terça-feira, 12 de maio de 2009

Brasileirão: 1ª jornada - Fluminense vence atual campeão; Inter e Cruzeiro batem Corinthians e Fla.

O São Paulo, atual tricampeão brasileiro, iniciou o campeonato de 2009 da mesma forma como em 2008: perdendo por 1 a 0. Desta vez, o algoz foi o Fluminense, no Maracanã. Já o Internacional venceu os reservas do Corinthians no Pacaembu, enquanto o Cruzeiro, com um a menos em quase toda partida, ganhou do Flamengo no Mineirão.

Num Maracanã para 14.574 pagantes, o Fluminense logo saiu na frente de um São Paulo que não jogava partida oficial há duas semanas. Maurício recebeu e arriscou de longe, e Bosco não teve reação, 1 a 0. Bosco foi ainda o destaque do primeiro tempo pelo time visitante, com belas defesas que impediram o segundo gol. Ainda no primeiro tempo, o Flu teve um gol mal anulado, por impedimento, de Maicon.

Festa do Fluminense pelo gol de Maurício
Na etapa final, Muricy Ramalho deixou o São Paulo com três atacantes, mas já aos 63’ perdeu um deles (Dagoberto) por lesão. Mesmo assim, a equipe esteve mais próxima do empate, obrigando Fernando Henrique a aparecer bem, em especial nos minutos finais. Mas o jogo terminou com vitória do time de Carlos Alberto Parreira.

No Pacaembu, 15.424 pessoas foram ver o Corinthians, escalado praticamente apenas com reservas - somente Felipe e Cristian de titulares em campo -, contra um Internacional completo com seus principais jogadores. O Timão, poupando atletas para o jogo contra o Fluminense pela Copa do Brasil, levou um gol logo aos nove minutos. E foi um golaço. D’Alessandro lançou Nilmar, que passou por seis rivais e concluiu com precisão, 1 a 0.

Golaço de Nilmar (esq.) definiu vitória colorada

Foi o grande momento do jogo, que deixou a desejar em qualidade. O Corinthians partiu com tudo para o ataque no segundo tempo, mas em nenhum momento criou chances claras de gol. Os visitantes apostaram nos contra-ataques, mas também não houve bom aproveitamento. E o jogo terminou 1 a 0 mesmo.

No jogo com melhor público pagante da rodada (24.564), o Cruzeiro passou pelo Flamengo mesmo tendo um jogador expulso aos 14 minutos. O jogo começou em alto ritmo: com um minuto, o cruzeirense Kléber bateu para bela defesa de Bruno. Aos 14’, Jancarlos acabou expulso por encostar a mão na bola dentro da área. Pênalti que Juan acabou desperdiçando: Fábio pegou, e ainda defendeu o rebote. Pouco depois, novo pênalti, agora para o Cruzeiro. Kléber cobrou bem e fez 1 a 0.

Acrobacia de Kléber, do Cruzeiro

No segundo tempo, o Flamengo foi com tudo para frente, mas acabou esbarrando na falta de qualidade de seus atacantes, Everton e Josiel. Com isso, pouco fez além de levantar bolas na área da Raposa. Até o golpe fatal dos donos da casa, já aos 89’: Ramires foi lançado, passou pelos marcadores e fechou o placar.

Se no Mineirão tivemos o melhor público pagante, no Olímpico houve o maior público total. Foram 44.548 torcedores, graças ao fato de que as mulheres não pagavam bilhete pelo dia das mães. E viram um belo jogo entre Grêmio e Santos, que terminou 1 a 1.

Ambas as equipes partiram para o ataque, em especial no primeiro tempo. Primeiro Maxi Lopez acertou a trave, e pouco depois Kléber Pereira mandou para fora na cara do goleiro Victor. Na etapa final, Réver quase marcou de cabeça, mas Douglas pegou. Até que, aos 76’, o mesmo Réver abriu o placar, em jogada individual. Porém, Molina acabou empatando em belíssima cobrança de falta nove minutos depois. Igualdade justa no Olímpico.

Já no estádio da Arena da Baixada, o Vitória manteve a boa fase e venceu o Atlético-PR por 2 a 0. Campeão baiano e classificado às quartas-de-final da Copa do Brasil, o time de Paulo César Carpegiani saiu na frente com Wallace, aos 15 minutos, e confirmou o triunfo com Leandro Domingues, nos minutos finais.

No estádio da Ressacada, o Avaí voltou à Série A empatando com o Atlético-MG por 2 a 2. Mesmo tendo aberto 2-0 no placar, o Leão da Ilha acabou sofrendo a igualdade com gols de Alessandro e Carlos Alberto. O Santo André, pela segunda vez jogando a primeira divisão, registrou o pior público da rodada (pouco menos de duas mil pessoas) no empate contra o Botafogo. Quem também empatou foi o Barueri, com um gol muito estranho anotado por Pedrão (ver abaixo nos vídeos).

Enquanto o Palmeiras, com um time misto, bateu o Coritiba de virada, Goiás e Náutico ficaram no 3 a 3, em Goiânia. O destaque do jogo foi Felipe, do time goiano, que marcou dois gols. Os pernambucanos buscaram o empate após estarem perdendo por 3-1.

Taça Libertadores

A CONMEBOL confirmou nesta segunda-feira a saída de Chivas e San Luís da Taça Libertadores da América, após os dois clubes mexicanos recusarem atuar em jogo único nos confrontos contra São Paulo e Nacional, respectivamente, pelas oitavas-de-final da competição. A confusão se deu pela recusa dos adversários dos clubes do México rejeitarem jogar em território mexicano, devido ao surto de gripe suína.


São Paulo e Nacional, de Montevidéu, estão classificados automaticamente para as quartas-de-final da Libertadores. Enquanto os brasileiros aguardam o vencedor do confronto entre Cruzeiro e Universidad de Chile (o Cruzeiro venceu na ida por 2 a 1, no Chile), os uruguaios enfrentarão Sport ou Palmeiras (o Palmeiras fez 1 a 0 em casa).


Resultados da 1ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009

Palmeiras - Coritiba, 2-1 (Willians 70’, Keirrison 88’; M. Paraíba 31’)
Avaí - Atlético MG, 2-2 (Evando 25’, Muriqui 59’; Alessandro 69’, Carlos Alberto 77’)
Sport - Barueri, 1-1 (Igor 13’; Pedrão 48’)
Atlético PR - Vitória, 0-2 (Wallace 15’, L. Domingues 87’)
Corinthians - Internacional, 0-1 (Nilmar 9’)
Fluminense - São Paulo, 1-0 (Maurício 2’)
Cruzeiro - Flamengo, 2-0 (Kléber 29’, Ramires 89’)
Grêmio - Santos, 1-1 (Réver 75’; Molina 85’)
Goiás - Náutico, 3-3 (Felipe 29’, 56’, Júlio César 42’; Asprilla 11’, Carlinhos Bala 64’, Gilmar 84’)
Santo André - Botafogo, 1-1 (Nunes 31’; Victor Simões 84’)


Vídeos

Fluminense 1-0 São Paulo


Corinthians 0-1 Internacional


Cruzeiro 2-0 Flamengo


Grêmio 1-1 Santos


Atlético PR 0-2 Vitória


Sport 1-1 Barueri


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas