quinta-feira, 28 de maio de 2009

Barcelona conquista Liga dos Campeões 2008/2009 ao vencer o Manchester United por 2-0

Barcelona vencedor da Liga dos Campeões 2008/2009

A final da Liga dos Campeões, sonho de clubes e jogadores de todo o mundo, foi este ano decidida a favor da equipa do Barcelona que venceu o Manchester United por 2-0. A equipa espanhola fez valer toda a sua categoria e talento, a exemplo do que demostrou ao longo de uma época inesquecível. Vencedores da Liga Espanhola, Copa do Rei e Champions League, Pepe Guardiola entra na história do futebol do pais vizinho, como mentor do primeiro triplete de um clube espanhol. O Barça venceu 42 dos 61 jogos disputados. Já agora, a Espanha escapou a Itália e Inglaterra e, com 12 conquistas, passou a ser o país com maior número de títulos europeus. Portugal é sexto, com quatro.

Guardiola, de 38 anos, é literalmente um homem da casa. Foi formado no Barça, saiu da sua cantera e assumiu o papel de capitão do clube e da selecção espanhola. Dentro de campo jogava brilhantemente no meio campo (estilo de Xavi), logo à frente dos defesas da sua equipa e sempre foi um estratega. Agora, desde o início da temporada, assumiu o comando da equipa do seu coração e depois de um início um pouco difícil mostrou que foi a melhor escolha colocando o clube no caminho dos títulos e a praticar um futebol bonito e esse é uma das principais características do Pep jogador e do Pep treinador, o futebol bem jogado.

Barcelona e Manchester United - finalistas da Champions League 2008/2009

No Stadio Olimpico de Roma, nova grande conquista para os espanhóis, depois do Campeonato da Europa no ano passado. No entanto, foi o Manchester United que começou melhor. Sempre com o selo de Cristiano Ronaldo. O jogador português esteve em grande destaque nos primeiros 8 minutos, ao protagonizar três lances de perigo para a baliza de Valdés. Logo aos 45 segundos, já estava a desferir uma "bomba", parada de forma pouco ortodoxa pelo guarda-redes espanhol.

Henry depois do golo de Eto´o

Aos 7' a aos 8' rematou de muito longe com perigo. Os red devils avisaram três vezes, mas foram os blaugrana que se adiantaram no marcador, após belo trabalho de Samuel Eto'o, que passou por Vidic de forma espectacular e atirou a contar perante Van der Sar, que podia ter feito algo mais para evitar o golo. A partir do 1-0, os jogadores do Barça sentiram-se nas suas sete quintas: podiam fazer o seu habitual jogo de posse de bola.

Messi, até então escondido, começou a aparecer em acção, com lances deliciosos. Mas o melhor em campo era Xavi, que organizava o jogo ofensivo dos catalães com mestria. Já Cristiano Ronaldo desapareceu um pouco, por culpa da falta de jogo que chegava aos seus pés. O intervalo chegou em boa altura para a equipa inglesa, pois os espanhóis ameaçavam fazer o segundo golo a qualquer momento.

Golo de Messi

O domínio catalão aumentou após o intervalo.Logo nos primeiros minutos após o descanso, Henry, depois de sentar Rio Ferdinand, obrigou Van der Sar a grande intervenção. E Xavi atirou de livre directo ao poste do guarda-redes holandês. Alex Ferguson percebeu que tinha de fazer alguma coisa e fez entrar Berbatov para o lugar de Park, isto depois de já ter substituído Anderson por Tevéz no recomeço. Mas como se sabe, não é por ter muitos avançados em campo que uma equipa fica mais perto de vencer. O Barcelona continuou a dominar em toda a linha e Messi acabou com as esperanças de Cristiano Ronaldo a 20' do final. E da maneira mais improvável: com um fantástico golo de cabeça, a emendar fantástico cruzamento de Xavi, o melhor jogador em campo. No final, uma festa espectacular da festa ao som do hino.

Messi com o troféu

Em destaque esteve igualmente o argentino Lionel Messi, que além de vencer o duelo particular com Cristiano Ronaldo - ao ganhar a final ficou claramente mais próximo de suceder ao português como melhor jogador do Mundo -, sagrou-se também como o melhor marcador desta edição 2008/2009 da Liga dos Campeões, com 9 golos.

Depois de o Manchester United ter falhado o que o AC Milan conseguiu ao conquistar duas Taças dos Campeões consecutivas, em 1989 e 1990 (Benfica), o Barcelona vai estar duplamente determinado em alcançar esse objectivo, que parece inatingível, já que a final de 2010 é no Estádio Santiago Bernabéu!

O Real Madrid continua destacado na liderança da lista de vencedores da Liga dos Campeões, com nove títulos - o último dos quais em 2002 -, mais dois do que o AC Milan, que soma sete e conquistou o troféu pela última vez há duas temporadas. O Liverpool totaliza cinco títulos, mais um que Ajax e Bayern Munique, seguindo-se o Manchester United com três. O Barcelona surge com três troféus, mais um do que outras seis equipas, com dois títulos de campeão europeu no seu palmarés, entre as quais se encontram Benfica e FC Porto.

Sondagem Desportugal

Deixo para o final, o resultado da sondagem do Desportugal, onde estão as vossas escolhas para equipa favorita a vencer a Champions. Parece que a maioria perdeu!!

Sondagem Desportugal

Fotogalerias da final da Liga dos Campeões

- Fotos tiradas por um adepto no Estádio Olimpico de Roma, neste link (excelente qualidade)
- Fotos de outro adepto, mas com imagens da cidade de Roma e no estádio, neste link.
- Fotos tiradas nas ruas de Barcelona ao autocarro que saudava os adeptos, neste link (excelente)
- Fotos do jornal Marca, neste link.
- Fotos do jornal Às, neste link
- Fotos do jornal El Mundo Deportivo, link

Vídeo

Barcelona 2-0 Manchester United (final da Liga dos Campeões 2008/2009)
Eto'o 10'
Messi 70'



Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

6 comentários:

  1. Ricardo Morais29 maio, 2009 15:02

    Ola. Esta final, apesar de ter centrado todas as atenções pelas duas melhores equipas da actualidade, não foi o jogo, quanto a mim, que muitos pintaram. A culpa disso foi do United, que parecia estar com medo do Barça e nunca foi capaz de se adaptar às trocas de bola dos espanhóis. Destaco Iniesta e Xavi como os dois melhores.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Foi um bom jogo. Aquela foto do Van Der Sar quando a bola vai pra baliza é excelente, ele ja devia tar a prever aquele golo.

    Se o manchester tem marcado as oportunidades que teve antes do golo do barca, a historia do jogo era outra, mas como se costuma dizer, quem nao marca sofre, o Ferguson na minha opiniao , Giggs e Park deviam ter saido a meio da 1 parte, Tevez era para ter jogado de inicio.

    ResponderEliminar
  3. O ManUnited entrou bem no Jogo atraves de CR7,teve varias oportunidades mas não conseguiu marcar,5 remates logo no inicio de CR7,todos para golo,por ironia do destino na 1°Vez que o Barça se acercou da baliza adversária,marcou logo,depois daí o Manchester perdeu-se na Partida, acho que desta vez Sir Alex não escalou bem a equipa.

    Mas Parabens ao Barcelona,é um justo vencedor,foi a equipa melhor em campo,do United só deu CR7 mas a equipa não soube acompanha-lo,
    Messi aqui "roubou" o Titulo de N°1 ao CR7,mas CR7 mostrou a sua Raça,batalhou,lutou e fez tudo para alcançar os seus objectivos.

    ResponderEliminar
  4. Tiago Ferreira29 maio, 2009 16:28

    Este Barcelona, mais do que uma equipa que pratica um futebol agradável, mais do que uma rara excepção de sucesso com armas diferentes, mais do que um exemplo de bom futebol, fundamenta-se na destruição de formas de jogar e pensar ancestrais. Representa uma autêntica reformulação teórica do jogo e é algo que, perdurando, pode contribuir para modificar a mentalidade que, nos dias que correm, domina o jogo.

    Com princípios de jogo muito bem definidos e associando o pressing à qualidade enorme da posse de bola este Barça é sem dúvida a equipa que pratica melhor futebol em toda a Europa. A ideia de concluir o lance apenas quando as possibilidades de êxito são consideravelmente boas, mesmo que para isso seja necessário bastante entrosamento, cumplicidade e treino, parece-me excelente e tal como Guardiola já disse, quando não há grandes hipóteses de êxito prefere que os seus jogadores, mesmo dentro da grande área, troquem a bola em vez de chutarem à baliza! Com o seu processo ofensivo sempre muito organizado e apoiado e com alguma mobilidade em curtos espaços do terreno os "mestres" desta equipa conseguem criar várias linhas linhas de passe e com tabelas constantes e mudanças de flanco imprevisiveis criam assim os tais desequilibrios em posse e quando assim é tudo se torna mais simples em ambos os processos da própria equipa!

    O sistema de jogo do Barcelona está completamente mecanizado, explorado e evoluído... FABULOSO

    VIVA O BARCELONA, VIVA O BOM FUTEBOL

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Visc al Barça Visc a Catalunya!!!

    el Barça aquest any ho ha guanyat tot son el verdaders campions


    Cumps de Andorra aqui em Andorra tb se fala o catalao hehe

    ResponderEliminar
  6. BARCELONA!!! MELHOR DA EUROPA!!!

    Que show deram em cima do Manchester! Humilharam com os envolventes toques de bola, foram bem desde o ataque até a defesa, foi mais um espetáculo do trio Messi, Eto'o e Henry. Marcaram melhor e tiveram muito mais chances de gol. Jogaram sempre com o futebol mais bonito da Liga dos Campeões e mereceram o título. Me decepcionou o futebol do Manchester, poderiam ter jogado muito melhor e o esquema (3-6-1) que o Alex utilizou foi o maior erro que eu acho que ele cometeu, além de deixar Tevez e Berbatov na reserva e Park sozinho no ataque. BARÇA!!!!!! É CAMPEÃO!!!!!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas