domingo, 7 de junho de 2009

CONMEBOL - Fase de qualificação: Brasil quebra jejum no Uruguai; Argentina vence no aperto.

A Seleção Brasileira obteve um belo resultado neste sábado, pela 13ª jornada das eliminatórias sul-americanas para o Mundial da África do Sul. A equipe de Dunga fez 4 a 0 na visita ao Uruguai, quebrando um jejum de 33 anos (sete jogos) sem vencer a Celeste Olímpica em terras uruguaias. O resultado levou o Brasil à liderança das eliminatórias, graças ao desaire paraguaio frente o Chile.

Apesar do placar em Montevidéu, o jogo não foi fácil, em especial para o sistema defensivo brasileiro. Contudo, na primeira chegada brasileira, o gol: Daniel Alves arriscou de longe e o goleiro Viera ajudou, 1 a 0. O time de Dunga recuou e a partir de então surgiu Júlio César. O goleiro fez belas defesas e impediu o empate, mas não foi só ele a salvar a pátria. Em duas oportunidades, Daniel Alves interveio de forma providencial.

Aos 35 minutos, o segundo gol, em jogada muito trabalhada nos treinos da Seleção. Elano cruzou e Juan cabeceou para defesa de Viera. Na sequência do lance, a jogada se repetiu, e Juan, desta vez, se antecipou ao goleiro uruguaio, 2 a 0. Aos 38’, mais uma bela defesa de Júlio César, cara a cara com Alvaro Pereira.

Kaká também ajudou na marcação brasileira
O Uruguai voltou com mais um avante no segundo tempo, mas pagou o preço de se descuidar dos contragolpes da Seleção. Aos 51 minutos, Kaká passou para Elano, que encontrou Luís Fabiano sem marcação. O atacante do Sevilla mandou uma bomba e assinalou o terceiro gol. Os visitantes ficaram com um a menos aos 64’, após expulsão de Luís Fabiano. Mas quem chegou ao gol mais uma vez foi a Seleção: Kaká sofreu e converteu pênalti aos 74’. Os uruguaios ainda tiveram boas chances para descontar, mas pararam no goleiro da Inter de Milão. Final, 4 a 0.

Por sua vez, a Argentina venceu a Colômbia por 1 a 0, no Monumental de Nuñez. Em uma partida sem grandes lances de perigo, e com uma atuação muito ruim, os “hermanos” chegaram ao triunfo com o defensor Díaz, após escanteio aos 55 minutos de jogo. Os argentinos ficaram em quarto lugar com o resultado.

Chile tirou liderança paraguaia
A seleção chilena conseguiu um belo resultado e venceu o Paraguai por 0-2, em Assunção. Matias Fernandez abriu o placar aos 12 minutos, e manteve sempre o time guaraní controlado. E, aos 50’, o golpe fatal, numa cabeçada de Humberto Suazo. Os paraguaios deixaram a liderança das eliminatórias: têm os mesmos 24 pontos que o Brasil, mas um saldo de gols inferior (18 a 8).

Não foi só o Brasil que quebrou um “tabu” nesta jornada de eliminatórias. A Venezuela conquistou sua primeira vitória fora de casa em jogos contra a Bolívia, na altitude de La Paz. A equipe da casa, treinada por Erwin “Platini” Sanchez, perdeu um pênalti, desperdiçado por Marcelo Moreno. Minutos depois, Rivero marcou um gol contra e deu a vitória à seleção “Viñotinto”, que ocupa a sétima posição na tabela. Na próxima rodada, os venezuelanos fazem um duelo chave para lutar por uma vaga pelo menos à repescagem: recebem o Uruguai.
Em Lima, o Equador chegou aos mesmos 17 pontos do Uruguai após vencer o Peru por 2 a 1, com gols de Reasco e Carlos Tenório. O Peru, com apenas uma vitória, está isolado no último lugar.

Além do confronto entre Venezuela e Uruguai, os demais jogos da 14ª jornada também ocorrerão na quarta-feira: Equador vs. Argentina, Colômbia vs. Peru, Chile vs. Bolívia e Brasil vs. Paraguai.


Resultados da 13ª jornada das eliminatórias sul-americanas para o Mundial 2010
Uruguai - Brasil, 0-4 (Daniel Alves 11’, Juan 35’, Luís Fabiano 51’, Kaká 74’)
Bolívia - Venezuela, 0-1 (Rivero [p.b.] 32’)
Argentina - Colômbia, 1-0 (Díaz 55’)
Paraguai - Chile, 0-2 (Fernandez 12’, Suazo 50’)
Peru - Equador, 1-2 (Vargas 51’; Reasco 32’, Carlos Tenório 58’)

Classificação
1. Brasil, 24 pontos (saldo 18)
2. Paraguai, 24 (saldo 8)
3. Chile, 23
4. Argentina, 22
5. Uruguai, 17 (saldo 7)
6. Equador, 17 (saldo -4)
7. Venezuela, 16
8. Colômbia, 14
9. Bolívia, 12
10. Peru, 7


Vídeos

Uruguai 0-4 Brasil


Paraguai 0-2 Chile


Argentina 1-0 Colômbia


Bolívia 0-1 Venezuela


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas