoção no Palestra Itália, para 16.118 pagantes. O Palmeiras voltou a vencer com um gol de Maurício Ramos, nos acréscimos da partida, marcando o 2-1 contra o Vitória. Os baianos exigiram uma atuação destacada do goleiro Marcos no primeiro tempo, e apenas por isso não marcaram nos 45 minutos iniciais.

Porém, logo com um minuto do segundo tempo, o gol enfim veio. Leandro Domingues chutou para nova defesa de Marcos, e no rebote Apodi abriu o placar. O paraguaio Ortigoza entrou no Palmeiras e brilhou aos 64 minutos, aparecendo livre na frente do arqueiro Viáfara: 1 a 1. Mas o Vitória não se intimidou e quase fez o segundo, num chute na trave de Leandro Domingues em outro rebote de Marcos. O time de Vanderlei Luxemburgo se atirou para o ataque e chegou ao triunfo no primeiro minuto dos acréscimos. Escanteio cobrado e Maurício Ramos desviou para garantir os três pontos.

Se sobrou emoção na Ilha do Retiro e no Palestra Itália, faltou em grande parte do clássico entre Fluminense e Botafogo, no Maracanã (13.726 pagantes). Os dois piores ataques do campeonato falharam demais e, num dos poucos lances de qualidade, Fred definiu a vitória do Flu aos 88 minutos. Ele recebeu de Leandro Amaral, driblou Renan e concluiu de cabeça, 1 a 0.

No estádio Bruno José Daniel, para apenas 7.818 pagantes, jogo muito disputado entre Santo André e Santos. A partida começou em alta velocidade e aos seis minutos, Kléber Pereira passou pelo goleiro Neneca e abriu o placar, anotado seu 67º tento com a camisa santista. Aos 13’, Nunes cabeceou para empatar. Aos 25’, a defesa andreense se complicou e Madson marcou 2 a 1 para os visitantes.
Kléber Pereira marcou 67º gol pelo Santos

Aos 34 minutos, lance violento de Fábio Costa em Gustavo Nery. O goleiro santista deu um carrinho no lateral do Santo André, que ficará dois meses parado pela lesão. Inacreditavelmente, o juiz Luiz Flávio Oliveira não marcou pênalti. E, aos 45’, Nunes bisou e levou o jogo empatado para o intervalo.

Aos 65 minutos, Fabão deixou o Santos novamente em vantagem, numa bomba em cobrança de falta. Pouco depois o Santo André teve Nunes expulso, em uma dividida com Fábio Costa. Mesmo assim, a equipe buscou o 3-3 com Elvis, de pênalti. O Santos encerrou a rodada no quarto lugar, dez posições acima do Santo André.

Também na quinta-feira, o Grêmio passou pelo Náutico por 3 a 0, para um público de apenas 10.793 pagantes, o menor dos últimos anos no estádio Olímpico em campeonatos brasileiros. Souza foi o destaque do jogo, com dois gols. O argentino Maxi Lopez, ex-Barcelona, também deixou o seu.

Na Ressacada, Avaí e São Paulo ficaram no zero. O destaque do jogo foi o goleiro Eduardo Martini, da equipe da casa, que impediu o que seria a segunda derrota consecutiva dos catarinenses. O arqueiro são-paulino Denis também apareceu bem. No Serra Dourada, outro empate: Goiás e Barueri, no pior público da rodada (4.252 pagantes). O Barueri perdeu a chance de vencer sua primeira partida na Série A ao levar o 2-2 aos 87 minutos, num gol de Everton Hora.


Resultados da 5ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009
Grêmio - Náutico, 3-0 (Souza 36’, 80’, Maxi Lopez 67’)
Santo André - Santos, 3-3 (Nunes 13’, 45’, Elvis 72’; Kléber Pereira 6’, Madson 25’, Fabão 65’)
Corinthians - Coritiba, 2-0 (Souza 45’, Douglas 54’)
Atlético PR - Atlético MG, 0-4 (Junior 25’, Diego Tardelli 54’, Éder Luís 76’, 80’)
Sport - Flamengo, 4-2 (Durval 26’, Weldon 27’, 30’, 34’; Emerson 5’, 9’)
Palmeiras - Vitória, 2-1 (Ortigoza 64’, Maurício Ramos 90’; Apodi 46’)
Avaí - São Paulo, 0-0
Cruzeiro - Internacional, 1-1 (W. Paulista 46’; Magrão 4’)
Goiás - Barueri, 2-2 (Ramalho 37’, Everton Hora 87’; André Luiz 44’, Ewerton 82’)
Fluminense - Botafogo, 1-0 (Fred 88’)

Classificação

classificação

Vídeos

Cruzeiro 1-1 Internacional


Atlético PR 0-4 Atlético MG


Sport 4-2 Flamengo


Palmeiras 2-1 Vitória


Santo André 3-3 Santos


Fluminense 1-0 Botafogo


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

1 comentário:

  1. Venho apenas convidar-te a visitar o fintasefifias.blogspot.com onde são revisitadas as carreiras de jogadores dos grandes dos últimos anos. Ao mesmo tempo, entrevistarei eu mesmo cada um deles para ouvir dos próprios a sua visão da sua carreira aqui. O 1º foi Veloso, o 2º irá ser André Cruz e depois virá o ex-portista Diego. Abraço.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas