O Palmeiras se juntou aos outros quatro brasileiros na fase de oitavas-de-final da Taça Libertadores da América com um gol aos 87 minutos. A vitória de 0-1 contra o Colo-Colo, em Santiago, garantiu a vaga da equipe de Vanderlei Luxemburgo para encarar novamente o Sport, que ficou no primeiro lugar no mesmo grupo 1.
Com isso, foram definidos os oito confrontos da primeira etapa de mata-mata da Libertadores. Como dissemos, um confronto brasileiro: Sport vs. Palmeiras, com o segundo jogo na Ilha do Retiro. O Cruzeiro encara a Universidad de Chile, o São Paulo pega os mexicanos do Chivas e o Grêmio joga com os peruanos do San Martín.
Porém, o surto de gripe suína, provinda do México, pode alterar a programação do torneio. Com a recusa da prefeitura de Bogotá (Colômbia) para receber os jogos dos times mexicanos, poderia haver o enfrentamento entre Chivas e San Luís, fazendo com que o São Paulo jogasse contra o Nacional, do Uruguai. “Continuaremos buscando outro país. Se não conseguirmos, eles terão de se enfrentar”, afirmou o secretário-executivo da CONMEBOL, Francisco Brítez.
Mas, falemos dos jogos. O Palmeiras sufocou o Colo-Colo no primeiro tempo, precisando única e exclusivamente da vitória para se classificar. Foram duas bolas na trave: ambas com Keirrison. A segunda etapa ficou logo complicada com a expulsão de Marcão, aos 63 minutos. Mas os chilenos não se aproveitaram e foi o time visitante quem marcou. Aos 87’, Cleiton Xavier arriscou de longe, e a bola foi no ângulo do goleiro Muñoz. Depois, restou defender-se das últimas investidas chilenas para comemorar e silenciar o estádio Monumental.
Por sua vez, o Sport também sofreu, venceu a LDU e confirmou o primeiro lugar da chave. Com dois gols de Andrade, um pênalti defendido pelo arqueiro Magrão e duas expulsões no lado equatoriano, o time de Nelsinho Baptista se credenciou para encarar o Palmeiras nas oitavas.
O outro brasileiro em campo nesta semana foi o Grêmio, que passou facilmente pelo Boyacá Chicó e assegurou a melhor campanha da primeira fase. Em menos de 30 minutos, o time do interino Marcelo Rospide fez 3 a 0 (com direito a um golaço de Souza). Na etapa final, apenas um lance de destaque: a defesa do goleiro Victor em pênalti cobrado por Caneo.
Quem também se classificou nos minutos finais, assim como o Palmeiras, foi o mexicano San Luís. Com o gol marcado por Torres, aos 90’, na vitória sobre o Libertad, o time da cidade de Potosí superou o Universitário no número de gols marcados.
O Boca Juniors goleou o Táchira com um golaço de bicicleta de Palermo, enquanto o River Plate, usando suplentes pela eliminação precoce, passou fácil pelo San Martín. Os confrontos das oitavas-de-final, em princípio, são (entre parênteses, a classificação geral da primeira fase):
Resultados e classificação da Taça Libertadores da América 2009
Grupo 1
Colo-Colo - Palmeiras, 0-1 (Cleiton Xavier 87’)
LDU - Sport, 2-3 (Espinosa 2’, Vera 41’; Andrade 23’, 78’, Igor 58’)
Classificação: Sport 13; Palmeiras 10; Colo-Colo 7; LDU 4.
Grupo 2
Boca Juniors - Táchira, 3-0 (Palermo 14’, 64’, Palacio 81’)
Guaraní - Dep. Cuenca, 1-1 (Diaz 55’; Teixeira 2’)
Classificação: Boca Juniors 15; Cuenca 10; Táchira 9; Guarani 1.
Grupo 3
River Plate - San Martín, 3-0 (Bou 18’, Sambueza 43’, Barrado 61’)
Nacional [URU] - Nacional [PAR], 3-1 (Arevalo [p.b.] 30’, Coates 80’, Lodeiro 90’; Nuñez 9’)
Classificação: Nacional [URU] 14; San Martín 8; River Plate 7; Nacional [PAR] 4.
Grupo 4
Classificação: São Paulo 13; Defensor 8; I. Medellín 7; América de Cáli 3.
Grupo 5
Classificação: Cruzeiro 13; Estudiantes 10; Dep. Quito 8; U. Sucre 2.
Grupo 6
Lanús - Caracas, 1-1 (Macalik 39’; Figueroa 31’)
Everton - Chivas, 1-1 (Riveros 47’; Hernandez 6’)
Classificação: Caracas 10; Chivas 9; Everton 8; Lanús 4.
Grupo 7
Grêmio - Boyacá Chicó, 3-0 (Souza 12’, 17’, Léo 29’)
Aurora - Universidad de Chile, 1-2 (Paredes 20’; Estrada 14’, Gonzalez 73’)
Classificação: Grêmio 16; Univ. de Chile 10; B. Chicó 9; Aurora 0.
Grupo 8
San Lorenzo - Universitário, 2-0 (Seara [p.b.] 21’; Gomez 24’)
Libertad - San Luís, 0-2 (Patiño 46’, Torres 90’)
Classificação: Libertad 12; San Luís 8 [7 gols pró]; Universitário 8 [6 gols pró]; San Lorenzo 6.
Vídeos
Colo-Colo 0-1 Palmeiras
LDU 2-3 Sport
Grêmio 3-0 B. Chicó
Boca Jrs. 3-0 Táchira
Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra, Globo.com]
Página Inicial
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Todos os clubes brasileiros apurados. Hum! Aposto nos mexicanos, pois todos terão medo deles.(piada)
ResponderEliminar