sexta-feira, 20 de março de 2009

O dia C

Depois de umas fabulosas férias na belíssima Istambul, onde cerca de vinte milhões de pessoas encontraram uma misteriosa maneira de coabitarem uma mesma cidade sem se matarem compulsivamente uns aos outros, eis-me de regresso a este privilegiado e único espaço de comunicação.

Como primeira recomendação e assim ainda como que de ressaca, aconselho aleitura atenta e deliciada de Istambul de Orhan Pamuk.



O Nobel turco, que mesmo antes do ganhar, esteve preso por anunciar publicamente o chacínio do povo arménio é detentor de uma escrita poderosíssima e uma capacidade descritiva apaixonante. Confesso que senti tremendos dilemas internos ao tentar decidir se o leria antes ou depois de ir a Istambul. Ler depois revelou-se, porventura, uma escolha sábia.


É fácil perceber porque é que o senhor Pamuk ganhou o Nobel. Mas a verdade é que, por muito que o tenha procurado, não o encontrei a cirandar romanticamente entre o Hagia Sofia e a Mesquita Azul.


Para os nossos leitores nortenhos, recomendo uma ida ao Teatro Nacional São João onde Nuno Carinhas levará a cena Tambores na Noite do dramaturgo alemão Bertolt Brecht. E como diria um velho dito popular surgido neste preciso momento na minha cabeça: nunca é demais ver Brecht. Os que não puderem ir ver, leiam-no. Nunca é a mesma coisa, mas a dor será menor. Juro.



Se tiverem numa de cinema (que é o que sinceramente espero estar depois de despachados tremendos e maçudos textos sobre e-portfólios), vão ver a adaptação de o Leitor. Kate Winslet ganhou o Oscar às custas disto e já não deve ser coisa pouca.


Ainda antes de me despedir, queria deixar uma breve nota sobre o tremendo entusiasmo que se tem revelado o twitter. O facto de apenas serem disponibilizados 140 caracteres exige um esforço bastante maior por parte de quem escreve (imaginem este enorme dia C em apenas 140 caracteres) e permite uma maior fidelização ao que cada um escreve.

Caso queiram consultar o meu pessoal, be welcome: www.twitter.com/magnuspetrus


Bom fim de semana e até já!


Página Inicial

1 comentário:

  1. Maguns bem vindo à nossa terrinha. Desconhecia que Istambul tivesse 2 vezes a nossa população numa só cidade. Deve ser giro!

    Olha quanto ao twitter, já começo a entender a mecânica daquilo. Outra coisa, o Matheus disse-me que andou lá pela sua Gravatai procurando o livro da autora brasileira e parece que estás com azar. Pelo menos para já. Ele depois deve-te dizer mais sobre isso.

    Grande Abraço!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas