segunda-feira, 11 de maio de 2009

Liga Holandesa - AZ campeão após 28 anos.

Mendes da Silva (esq), um dos bons nomes do AZ

Terminou neste último domingo a edição 2008/2009 da Liga Holandesa, a Eredivisie. O campeão já era conhecido há duas semanas: o AZ Alkmaar de Louis Van Gaal conquistou a taça após 28 anos de jejum, com a ajuda dos maus resultados dos seus concorrentes Twente e Ajax. O PSV, campeão nas últimas quatro temporadas, decepcionou e conquistou apenas uma vaga na próxima Taça da UEFA.

Neste domingo, 16 mil adeptos foram ao estádio DSB, em Alkmaar, acompanhar a última partida da época. O AZ passou com facilidade pelo Heerenveen, outro qualificado à UEFA, por 3 a 1. O goleador do campeonato, o marroquino El Hamdaoui, abriu o placar aos 13’. O belga Dembele marcou aos 44’ e aos 58’.

O AZ busca agora renovar os contratos dos seus jogadores para a Liga dos Campeões e, principalmente, do técnico Van Gaal. Ele deve decidir nesta semana se continua no cargo ou aceita uma possível proposta do Bayern de Munique. Caso saía, o clube de Alkmaar mira Co Adriaanse.

Falando em técnicos, o Ajax venceu o Twente por 1 a 0 já sem o comando de Marco Van Basten. O maior campeão holandês já não tinha chances de conquistar o segundo posto na tabela, graças à derrota humilhante para o Sparta (0-4) na penúltima jornada. Isto, somado à eliminação em casa contra o Marseille na Taça da UEFA, foi o estopim para a saída do técnico. Na coletiva para a imprensa declarando sua demissão, ele foi enfático: “Eu me perguntei: Será que sou bom o bastante para o Ajax? Será que tenho influência sobre os jogadores? Será que sou capaz de melhorar o time? Quando vi que não podia encontrar respostas afirmativas para essas questões, decidi sair”.

Quem também terminou a época sem treinador foi o PSV, que anunciou Fred Rutten para a próxima temporada. O campeão das últimas épocas foi comandado no início de sua campanha por Huub Stevens, que não resistiu aos maus resultados e foi substituído interinamente por Dwight Lodeweges.

Rutten traz boas lembranças ao PSV. Ele foi auxiliar técnico de Guus Hiddink na bela campanha do clube na temporada 2004/05, onde foi semifinalista da Liga dos Campeões, e vencedor da Eredivisie e Taça da Holanda.

Voltando à atual temporada, o rebaixamento também foi definido neste domingo. O Volendam, que subiu nesta época, voltará a “Erste Divisie”, depois de empatar com o De Graafschap em 2 a 2. O próprio De Graafschap, além do Roda, disputará playoffs com equipes da segunda divisão para definir dois clubes que jogarão na elite em 2009/10. Por outro lado, o VVV-Venlo garantiu o retorno à Eredivisie após uma temporada na divisão de baixo.

Classificação final da Eredivisie 2008/09

1. AZ, 80 pontos [Liga dos Campeões]
2. Twente, 69 [pré-Liga dos Campeões]
3. Ajax, 68 [Taça UEFA]
4. PSV, 65 [Taça UEFA]
5. Heerenveen, 60 [Taça UEFA]
6. Groningen, 56
7. Feyenoord, 45 [saldo 8]
8. NAC Breda, 45 [saldo -10]
9. Utrecht, 44
10. Vitesse, 43
11. NEC, 42
12. Willem II, 37
13. Sparta, 35
14. Den Haag, 32 [saldo -18]
15. Heracles Almelo, 32 [saldo -20]
16. Roda JC, 30 [playoffs de rebaixamento]
17. De Graafschap, 30 [playoffs de rebaixamento]
18. Volendam, 29 [rebaixado]


Vídeos

AZ 3-1 Heerenveen


Ajax 1-0 Twente


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [foto: SC Heerenveen]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas