sexta-feira, 20 de março de 2009

Taça Libertadores - Cruzeiro e São Paulo cada vez mais classificados.

Cruzeiro e São Paulo não tiveram boas apresentações, mas conseguiram vencer seus jogos e praticamente garantir vaga na fase de oitavas-de-final da Taça Libertadores. Enquanto os mineiros lideram o grupo 5 com quatro pontos de vantagem para o segundo colocado, os paulistas têm três a mais do que o vice-líder na chave 4. A rodada do meio desta semana não apresentou grandes surpresas.

Começamos pelo Cruzeiro. O time de Adílson Batista teve a volta do lateral argentino Sorín, 32 anos, como titular num jogo de Libertadores. Mas o time ficou devendo contra o fraco Universitário Sucre (Bolívia), num Mineirão para pouco mais de 15 mil espectadores - devido ao alto custo dos ingressos.

Festa do Cruzeiro
O primeiro tempo foi muito ruim. Os bolivianos pouco saíam do campo defensivo, e conseguiam anular as jogadas cruzeirenses com cerca tranquilidade. O sufoco durou até os 56 minutos, quando Gérson Magrão sofreu pênalti do goleiro Lampe. Wellington Paulista converteu, 1 a 0. Pouco depois, Aguirre deixou o time de Sucre com um a menos ao ser expulso. O Cruzeiro criou boas chances, mas apenas nos acréscimos conseguiu ampliar. Wellington Paulista, novamente, concluiu para o fundo do gol, 2 a 0.

Pelo grupo 4, o São Paulo teve ainda mais problemas para ganhar do Defensor, em Montevidéu. Logo aos 2’, Marchant exigiu boa intervenção do goleiro Rogério Ceni. O jogo seguiu sem grandes emoções até os 39 minutos: Jean deu assistência e Borges finalizou para o fundo do gol, 1 a 0.

Borges deu vitória ao SP
Na etapa final, o São Paulo sofreu a partir dos 75 minutos, quando o Defensor passou a pressionar mais fortemente. Na melhor chance, Navarro, livre, chutou muito mal, para fora. E o São Paulo garantiu o triunfo e a liderança isolada.

Os dois principais clubes da Argentina tiveram papéis distintos na semana. O Boca Juniors saiu atrás no placar contra o fraco Guaraní, em Assunção. O gol foi do brasileiro Negreiros, ex-Flamengo (autor de 13 gols pelo Kaunas no campeonato lituano em 2007, para se ter uma ideia da rodagem do atleta). Na etapa final, Riquelme, Palermo e Palacio viraram o placar e deixaram os boquenses em boa situação na chave.

Por sua vez, o River Plate foi arrasado pelo Nacional, no Uruguai: 3 a 0. Enquanto os uruguaios ficam em situação confortável, os argentinos permanecem com três pontos, em terceiro lugar. O primeiro gol foi de Álvaro Fernandez, aos 41 minutos.

Na segunda parte, virou vexame. O arqueiro Barbosa falhou gravemente duas vezes no mesmo lance, que originou o segundo gol do Nacional. Ele não conseguiu defender um fraco chute da entrada da área, viu a bola bater na trave e voltar para Medina ampliar. No final, Victorino, de falta, marcou os 3 a 0.
Jogador do Libertad foi parar no hospital

Também destacamos a bela campanha do Libertad. Eliminado na primeira fase em 2008, os paraguaios fazem o contrário na atual edição: venceram todos seus quatro jogos, já tendo garantido vaga no mata-mata. No último jogo, contra o San Lorenzo, o jogador paraguaio Marin, desmaiou após dar um carrinho perto da linha lateral. Socorrido, foi levado a um hospital próximo, de onde já recebeu alta.


Resultados da Taça Libertadores da América 2009

Grupo 2
Dep. Cuenca - Dep. Táchira, 3-1 (Granda 18’, Teixeira 39’, Matamoros 67’; Villafraz 75’)
Guarani - Boca Juniors, 1-3 (Negreiros 34’; Riquelme 66’, Palermo 75’, Palacio 84’)
Classificação: Boca Juniors 9; Cuenca, Táchira 6; Guarani 0.

Grupo 3
Nacional [URU] - River Plate, 3-0 (Fernandez 40’, Medina 72’, Victorino 90’)
Classificação: Nacional [URU] 9; San Martín 6; River 3; Nacional [PAR] 0.

Grupo 4
I. Medellín - América de Cáli, 0-0
Defensor - São Paulo, 0-1 (Borges 38’)
Classificação: São Paulo 7; I. Medellín, Defensor 4; América 2.

Grupo 5
Cruzeiro - U. Sucre, 2-0 (Wellington Paulista 56’, 90’)
Estudiantes - Dep. Quito, 4-0 (Boselli 3’, 23’, 67’, Perez 43’)
Classificação: Cruzeiro 10; Estudiantes 6; Dep. Quito 5; Sucre 1.

Grupo 6
Lanús - Everton, 1-2 (Biglieri 28; Gutierrez 51’, Muñoz 90’)
Classificação: Chivas, Everton 7; Caracas 6; Lanús 2.

Grupo 7
Boyacá Chicó - Universidad de Chile, 3-0 (Movil 3, Girón 17’, Nuñez 70’)
Classificação: Chicó 6; Grêmio, U. de Chile 4; Aurora 0.

Grupo 8
San Lorenzo - Libertad, 0-1 (Aguirre [contra] 50’)
San Luís - Universitário, 2-2 (Reyes 25’, Orozco 77’; Alva 40’, Galván 90’)
Classificação: Libertad 12; Universitário 5; San Lorenzo 3; San Luís 2.


Vídeos

Cruzeiro 2-0 U. Sucre


Defensor 0-1 São Paulo


Guaraní 1-3 Boca Jrs.


Nacional 3-0 River Plate


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

1 comentário:

  1. esse segundo golo do nacional é demais. que arroz com pato.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas