sexta-feira, 24 de abril de 2009

Taça Libertadores - Cruzeiro, Sport e São Paulo líderes; Palmeiras ainda vivo; já o River...

Cruzeiro e São Paulo encerraram, nesta semana, suas participações na primeira fase da Taça Libertadores como líderes dos seus respectivos grupos. O Sport venceu também e terminou em primeiro no grupo 1, e depende de um simples empate na rodada final para manter tal condição. Na mesma chave, o Palmeiras venceu e eliminou a atual campeã LDU, o que manteve os paulistas em condições de brigar por uma vaga. Quem ficou fora da disputa foi o decadente River Plate.

Torcida do Cruzeiro

O Cruzeiro passou por cima do Deportivo Quito, num Mineirão para aproximadamente 30 mil torcedores. Em seu 100º jogo pela Taça Libertadores, a Raposa abriu o placar logo aos 14 minutos, após escanteio, Leonardo Silva desviou para Léo Fortunato inaugurar o escore. Antes de meia hora, o segundo gol: Wagner arriscou da entrada da área, a bola foi no travessão, nas costas do goleiro García e para as redes, 2 a 0.

O jogo foi brigado. No primeiro tempo, Kléber (expulso duas vezes só nesta Libertadores) se enroscou em alguns lances com Edwin Tenório. Na etapa final, as expulsões vieram: Fabrício, do time local, e Donoso e Minda, dos visitantes. A equipe de Adílson Batista esbarrou na trave e acabou não ampliando o placar.

Já o Sport sofreu, mas virou o jogo contra o Colo-Colo, e só depende de um empate contra a LDU na rodada final para assegurar o primeiro lugar da chave 1. Após um primeiro tempo travado, os gols vieram na etapa derradeira. Aos 50’, Barrios deu boa assistência para Millar, que saiu na cara do goleiro Magrão, 0-1.

Sport no mata-mata pela 1ª vez
Dez minutos depois, o empate. Hamilton finalizou na trave, mas no rebote Moacir não desperdiçou, 1 a 1. O Leão continuou pressionando e chegou à virada aos 75’: Luciano Henrique chutou travado, e Vandinho foi mais veloz que a defesa chilena, 2 a 1. Em sua segunda participação na competição, é a primeira vez que o Sport passa pela fase de grupos.

Palmeiras, de Keirrison (dir.) ,eliminou LDU
Quem luta para passar é o Palmeiras, que precisará vencer o mesmo Colo-Colo, no Chile. O Verdão eliminou a LDU derrotando-a por 2 a 0 - segunda vez que o atual campeão é eliminado na fase de grupos em toda a história. Foi um jogo truncado, mas quase sempre de ataque palmeirense contra defesa equatoriana. Entretanto, a melhor chance do primeiro tempo foi da LDU, num chute na trave de Bolaños.

Mas, logo no começo do segundo tempo, o gol. Depois de escanteio, o já conhecido arqueiro Cevallos foi mal e deixou Marcão sozinho para abrir o placar. No lance, Cevallos se lesionou e foi substituído por Dominguez. Pouco depois, Marquinhos e Bolaños se estranharam e foram expulsos. Aos 83’, um golaço para definir o jogo, numa bela cobrança de falta do ex-benfiquista Diego Souza.

Protocolar. Assim podemos definir a vitória do São Paulo contra o já eliminado América, de Cáli, no Morumbi. Em um jogo muito pobre tecnicamente, foram os colombianos quem abriram o placar, com Parra. Na etapa final, Dagoberto foi decisivo, marcou duas vezes - o segundo, no mínimo curioso, como podem ver no vídeo abaixo - e confirmou a vitória do time de Muricy Ramalho. Neste grupo, de forma emocionante, o Defensor contou com um gol no quarto minuto de acréscimo da etapa final para vencer e se classificar, no jogo contra o Independiente Medellín.

River Plate fora

Já o River Plate deu adeus ao torneio. Com isso, se junta a San Lorenzo e Lanús como argentinos precocemente eliminados. O River até saiu na frente no jogo contra o Nacional, no Paraguai, mas após a expulsão de Buonanotte a equipe sucumbiu categoricamente por 4 a 2. Neste grupo (3), os classificados são Nacional, do Uruguai, e San Martín, do Peru.

Por sua vez, o Boca Juniors perdeu pontos pela primeira vez, ao cair ante o Deportivo Cuenca: 1 a 0. Assim, um time brasileiro pode terminar a fase de grupos como melhor na classificação geral, que é o que define os confrontos das oitavas-de-final. É o Grêmio, que para isso precisa vencer o Boyacá Chicó, em casa, na terça-feira.


Resultados da Taça Libertadores da América 2009

Grupo 1
Palmeiras - LDU, 2-0 (Marcão 48’, Diego Souza 83’)
Sport - Colo-Colo, 2-1 (Moacir 60’, Vandinho 75’; Millar 50’)
Classificação: Sport 10; Colo-Colo (saldo 3) e Palmeiras (saldo 1) 7; LDU 4.

Grupo 2
Dep. Cuenca - Boca Juniors, 1-0 (Preciado 78’)
Classificação: Boca Jrs. 12; Cuenca (saldo 5) e Táchira (saldo 0) 9; Guaraní 0.

Grupo 3
San Martín - Nacional [URU], 1-1 (Ludueña 89’; Mondaini 75’)
Nacional [PAR] - River Plate, 4-2 (Escobar 45’, Nuñez 66’, 78’; Peralta 73’); Falcao García 44’, Gallardo 81’)
Classificação: Nacional [URU] 11; San Martín 8; Nacional [PAR] (saldo -3) e River Plate (saldo -5) 4.

Grupo 4 - Última rodada
São Paulo - América de Cáli, 2-1 (Dagoberto 58’, 67’; Parra 8’)
Defensor - I. Medellín, 4-3 (Navarro 14’, Vera 35’, de Souza 83’, 90’; Arias 20’, Ortiz 77’, Cabrera 90’)
Classificação: São Paulo 13; Defensor 8; I. Medellín 7’; América 3.

Grupo 5 - Última rodada
Cruzeiro - Dep. Quito, 2-0 (Léo Fortunato 14’, Wagner 26’)
U. Sucre - Estudiantes, 0-0
Classificação: Cruzeiro 13; Estudiantes 10; Quito 8; Sucre 2.


Vídeos

Palmeiras 2-0 LDU


Sport 2-1 Colo-Colo


Cruzeiro 2-0 Dep. Quito


São Paulo 2-1 América


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra, Futbolizados]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas