terça-feira, 12 de maio de 2009
Liga Espanhola: 35ª jornada - Villarreal adia festa do título do Barcelona em pleno Nou Camp
O Barcelona a jogar em clima de festa no Nou Camp, adiou a conquista do título da Liga Espanhola ao deixar-se empatar 3-3 com o Villarreal. Um final ao jeito do que os catalães fizeram em Londres com o Chelsea, mas desta vez favorável ao adversário. Os culés poderão fazer a festa nó próximo fim-de-semana em Maiorca.
Com a final da Taça de Espanha frente ao Athletic Bilbao no horizonte, na próxima quarta-feira, e o encontro decisivo da Liga dos Campeões diante do Manchester United a 27 de Maio, em Roma, o Barcelona, à procura do primeiro título desde 2006, quis resolver a questão e Keita adiantou a formação de Guardiola aos 12 minutos, a passe de Abidal. Apenas dez volvidos Llorente restabeleceu a igualdade, mas o Barça chegou ao intervalo a ganhar, mercê de tentos de Samuel Eto'o (36), a dar a melhor seguimento ao passe de Iniesta, e Daniel Alves (45), na marcação de um livre directo.
Matías Fernández reduziu de penálti a 12 minutos do final, num lance em que Abidal recebeu ordem de expulsão por falta sobre o turco Nihat, pelo que irá falhar o encontro com o Bilbau. Com menos um elemento, Guardiola tirou Eto'o e Xavi Hernández, e viu a pressão final do Villarreal dar frutos graças do tento de Llorente no primeiro minuto de compensação. Ainda assim, os 103 remates certeiros do Barça estabeleceram novo máximo de golos marcados pelo clube na Liga.
O Real Madrid pareceu demasiado abatido no Mestalla após o desaire de 2-6 frente ao Barça no passado fim-de-semana e nunca esteve perto de conquistar os três pontos, nomeadamente a partir do momento em que Juan Mata, que ingressou no Valência a custo zero no verão de 2007, proveniente dos "merengues", inaugurar o marcador aos 28 minutos, ao atirar a contar pelo meio das pernas do guarda-redes Casillas, após boa combinação no meio-campo entre David Silva e David Villa.
O lateral-direito Miguel foi o único português presente no encontro e, quatro minutos volvidos, viu Silva bater novamente Casillas. O Valência não mostrou sinais de abrandamento após o intervalo e Baraja fixou o resultado num remate de fora da área a meio da etapa complemenar, isto depois de ter desperdiçado à boca da baliza uma excelente oportunidade. O convincente triunfo cimentou o quarto lugar e a candidatura à Champions.
O Sevilha mantém-se quatro pontos acima do conjunto "ché", no terceiro posto, graças ao triunfo sobre o Maiorca. Aduriz adiantou a formação de Nunes (não saiu do banco de suplentes) no marcador, mas o Sevilha chegou ao empate numa grande penalidade convertida por Kanouté, a castigar falta de Ramis sobre Luis Fabiano. Fabiano apreceu depois na área aos 15 minutos da etapa complementar e operou a reviravolta na partida, antes de Jesús Navas fazer o terceiro.
No Vicente Calderón, em Madrid, o Atlético, com Simão Sabrosa de início, chegou ao intervalo a perder por 0-2 frente ao Espanyol e viu o central colombiano Luis Perea ser expulso pouvo depois da meia-hora. No entanto, mesmo em inferioridade numérica, Diego Forlán (27 golos) iniciou a reviravolta no marcador aos 53 minutos e fecho-a nos descontos, a passe de Simão, tendo pelo meio Agüero igualado a contenda, isto depois de Nené e Daniel Jarque, de penálti, terem adiantado os visitantes. O triunfo manteve a equipa de Abel Resino no quinto lugar, com 58 pontos, mais dois do que o Depor e Villarreal.
Com o trio de portugueses constituído por Hélder Rosário, Eliseu (saiu a meio da etapa complementar) e Duda a titular, o Málaga venceu o Racing Santander por 1-0 e ficou apenas a 2 pontos da equipa de Manuel Pellegrini, que foi ultrapassada pelo Deportivo, onde o defesa-central Zé Castro actuou de início e que venceu por 1-2 na deslocação ao reduto do Recreativo de Huelva.
O Athletic Bilbao poupou muitos titulares antes da disputa da final da Taça, mas mesmo assim foi suficiente para derrotar o Betis em San Mamés e garantir definitivamente a permanência no principal escalão da Liga espanhola. Ion Vélez apontou aos 28 minutos o único tento do encontro que deixou a equipa de Ricardo (titular na baliza) e Nélson (saiu ao intervalo) em situação incómoda, perto dos lugares de descida. O Getafe vinha de quatro derrotas seguidas e regressou aos triunfos frente ao Osasuna. Venceu por claros 3-0 e e dois tentos de Granero, resultado que fez a formação dos arredores de Madrid ascender ao 15º lugar, ultrapassando o adversário e o Betis, enquanto o Almería derrotou em casa o Gijón por 3-1 e Valladolid e Numancia não saíram do nulo
Fica os resultados finais da Sondagem do Desportugal acerca da Liga Espanhola. Obrigado pela vossa participação.
Resultados da 35ª jornada da Liga Espanhola - La Liga 2008/2009
Valencia - Real Madrid, 3-0 (Mata 29', Silva 32', Baraja 68')
Barcelona - Villarreal, 3-3 (Keita 12', Eto'o 35', Daniel Alves 46'; Llorente 22', 92', Fernandez 78' g.p.)
Atlético Madrid - Espanyol, 3-2 (Forlán 53', 93', Agüero 60'; Nenê 39' gp, Jarque 40')
Sevilha - Maiorca, 3-1 (Kanouté 32' gp, Fabiano 59', Jesus Navas 76'; Aduriz 15')
Almería - Sporting Gijon, 3-1 (Nieto 26', Kalu Uche 55', Piatti 90'+1; Carmelo 16')
Getafe - Osasuna, 3-0 (Granero 25' e 48', Uche 52')
Málaga - Racing Santander, 1-0 (Albert Luque 87')
Recreativo Huelva - Deportivo, 1-2 (Colunga 43'; Verdú 17', Pablo Álvarez 49')
Valladolid - Numancia, 0-0
Athletic Bilbao - Betis, 1-0 (Velez 29')
Classificação da Liga Espanhola - La Liga 2008/2009
Vídeo
Todos os golos da 35ª jornada da Liga Espanhola 2008/2009
Fotos: AP
Página Inicial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas