sexta-feira, 8 de maio de 2009

Vai começar o Campeonato Brasileiro 2009.

Começa no próximo sábado o Campeonato Brasileiro edição 2009. As novidades deste ano ficam por conta da volta do Corinthians, do retorno do Avaí após 30 anos, do retorno do Santo André depois de 25 anos, e da primeira vez do Barueri, equipe com futebol profissional desde 2001 apenas.

O São Paulo irá em busca do quarto título em sequência, e com a base do time campeão nos últimos anos. Contudo, dos 20 capitães das equipes da Série A, 13 apostam no Internacional como grande favorito à conquista. Nove desses 20 apontam Ronaldo como principal candidato à artilharia.


Ronaldo, Adriano, Ramires, Wagner, Fred, Souza, Victor, D’Alessandro, Nilmar, Taison, Diego Souza, Keirrison, Neymar, Ciro... Jogadores que podem fazer a diferença para suas respectivas equipes ao longo da temporada (se continuarem nas equipes após as janelas de transferências, obviamente). Vamos dar um balanço geral sobre os 20 participantes.


Atlético MG
Diego Tardelli (centro) - esperança do Atlético-MG
O Galo chega com problemas ao Brasileirão. Completou 12 jogos sem vencer os clássicos contra o rival de Belo Horizonte Cruzeiro, tendo levado duas goleadas contra a Raposa só neste ano (2-4 e 0-5, este segundo que acarretou na perda do título do campeonato mineiro). O técnico Emerson Leão foi demitido faltando uma semana para o início do nacional - Celso Roth é o seu substituto, e estreou sendo eliminado da Copa do Brasil pelo Vitória. O destaque do time é o atacante Diego Tardelli.

Atlético-PR
Atlético-PR - campeão estadual após 4 anos
Campeão paranaense após quatro anos, o Atlético-PR inicia a luta do Brasileirão tentando melhorar a imagem deixada após o fraco desempenho em 2008, quando esteve perto do rebaixamento. Para isso, conta com o mesmo técnico das rodadas finais do último certame nacional e o mesmo que levou o clube ao único título brasileiro (em 2001): Geninho. Dentro de campo, as expectativas se voltam para o meia paraguaio Julio dos Santos e o atacante Rafael “He-Man” Moura, artilheiro do estadual com 14 gols.

Avaí
Avaí na Série A depois de 30 anos
Quebrando tabus. Assim o time catarinense do Avaí chega para disputar a Série A nacional depois de 30 anos. E o ano começou muito bom para o chamado “Leão da Ilha”, com a conquista do campeonato catarinense depois de 12 anos. A equipe treinada por Silas buscará, em tese, a permanência na primeira divisão, e para isso conta com a experiência do meia Marquinhos, 27 anos e ex-Bayer Leverkusen, e do atacante Evando, 32, autor de 58 gols em suas passagens por Guimarães e Estrela da Amadora.

Barueri
Barueri espera se manter na Série A
Estreante na primeira divisão, o Barueri foi fundado em 1989, mas apenas desde 2001 conta com futebol profissional. Disputou a terceira divisão brasileira em 2006, conseguindo o quarto lugar. Foi para a Série B, onde ficou em 2007 (13º) e 2008 (4º), finalmente alcançando a elite nacional com este quarto lugar. A equipe treinada por Estevam Soares - que assumiu no meio do Paulistão - joga na Arena Barueri, e tem no experiente atacante Pedrão, 31 anos, a grande esperança de gols. Isso claro, se ele não for vendido no meio do certame.

Botafogo
Botafogo busca melhorar campanha passada

Vice-campeão carioca nos últimos três anos (incluindo 2009), o Botafogo busca no Brasileirão ao menos igualar a campanha da temporada passada, quando terminou em sétimo - sua melhor campanha desde o título de 1995. Treinado por Ney Franco, o Alvinegro aposta em três jogadores essencialmente para obter sucesso no certame nacional: os atacantes Reinaldo e Victor Simões e o meia Maicossuel.

Corinthians
Fogo na festa corinthiana pelo título estadual

De volta à elite após um ano na segundona, o Corinthians foi campeão paulista invicto e mostrou ao mundo que Ronaldo pode ainda fazer o que mais sabe: gols. Foram oito no estadual e mais dois na Copa do Brasil, onde o Timão vai encarar o Fluminense nas quartas-de-final. O time de Mano Menezes ainda conta com o goleiro Felipe, o lateral-esquerdo André Santos, os meias Douglas e Elias e o atacante Dentinho, jogadores que podem levar o clube a ter grande destaque no certame nacional. Quanto a foto que ilustra o Corinthians, perdoem-me, mas achei sensacional o momento em que há fogo envolto no capitão William, na festa do título contra o Santos.

Coritiba
Coritiba (dir.) ainda luta na Copa do Brasil
Em seu ano de centenário, o Coxa entra no Brasileirão buscando, no mínimo, uma vaga para a Copa Sul-Americana. Sem conseguir o título estadual, a direção do clube apostou na troca de técnico: saiu Ivo Wortmann e entrou René Simões, que conduzira a equipe de volta à elite nacional em 2006. Dentro de campo, destacam-se o meia Marlos e os atacantes Marcelinho Paraíba e Pedro Ken. O Coritiba briga por vaga nas semifinais da Copa do Brasil contra a Ponte Preta.

Cruzeiro

Kléber (30) - aposta cruzeirense
O Cruzeiro de Adílson Batista entra, mais um ano, como candidato ao título. Com uma campanha tranquila na fase de grupos da atual Taça Libertadores, o time demonstra ter condições para almejar algo a mais do que a vaga na competição continental, como aconteceu nos últimos dois anos. O goleiro Fábio, os meias Ramires e Wagner e o atacante Kléber aparecem como os principais jogadores do Cruzeiro - evidentemente, não sabemos se todos eles seguirão no clube após a janela de transferências.

Flamengo
Fla foi campeão carioca novamente
Mesmo cheio de dívidas e com dificuldades em pagar os salários, o Flamengo do técnico Cuca aposta no atacante Adriano, ex-Inter de Milão, para o Campeonato Brasileiro. Com jogadores de boa qualidade, como o goleiro Bruno e o meia Zé Roberto, o Fla deve, no entanto, vender algum para tentar equilibrar as finanças. O veterano zagueiro Fábio Luciano será uma das ausências neste Brasileirão, tendo se aposentado após o terceiro título estadual consecutivo.

Fluminense
Thiago Neves sairá do Flu em julho
Com o forte patrocínio da Unimed bancando os salários do técnico Carlos Alberto Parreira e do atacante Fred, ex-Lyon, o Flu acabou não conseguindo ir longe no estadual. A desconfiança cresceu e o time precisará mostrar que os altos salários renderão bons resultados. E neste ano, com um elenco com altos salários, espera-se a luta pelo segundo título brasileiro - o primeiro veio em 1984. O Fluminense buscará um novo camisa 10, pois Thiago Neves está negociado com o futebol árabe e sairá em julho. Porém, o argentino Conca, que vem numa má fase, pode ser esse 10.

Goiás
Felipe (esq.) - expectativa de gols do Goiás
Time acostumado a fazer campanhas razoáveis, o Goiás inicia mais um Brasileiro com esta pretensão: conseguir chegar o mais longe possível. A equipe de Hélio dos Anjos conta com o poderio ofensivo de Iarley e Felipe para tentar, ao menos, uma vaga em competição sul-americana, como no ano passado (8º lugar e presença na Copa Sul-Americana). E o ano começou bem: foi campeão goiano após fracassar nas tentativas em 2007 e 2008.

Grêmio
Souza, do Grêmio, vive ótima fase
Vice-campeão na temporada passada, o Grêmio demitiu o técnico Celso Roth após três derrotas nos clássicos contra o Internacional no campeonato gaúcho 2009. Paulo Autuori deve ser o substituto, para comandar o time também na Taça Libertadores, onde fez a melhor campanha dos 32 times na fase de grupos. Com destaques como o goleiro Victor, o zagueiro Rever, os meias Souza e Tcheco e o conhecido atacante argentino Maxi Lopez, o Tricolor chega embalado para manter o nível do último Brasileirão.

Internacional
Internacional, no ano do centenário, vive ótimo momento
Campeão da Copa Sul-Americana em 2008, o Internacional de Tite fez uma campanha discreta no último nacional. Bicampeão gaúcho em 2009 e já com incríveis 82 gols em 28 jogos no ano, a equipe é apontada como uma das melhores do país, com nomes como D’Alessandro, Nilmar e o jovem Taison, maior revelação do clube no ano do centenário. E justamente por ser o ano do centenário, o Colorado não poupará esforços para buscar seu quarto título brasileiro. O time de Tite está nas quartas da Copa do Brasil, encarando o Flamengo.

Náutico
Náutico espera escapar da queda
Os pernambucanos do Náutico entram em mais um Campeonato Brasileiro esperando, no mínimo, escapar da Segundona. Último a safar-se da queda em 2008, o Timbu já está no segundo técnico em 2009: saiu Roberto Fernandes e entrou Waldemar Lemos. Contando com poucos destaques individuais, o Náutico bota suas fichas em dois fatores: o camisa 10 Carlinhos Bala, ex-Sport, e o (péssimo) gramado do estádio dos Aflitos, eleito o pior dos 20 participantes da última Série A, onde o clube dificilmente é derrotado.

Palmeiras
Keirrison (9) - artilheiro do Palmeiras
Eliminado pelo Santos nas semifinais do campeonato paulista, o Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo conseguiu vaga nas oitavas-de-final da Libertadores no sufoco. Apesar de contar com bons valores (Cleiton Xavier, Diego Souza, Keirrison, entre outros), o Verdão é muito instável, e entra no Brasileirão a princípio em condições de brigar por vaga na principal competição de clubes das Américas. Ou, sendo mais ousado, tentar o quinto título nacional.

Santo André
Santo André vai para 2º Brasileirão na Série A
Um dos times mais experientes do Brasil, o Santo André vai para seu segundo Brasileirão (o primeiro foi em 1984) tentando se manter na elite. Com jogadores veteranos como Fernando, 41 anos, e Marcelinho Carioca, 37, o time treinado por Sérgio Soares tem dois principais nomes para deixar uma boa imagem: o goleiro Neneca e o atacante boliviano Pablo Escobar.

Santos
Neymar (7) - jovem valor do Santos
O Santos também coleciona uma troca de técnico no ano: saiu Márcio Fernandes e entrou Vagner Mancini, que deu um jeito na equipe e a levou à final do estadual contra o Corinthians. Algumas contratações, como Lúcio Flávio e Bolaños, foram colocadas de lado, para a entrada de jovens como Madson, Paulo Henrique e Neymar - a grande joia da Vila Belmiro, com apenas 18 anos. Mesclando esta juventude com a experiência de Fábio Costa, Fabiano Eller e o artilheiro Kléber Pereira, o Santos pode se candidatar a voos mais altos do que no último ano.

São Paulo
São Paulo confia em Hernanes
Atual tricampeão nacional, é desnecessário dizer que o São Paulo entra mais uma vez como um dos favoritos ao título. A base dos últimos anos vem sendo mantida, e jogadores como Rogério Ceni (lesionado por seis meses, contudo) Miranda, André Dias, Jorge Wagner, Hugo, Hernanes, Borges e Dagoberto, juntando-se a contratações como a de Washington, o time de Muricy Ramalho se credencia como um dos melhores do país. E que os demais tratem de tentar pará-lo.

Sport
Sport faz bela campanha na Libertadores
Campeão da Copa do Brasil em 2008 e com uma boa campanha na atual Taça Libertadores, onde foi líder de um grupo com Palmeiras, LDU e Colo-Colo, o Leão da Ilha também pretende mostrar sua força nas 38 jornadas do Brasileirão. O técnico Nelsinho Baptista conta com a experiência de Magrão, Durval e Paulo Baier, além do ídolo da torcida Fumagalli, aliada à juventude da revelação Ciro, para tentar a melhor campanha do clube desde o título de 1988 (polêmicas à parte...).

Vitória
Vitória, de Ramón (esq.), foi campeão estadual
Após igualar a melhor campanha do time desde o vice-campeonato de 1993, com o décimo lugar de 2008, o Vitória foi campeão baiano mas já colecionou duas trocas de técnico neste ano. Começou com Vagner Mancini, passou por Mauro Fernandes e atualmente o cargo está com Paulo César Carpegiani. A equipe, que conta com os veteranos Jackson, 35 anos, e Ramón, 37, está nas quartas da Copa do Brasil, onde enfrentará o Vasco.

A primeira rodada da Série A terá os seguintes duelos:

Palmeiras vs Coritiba;
Sport vs Barueri; Avaí vs Atlético MG; Atlético PR vs Vitória; Fluminense vs São Paulo; Cruzeiro vs Flamengo; Corinthians vs Internacional; Santo André vs Botafogo; Goiás vs Náutico; e Grêmio vs Santos.

Na Série B, que terá jogos nas terças, sextas e sábados, são também 20 clubes, buscando uma das quatro vagas na primeira divisão (os quatro primeiros subirão). Já os quatro piores colocados vão para a Série C - vale lembrar que, em 2009, haverá pela primeira vez a disputa da quarta divisão nacional, a chamada Série D.

Os confrontos da rodada inaugural da "segundona" são: Ponte Preta vs ABC; Bragantino vs São Caetano; Campinense vs Duque de Caxias; Figueirense vs Ipatinga; Bahia vs Paraná; Vila Nova vs Portuguesa; Fortaleza vs Guarani; Vasco vs Brasiliense; Juventude vs Ceará; e América RN vs Atlético GO.

Para informações mais detalhadas sobre os 20 clubes da Série A, acessem o Guia do Campeonato Brasileiro no site Globoesporte.com.

Vídeos





Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra, Globo.com]

Página Inicial

2 comentários:

  1. Grande trabalho Matheus. Um excelente manual para mim e todos acerca das equipas do Brasileirão.

    Acerca das aposta para vencedor, coloco na 1 linha o campeão SPaulo
    Depois os habituais: Cruzeiro, Gremio e Internacional.

    Também o Palmeiras, Timão, Santos e Fla/Flu terão uma palavra a dizer

    Que os regresso de alguns craques eleve o nível da prova.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo artigo. Está fabuloso e dá uma noção bastante boa dum campeonato que muitas vezes nos passa despercebido.
    Bom trabalho!!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas