O São Paulo irá em busca do quarto título em sequência, e com a base do time campeão nos últimos anos. Contudo, dos 20 capitães das equipes da Série A, 13 apostam no Internacional como grande favorito à conquista. Nove desses 20 apontam Ronaldo como principal candidato à artilharia.
Ronaldo, Adriano, Ramires, Wagner, Fred, Souza, Victor, D’Alessandro, Nilmar, Taison, Diego Souza, Keirrison, Neymar, Ciro... Jogadores que podem fazer a diferença para suas respectivas equipes ao longo da temporada (se continuarem nas equipes após as janelas de transferências, obviamente). Vamos dar um balanço geral sobre os 20 participantes.
Atlético MG
O Galo chega com problemas ao Brasileirão. Completou 12 jogos sem vencer os clássicos contra o rival de Belo Horizonte Cruzeiro, tendo levado duas goleadas contra a Raposa só neste ano (2-4 e 0-5, este segundo que acarretou na perda do título do campeonato mineiro). O técnico Emerson Leão foi demitido faltando uma semana para o início do nacional - Celso Roth é o seu substituto, e estreou sendo eliminado da Copa do Brasil pelo Vitória. O destaque do time é o atacante Diego Tardelli.
Atlético-PR
Campeão paranaense após quatro anos, o Atlético-PR inicia a luta do Brasileirão tentando melhorar a imagem deixada após o fraco desempenho em 2008, quando esteve perto do rebaixamento. Para isso, conta com o mesmo técnico das rodadas finais do último certame nacional e o mesmo que levou o clube ao único título brasileiro (em 2001): Geninho. Dentro de campo, as expectativas se voltam para o meia paraguaio Julio dos Santos e o atacante Rafael “He-Man” Moura, artilheiro do estadual com 14 gols.
Avaí
Quebrando tabus. Assim o time catarinense do Avaí chega para disputar a Série A nacional depois de 30 anos. E o ano começou muito bom para o chamado “Leão da Ilha”, com a conquista do campeonato catarinense depois de 12 anos. A equipe treinada por Silas buscará, em tese, a permanência na primeira divisão, e para isso conta com a experiência do meia Marquinhos, 27 anos e ex-Bayer Leverkusen, e do atacante Evando, 32, autor de 58 gols em suas passagens por Guimarães e Estrela da Amadora.
Barueri
Estreante na primeira divisão, o Barueri foi fundado em 1989, mas apenas desde 2001 conta com futebol profissional. Disputou a terceira divisão brasileira em 2006, conseguindo o quarto lugar. Foi para a Série B, onde ficou em 2007 (13º) e 2008 (4º), finalmente alcançando a elite nacional com este quarto lugar. A equipe treinada por Estevam Soares - que assumiu no meio do Paulistão - joga na Arena Barueri, e tem no experiente atacante Pedrão, 31 anos, a grande esperança de gols. Isso claro, se ele não for vendido no meio do certame.
Botafogo
Vice-campeão carioca nos últimos três anos (incluindo 2009), o Botafogo busca no Brasileirão ao menos igualar a campanha da temporada passada, quando terminou em sétimo - sua melhor campanha desde o título de 1995. Treinado por Ney Franco, o Alvinegro aposta em três jogadores essencialmente para obter sucesso no certame nacional: os atacantes Reinaldo e Victor Simões e o meia Maicossuel.
Corinthians
De volta à elite após um ano na segundona, o Corinthians foi campeão paulista invicto e mostrou ao mundo que Ronaldo pode ainda fazer o que mais sabe: gols. Foram oito no estadual e mais dois na Copa do Brasil, onde o Timão vai encarar o Fluminense nas quartas-de-final. O time de Mano Menezes ainda conta com o goleiro Felipe, o lateral-esquerdo André Santos, os meias Douglas e Elias e o atacante Dentinho, jogadores que podem levar o clube a ter grande destaque no certame nacional. Quanto a foto que ilustra o Corinthians, perdoem-me, mas achei sensacional o momento em que há fogo envolto no capitão William, na festa do título contra o Santos.
Coritiba
Em seu ano de centenário, o Coxa entra no Brasileirão buscando, no mínimo, uma vaga para a Copa Sul-Americana. Sem conseguir o título estadual, a direção do clube apostou na troca de técnico: saiu Ivo Wortmann e entrou René Simões, que conduzira a equipe de volta à elite nacional em 2006. Dentro de campo, destacam-se o meia Marlos e os atacantes Marcelinho Paraíba e Pedro Ken. O Coritiba briga por vaga nas semifinais da Copa do Brasil contra a Ponte Preta.
Cruzeiro
O Cruzeiro de Adílson Batista entra, mais um ano, como candidato ao título. Com uma campanha tranquila na fase de grupos da atual Taça Libertadores, o time demonstra ter condições para almejar algo a mais do que a vaga na competição continental, como aconteceu nos últimos dois anos. O goleiro Fábio, os meias Ramires e Wagner e o atacante Kléber aparecem como os principais jogadores do Cruzeiro - evidentemente, não sabemos se todos eles seguirão no clube após a janela de transferências.
Flamengo
Mesmo cheio de dívidas e com dificuldades em pagar os salários, o Flamengo do técnico Cuca aposta no atacante Adriano, ex-Inter de Milão, para o Campeonato Brasileiro. Com jogadores de boa qualidade, como o goleiro Bruno e o meia Zé Roberto, o Fla deve, no entanto, vender algum para tentar equilibrar as finanças. O veterano zagueiro Fábio Luciano será uma das ausências neste Brasileirão, tendo se aposentado após o terceiro título estadual consecutivo.
Fluminense
Com o forte patrocínio da Unimed bancando os salários do técnico Carlos Alberto Parreira e do atacante Fred, ex-Lyon, o Flu acabou não conseguindo ir longe no estadual. A desconfiança cresceu e o time precisará mostrar que os altos salários renderão bons resultados. E neste ano, com um elenco com altos salários, espera-se a luta pelo segundo título brasileiro - o primeiro veio em 1984. O Fluminense buscará um novo camisa 10, pois Thiago Neves está negociado com o futebol árabe e sairá em julho. Porém, o argentino Conca, que vem numa má fase, pode ser esse 10.
Goiás
Time acostumado a fazer campanhas razoáveis, o Goiás inicia mais um Brasileiro com esta pretensão: conseguir chegar o mais longe possível. A equipe de Hélio dos Anjos conta com o poderio ofensivo de Iarley e Felipe para tentar, ao menos, uma vaga em competição sul-americana, como no ano passado (8º lugar e presença na Copa Sul-Americana). E o ano começou bem: foi campeão goiano após fracassar nas tentativas em 2007 e 2008.
Grêmio
Vice-campeão na temporada passada, o Grêmio demitiu o técnico Celso Roth após três derrotas nos clássicos contra o Internacional no campeonato gaúcho 2009. Paulo Autuori deve ser o substituto, para comandar o time também na Taça Libertadores, onde fez a melhor campanha dos 32 times na fase de grupos. Com destaques como o goleiro Victor, o zagueiro Rever, os meias Souza e Tcheco e o conhecido atacante argentino Maxi Lopez, o Tricolor chega embalado para manter o nível do último Brasileirão.
Internacional
Campeão da Copa Sul-Americana em 2008, o Internacional de Tite fez uma campanha discreta no último nacional. Bicampeão gaúcho em 2009 e já com incríveis 82 gols em 28 jogos no ano, a equipe é apontada como uma das melhores do país, com nomes como D’Alessandro, Nilmar e o jovem Taison, maior revelação do clube no ano do centenário. E justamente por ser o ano do centenário, o Colorado não poupará esforços para buscar seu quarto título brasileiro. O time de Tite está nas quartas da Copa do Brasil, encarando o Flamengo.
Náutico
Os pernambucanos do Náutico entram em mais um Campeonato Brasileiro esperando, no mínimo, escapar da Segundona. Último a safar-se da queda em 2008, o Timbu já está no segundo técnico em 2009: saiu Roberto Fernandes e entrou Waldemar Lemos. Contando com poucos destaques individuais, o Náutico bota suas fichas em dois fatores: o camisa 10 Carlinhos Bala, ex-Sport, e o (péssimo) gramado do estádio dos Aflitos, eleito o pior dos 20 participantes da última Série A, onde o clube dificilmente é derrotado.
Palmeiras
Eliminado pelo Santos nas semifinais do campeonato paulista, o Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo conseguiu vaga nas oitavas-de-final da Libertadores no sufoco. Apesar de contar com bons valores (Cleiton Xavier, Diego Souza, Keirrison, entre outros), o Verdão é muito instável, e entra no Brasileirão a princípio em condições de brigar por vaga na principal competição de clubes das Américas. Ou, sendo mais ousado, tentar o quinto título nacional.
Santo André
Um dos times mais experientes do Brasil, o Santo André vai para seu segundo Brasileirão (o primeiro foi em 1984) tentando se manter na elite. Com jogadores veteranos como Fernando, 41 anos, e Marcelinho Carioca, 37, o time treinado por Sérgio Soares tem dois principais nomes para deixar uma boa imagem: o goleiro Neneca e o atacante boliviano Pablo Escobar.
Santos
O Santos também coleciona uma troca de técnico no ano: saiu Márcio Fernandes e entrou Vagner Mancini, que deu um jeito na equipe e a levou à final do estadual contra o Corinthians. Algumas contratações, como Lúcio Flávio e Bolaños, foram colocadas de lado, para a entrada de jovens como Madson, Paulo Henrique e Neymar - a grande joia da Vila Belmiro, com apenas 18 anos. Mesclando esta juventude com a experiência de Fábio Costa, Fabiano Eller e o artilheiro Kléber Pereira, o Santos pode se candidatar a voos mais altos do que no último ano.
São Paulo
Atual tricampeão nacional, é desnecessário dizer que o São Paulo entra mais uma vez como um dos favoritos ao título. A base dos últimos anos vem sendo mantida, e jogadores como Rogério Ceni (lesionado por seis meses, contudo) Miranda, André Dias, Jorge Wagner, Hugo, Hernanes, Borges e Dagoberto, juntando-se a contratações como a de Washington, o time de Muricy Ramalho se credencia como um dos melhores do país. E que os demais tratem de tentar pará-lo.
Sport
Campeão da Copa do Brasil em 2008 e com uma boa campanha na atual Taça Libertadores, onde foi líder de um grupo com Palmeiras, LDU e Colo-Colo, o Leão da Ilha também pretende mostrar sua força nas 38 jornadas do Brasileirão. O técnico Nelsinho Baptista conta com a experiência de Magrão, Durval e Paulo Baier, além do ídolo da torcida Fumagalli, aliada à juventude da revelação Ciro, para tentar a melhor campanha do clube desde o título de 1988 (polêmicas à parte...).
Vitória
Após igualar a melhor campanha do time desde o vice-campeonato de 1993, com o décimo lugar de 2008, o Vitória foi campeão baiano mas já colecionou duas trocas de técnico neste ano. Começou com Vagner Mancini, passou por Mauro Fernandes e atualmente o cargo está com Paulo César Carpegiani. A equipe, que conta com os veteranos Jackson, 35 anos, e Ramón, 37, está nas quartas da Copa do Brasil, onde enfrentará o Vasco.
A primeira rodada da Série A terá os seguintes duelos:
Palmeiras vs Coritiba; Sport vs Barueri; Avaí vs Atlético MG; Atlético PR vs Vitória; Fluminense vs São Paulo; Cruzeiro vs Flamengo; Corinthians vs Internacional; Santo André vs Botafogo; Goiás vs Náutico; e Grêmio vs Santos.
Na Série B, que terá jogos nas terças, sextas e sábados, são também 20 clubes, buscando uma das quatro vagas na primeira divisão (os quatro primeiros subirão). Já os quatro piores colocados vão para a Série C - vale lembrar que, em 2009, haverá pela primeira vez a disputa da quarta divisão nacional, a chamada Série D.
Os confrontos da rodada inaugural da "segundona" são: Ponte Preta vs ABC; Bragantino vs São Caetano; Campinense vs Duque de Caxias; Figueirense vs Ipatinga; Bahia vs Paraná; Vila Nova vs Portuguesa; Fortaleza vs Guarani; Vasco vs Brasiliense; Juventude vs Ceará; e América RN vs Atlético GO.
Para informações mais detalhadas sobre os 20 clubes da Série A, acessem o Guia do Campeonato Brasileiro no site Globoesporte.com.Vídeos
Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra, Globo.com]
Página Inicial
Grande trabalho Matheus. Um excelente manual para mim e todos acerca das equipas do Brasileirão.
ResponderEliminarAcerca das aposta para vencedor, coloco na 1 linha o campeão SPaulo
Depois os habituais: Cruzeiro, Gremio e Internacional.
Também o Palmeiras, Timão, Santos e Fla/Flu terão uma palavra a dizer
Que os regresso de alguns craques eleve o nível da prova.
Parabéns pelo artigo. Está fabuloso e dá uma noção bastante boa dum campeonato que muitas vezes nos passa despercebido.
ResponderEliminarBom trabalho!!