segunda-feira, 16 de março de 2009

Liga Espanhola: 27ª jornada - Real vence "guerra" de Bilbao mas o Barça não tropeça

Festa merengue em Bilbao

Num ambiente altamente hostil, o Real Madrid conseguiu golear em Bilbao por 2-5, num jogo para maiores de 18! No estádio San Mamés, onde o Athletic recebeu a grande equipa de Madrid, diz a história, que é sempre de ambiente de cortar à faca, havendo um misto de fanatismo clubistíco e afirmação política perante a capital. A região basca tem uma cultura própria, sobretudo pela língua, o euskara e sustenta um movimento nacionalista desde fins do século XIX que pretende a independência perante a Espanha.

Política à parte, assistiu-se a um grande jogo de futebol, onde Real colocou-se em vantagem por dois golos, em apenas 34 minutos. Robben (22') abriu o activo, numa brilhante jogada individual pela direita, fintando dois adversários na grande área antes de rematar para golo. Gabriel Heinze ampliou de cabeça, após livre do extremo holandês, mas o Athletic marcou através de novo golo de Heinze, desta feita na baliza errada. Apesar de reduzido a dez jogadores após expulsão de Yeste, o Athletic empatou após cabeceamento de Fernando Llorente, em cima do intervalo. Mas essa desvantagem fez-se notar na etapa complementar. Huntelaar bisou, aos 47 e 61 minutos, apontando o seu quinto e sexto golos pelos "merengues", e a cinco minutos do final, Gonzalo Higuaín fez o 5-2 de penálti. As expulsões de dois jogadores da equipa da casa, a dezena de amarelos dá para explicar a batalha que foi.

Bojan bisou no triunfo em Almería

Dois golos na segunda parte de Bojan Krkic deram ao Barcelona um triunfo por 0-2 no terreno do Almería, recolocando em seis pontos a vantagem em relação ao Real Madrid. Josep Guardiola decidiu começar com Eto'o e Thierry Henry no banco e essa opção pareceu afectar a equipa na primeira parte, uma vez que nenhum dos jogadores do Barça pareceu ter arte e engenho para bater o guardião do Almería, Diego Alves. Mas Bojan, autor de inúmeros golos na Taça de Espanha e na Liga dos Campeões esta época, acalmou os nervos da equipa ao apontar o seu primeiro tento na Liga 2008/09, em recarga a um remate ao poste de Messi. Momentos mais tarde, o jovem atacante bisou, com um remate seu a tabelar num jogador adversário antes de entrar na baliza.

Atletico de Madrid festejava virada frente ao Villarreal

O terceiro classificado Sevilha esteve a perder na visita ao Málaga mercê de dois golos de Salva, mas conseguiu recuperar e empatar 2-2. Hélder Rosário e Eliseu foram titulares nos da casa. Entretanto, o Atlético de Madrid, com Simão a titular, subiu ao quinto posto, ao bater em casa o Villarreal por 3-2, depois de ter estado a perder 0-2. Mati Fernández e Cani marcaram para o "submarino amarelo", mas a resposta foi pronta, através de Agüero, Forlán e Antonio López, que deram a volta ao marcador. Javi Venta, do Villarreal, foi expulso aos 65 minutos.

Muitos golos também nos outros jogos, com o Racing de Santander a marcar cinco golos sem resposta ao Numancia, todos eles na primeira parte. O Sporting de Gijón saiu da zona de descida com uma vitória por 3-2 sobre o Deportivo, sem Zé Castro, enquanto os aflitos Espanyol e Maiorca, com Nunes titular nos visitantes, empataram 3-3 em Barcelona. Finalmente, o Valladolid ganhou 1-0 ao Getafe, enquanto Ricardo e Nélson foram titulares no nulo entre Betis e Osasuna.No Mestalla, o Valência (sem portugueses) somou o sexto jogo consecutivo sem vencer, empatando com Recreativo Huelva (1-1). Os visitantes estiveram a vencer, com um golo de Camuñas (54'), e a formação ché só marcou a cinco minutos do final, graças a Pablo Hernandez.

Resultados da 27ª jornada da Liga Espanhola - La Liga 2008/2009

Almería - Barcelona, 0-2 (Bojan Krkic 53', 56')
Atlético Madrid - Villarreal, 3-2 (Agüero 53', Forlan 80', Antonio López 82'; Fernández 19', Cani 52')
Athletic Bilbao - Real Madrid, 2-5 (Heinze 36' p.b., Llorente 45'; Robben 22', Heinze 34', Huntelaar 47' e 61', Higuaín 85')
Valencia - Deportivo, 1-1 (Pablo Hernández 82'; Camuñas 55')
Espanyol - Maiorca, 3-3 (Callejón 56', De la Peña 71', Nenê 82'; Arango 39', Cléber Santana 59', Jurado 70')
Málaga - Sevilha, 2-2 (Salva 19', 32'; Kanouté 74', Luis Fabiano 84')
Racing Santander - Numancia, 5-0 (Oscar Serrano 16', 45', Luccin 27', Zigic 33', 40')
Betis - Osasuna, 0-0
Sp. Gijón - Deportivo, 3-2 (Morán 49', Barral 53' gp, Angel 71'; Sérgio 67' gp, Riki 85' gp)
Valladolid - Getafe, 1-0 (Canobbio 86')

Classificação da Liga Espanhola - La Liga 2008/2009

Tabela Classificativa em Espanha

Vídeo

Todos os golos da 27ª jornada da Liga Espanhola 2008/2009



Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas