sexta-feira, 8 de maio de 2009

Taça Libertadores - Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro largam na frente nas oitavas-de-final.

Algumas das oitavas-de-final da Taça Libertadores foram disputadas no meio desta semana. A Federação Mexicana anunciou que iria retirar Chivas e San Luís da competição, mas a CONMEBOL definiu que eles jogariam contra São Paulo e Nacional, respectivamente, em jogo único, na casa destes. Em caso de empate, pênaltis. As partidas seriam no dia 20. Contudo, a Federação Mexicana manteve a postura e confirmou que seus times estão fora da disputa, algo confirmado no site oficial do Chivas no início da noite desta sexta-feira (em horário de Brasília). Aguardemos... Já Defensor vs. Boca Juniors foi transferido para o dia 14 por falta de estádios aptos para a disputa do jogo no Uruguai.

Na terça-feira, o Palmeiras venceu o Sport por 1 a 0 e pode empatar na Ilha do Retiro. O Cruzeiro passou pela Universidad de Chile, em Santiago, por 2 a 1 e tem boa vantagem para a partida em Belo Horizonte. Já o Grêmio fez 3 a 1 no San Martín, em Lima, e pode ater perder por 2-0 em Porto Alegre que estará classificado.

Disputa forte entre Sport e Palmeiras

O Palmeiras sufocou no início da partida. Aos 5’, Keirrison mandou na trave de Magrão. Aos 24’, de novo Keirrison: ele chutou com perigo, para fora. Na etapa final, as coisas mudaram quando Vanderlei Luxemburgo colocou o paraguaio Ortigoza no lugar de Marquinhos. Logo em sua primeira jogada, o atacante foi derrubado por Hamilton, que acabou expulso. Na cobrança da falta, Ortigoza deu um leve desvio de cabeça para abrir o placar. Mesmo com um a mais, o Verdão só criou mais uma boa chance, numa cabeçada na trave de Diego Souza. Final, 1 a 0 - o vencedor do duelo pega, em tese, o Nacional.

Já o Grêmio passou com relativa facilidade pelos peruanos do San Martín, num vazio estádio Alejandro Villanueva. Logo aos oito minutos, Souza fez bela jogada, passou pelo marcador e abriu o placar. Mas, aos 34’, na primeira chegada com perigo, os peruanos lograram o empate: Arzuaga driblou Fábio Santos e concluiu sem chances para Victor.

Grêmio, de Fábio Santos (6), venceu no Peru
Mas bastaram 25 segundos de segundo tempo para restabelecer-se a ordem no escore: Souza, um dos nomes do jogo, cruzou para Maxi Lopez marcar o 2-1. O San Martín só ameaçou em uma oportunidade, mas Victor fez bela defesa em conclusão de Pedro García. E, aos 61’, o golpe fatal. Jonas deu assistência para Maxi Lopez, livre, encerrar o placar. Tcheco ainda poderia ter anotado o quarto, mas chutou para fora após jogada individual. Mas 3 a 1 já estava suficiente para o time do técnico (interino) Marcelo Rospide.

Por sua vez, o Cruzeiro também mostrou quem manda mesmo longe de seus domínios. Antes de dez minutos, a Raposa criou três chances de gol contra a Universidad de Chile, e na terceira, marcou o primeiro gol. Ramires cruzou para Soares, que mesmo sem jeito, concluiu para as redes - contudo, Soares se lesionou no lance e acabou substituído posteriormente. O time de Adílson Batista seguiu dominando, mas esbarrava na falta de pontaria para ampliar.

Kléber (25), em ação pelo Cruzeiro em Santiago
No segundo tempo, já aos 52’ o Cruzeiro marcou o segundo. Thiago Ribeiro passou para Marquinhos Paraná, que dominou e bateu bonito: 2 a 0. Os mineiros passaram a administrar a partida, mas acabaram levando o gol aos 85 minutos. Villalobos foi lançado e bateu forte, deixando Fábio sem reação, 2 a 1. Contudo, não foi suficiente para evitar a derrota chilena e a boa vantagem da equipe brasileira. Quem passar encara o São Paulo, em teoria.

Noutros jogos, o Estudiantes praticamente garantiu a sua vaga ao vencer por 3 a 0 o Libertad, que reclamou da arbitragem do brasileiro Carlos Simon. Ele deu um pênalti inexistente para o time argentino, e ainda expulsou injustamente Samudio no mesmo lance. Boselli anotou o gol na cobrança, fazendo o segundo gol do jogo. Quem vencer deste duelo encara ou Boca Juniors, ou Defensor.

No Equador, o Deportivo Cuenca passou pelo Caracas por 2 a 1, num campo alagado. Os venezuelanos saíram na frente com Cichero, mas tiveram Castellin expulso antes de meia hora de jogo, o que complicou o jogo da equipe. O brasileiro Rodrigo Teixeira empatou de pênalti aos 57’, e Villalba virou o placar. O vencedor deste confronto deve encarar o Grêmio nas quartas-de-final.


Resultados das oitavas-de-final da Taça Libertadores da América 2009

Palmeiras - Sport, 1-0 (Ortigoza 75’)
San Martín - Grêmio, 1-3 (Arzuaga 34’; Souza 8’, Maxi Lopez 46’, 61’)
Dep. Cuenca - Caracas, 2-1 (Teixeira 57’, Villalba 68’; Cichero 2’)
Estudiantes - Libertad, 3-0 (Fernandez 1’, Boselli 62’, 68’)
Univ. de Chile - Cruzeiro, 1-2 (Villalobos 85’; Soares 8’, M. Paraná 52’)
Chivas vs. São
Paulo [?]
San Luís vs. Nacional [?]
Defensor vs. Boca Juniors [adiado]

Vídeos

Palmeiras 1-0 Sport


San Martín 1-3 Grêmio


Univ. de Chile 1-2 Cruzeiro


Estudiantes 3-0 Libertad


Cuenca 2-1 Caracas


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas