segunda-feira, 16 de março de 2009

Liga Portuguesa: 22ª jornada - FC Porto descola do Benfica que perdeu na Luz. Sporting sobe ao 2ª lugar

Roberto festejou e o Benfica caiu

Numa jornada em que os grandes jogaram em casa, o Benfica foi o único a vacilar, arriscando seriamente a luta pelo título, quando faltam 8 jornadas para o fim. Mesmo sem o desgaste dos seus rivais, que tiveram jogos europeus, os encarnados deram um pobre espectáculo aos seus quase 50 mil adeptos presentes na Luz.

O Benfica já tinha jogado quatro vezes esta temporada com o Vitória de Guimarães e o saldo era cem por cento vitorioso. Mas à quinta os homens de Manuel Cajuda não perdoaram e venceram na Luz. Uma derrota (a primeira esta época em casa para a Liga Sagres). O Benfica foi uma equipa demasiado previsível que viveu na primeira parte dos rasgos de Di María e Reyes. E com Aimar apagado, a tarefa de Manuel Cajuda ficou facilitada – o treinador vimaranense, benfiquista desde pequenino, venceu sábado pela primeira vez na sua carreira de 22 anos na Luz.

Os vimaranenses já tinham deixado o aviso nos últimos 10 minutos da primeira parte, altura em que começaram a perceber que afinal esta águia não tinha assim tantos argumentos. Na segunda parte, em vez de tirar um médio defensivo, Quique trocou um avançado (Cardozo) por outro (Nuno Gomes). E mesmo com dois homens no meio-campo o Vitória chegou ao golo, num grande lance de Marquinho finalizado por Roberto. O Benfica lá acordou nos últimos minutos, mas Nilsson não facilitou na baliza do Vitória. Estava consumada a primeira derrota na Luz para o campeonato. E o título ficou mais longe.

Rodriguez rematava à baliza da Naval

O FC Porto reforçou a liderança com o regresso às vitórias no Dragão, depois dos empates com o Sporting e Atlético de Madrid. Os portistas venceram com alguma facilidade a Naval, por 2-0, e estão agora mais perto do título. É que a derrota do Benfica deixou as águias a cinco pontos e mesmo o Sporting, segundo classificado, está a quatro. Sem Fernando nem Hulk, Jesualdo devolveu Lisandro à posição de pivô do ataque, colocou Mariano à direita e apostou em Andrés Madrid para a posição de trinco, mantendo, de resto, a estrutura habitual. Do outro lado, o treinador Ulisses Morais voltou ao banco após duas jornadas de ausência por... lesão.

E no onze promoveu duas mudanças, com as entradas do médio Alex Hauw e do avançado Marcelinho. O jogo, apesar da perdida incrível de Rodríguez logo aos 3', até começou equilibrado, com os figueirenses a conquistarem o primeiro canto. Helton foi chamado a intervir por duas vezes. Mas os dragões, com Mariano em grande pela direita e Rodríguez a desequilibrar pela esquerda, facilmente assumiram o controlo. A Naval encolheu-se e o golo portista adivinhava-se. Aconteceu à meia hora, num tango de Mariano à entrada da área. Os figueirenses não souberam reagir e os portistas insistaram na procura do segundo golo, que Lucho falhou de forma incrível à beira do intervalo após lance de Rodríguez.

Para a segunda parte, Ulisses Morais apostou em Baradji e Dudu, para tentar controlar Mariano e as subidas de Cissokho. Não resultou e a Naval, embora com uma ligeira melhoria, não conseguiu discutir o jogo. O FC Porto não facilitou, manteve Peiser sob fogo e, aos 69', praticamente sentenciou a partida, por Lucho, com preciosa ajuda de Mariano. A Naval, a espaços, ainda criou alguns lances, mas sem conseguir verdadeiro perigo para Helton, que se manteve quase como espectador privilegiado. Os dragões, com os três pontos garantidos, baixaram o ritmo e controlaram a partida até final. E agora há duas semanas de paragem para os líderes, que na próxima jornada visitam Guimarães.

Festejos do Sporting frente ao Rio Ave

O Sporting deu sábado um pontapé na crise ao receber e vencer o Rio Ave em Alvalade, por 2-0. Um triunfo assegurado ainda antes do intervalo com golos de Moutinho e Rochemback e que permite à equipa de Paulo Bento, depois da vergonhosa despedida da Liga dos Campeões em Munique, renascer no campeonato nacional e subir ao segundo lugar, aproveitando da melhor forma a derrota do Benfica. O médio brasileiro, que vinha de lesão, voltou à equipa com vontade de marcar a diferença face à noite negra de Munique, onde não esteve. De resto, Derlei voltou a ter a companhia de Liedson e Polga a de Carriço, com Izmailov a entrar também para a direita.

Do outro lado, Carlos Brito, a fazer o jogo 200 à frente do Rio Ave, jogou à defesa e foi castigado. Já a saber da derrota do Benfica e ávidos por apagar da memória recente Munique, os leões, que sentiram o apoio das claques desde o início, tentaram desde logo tomar conta do jogo. Mas esbarraram numa teia apertada dos vilacondenses, que não permitiam grande espaço e procuravam, por outro lado, saídas rápidas para o contra-ataque, especialmente através de Yazalde. O Sporting, porém, era quem mais procurava a baliza contrária e foi premiado, aos 22', num belo remate do capitão Moutinho.

A pressão sobre a equipa viria a diluir- se por completo após o braço na bola de Bruno Mendes, que lhe custou a expulsão sobre os 45' e valeu a Rochemback o livre para o 2-0. O intervalo passou com... tranquilidade. Com os ânimos incendiados apenas pelo que se passava nas bancadas, a segunda parte revelou um jogo monótono, com o Sporting incapaz de cimentar o triunfo e o Rio Ave de reagir. Gaspar ainda assustou Rui Patrício num canto. Mas o Sporting continuava melhor, embora longe de ser brilhante. As mudanças operadas por Paulo Bento não mexeram com a equipa, onde Moutinho e Carriço eram dos poucos a manter um nível razoável. A vitória recupera alguma moral nas hostes leoninas em vésperas da final da Taça da Liga.

Nos outros jogos, destaque para a vitória do Setúbal na Trofa, deixando os sadinos bastante mais aliviados. Já o Belenenses demora em conseguir os 3 pontos e arrisca-se a cair na Liga de Honra, empatando com o Estrela da Amadora. A equipa tricolor que não vê a côr do dinheiro há meses, dá exemplo de um profissionalismo quase único. Que futuro para este clube?

Em Braga, a equipa de Jesus não teve forças para levar de vencida a Académica, e deu num empate a uma bola. Uma palavra para os dirigentes da Académica: - Será que não podiam ter adiado este jogo? O Braga vem fazendo a melhor campanha europeia de sempre, vinha de um jogo dificil em Paris e joga novamente na 5ª feira com o PSG...

Supreendente foi a goleada do Paços de Ferreira sobre o Leixões por 4-0. Está à vista que os matosinheses quebraram de vez. Na Madeira, o dérbi entre Nacional e Marítimo deu em 1-1. Boa primeira parte, bom futebol e golos bonitos.

Sondagem Desportugal: Quem vencerá a Liga Portuguesa 2008/2009 ?

Sondagem Desportugal: Quem vencerá a Liga Portuguesa

Conforme tinha avisado durante a semana, aqui fica o resultado do inquérito sobre quem será o campeão nacional. O Benfica leva vantagem sobre o FC Porto, seguido do Sporting. A posição dos clubes tinha sido colocada conforme a última classificação da Liga Portuguesa. Obrigado a todos por ajudarem.

Sondagem Desportugal: Porque não vai ao estádio?

Sondagem Desportugal: Porque nao vai ao estadio

Também o inquérito sobre os porquês de não irem ao estádio do vosso clube, é aqui revelado. Pelos dados, os preços elevados dos bilhetes são o principal motivo da não presença no estádio.
O horário tardio a que passa muitos dos nossos jogos e muitos deles a dias de semana (6ª ou 2ªfeira) condiciona a visita ao campo. Este factor pode ser relacionado com as longas deslocações a que os adeptos são sujeitos, não só pelos custos, como os horários definidos. A TV também acaba por retirar adeptos dos estádios, mas aqui, penso que os últimos 3 pontos poderão ter forte efeito.

Resultados da 22ª jornada da Liga Portuguesa - Liga Sagres 2008/2009

FC Porto - Naval, 2-0 (Mariano 30', Lucho 68')
Sporting - Rio Ave, 2-0 (Moutinho 22', Rochemback 46')
Benfica - Vitória Guimarães, 0-1 (Roberto 67')
Sp. Braga - Académica, 1-1 (Paulo César 64'; Saleiro 33')
Trofense - Vitória Setúbal, 0-1 (André Marques 28')
Belenenses - Estrela Amadora, 2-2 (Zé Pedro 42', Saulo 63'; Anselmo 12', Celestino 26')
Paços Ferreira - Leixões, 4-0 (André Pinto 45', Ricardo 70', Pedrinha 74' g.p., Carlos Carneiro 88')
Nacional - Marítimo, 1-1 (Juliano 20'; Baba 67')

Classificação da Liga Portuguesa (Liga Sagres) 2008/2009

Tabela Classificativa em Portugal

Vídeos

FC Porto 2-0 Naval
Mariano 30'
Lucho 68'



Sporting 2-0 Rio Ave
Moutinho 22'
Rochemback 46'


Benfica 0-1 Vitória Guimarães
Roberto 67


Paços de Ferreira 4-0 Leixões (pontapé de bicicleta)
André Pinto


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

1 comentário:

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas