domingo, 15 de março de 2009

Liga Inglesa: 29ª jornada - Liverpool goleia Manchester United em Old Trafford e perde terreno para rivais

Fernando Torres marcava em Old Trafford

Há dias que mais vale não sair da cama. Deve ser a pergunta que Vidic pensou no final do jogo entre o Manchester United e Liverpool, que os reds venceram por 1-4 em pleno Old Trafford, goleada a que não sucedia no "palco dos sonhos" desde 1 de Janeiro de 1992, quando a actual equipa treinada por Paulo Sousa (Q.P.R.), brindou Alex Ferguson. Este desaire não deve tirar o sono à equipa de Cristiano Ronaldo, que continua no comando com mais 4 pontos do que Chelsea e Liverpool, embora os red devils tenham um jogo em atraso.

Festejo do Liverpool perante o conformado Cristiano Ronaldo

A série de 11 vitórias seguidas do Manchester United foram travadas pelo Liverpool, que depois dos quatro golos impostos ao Real Madrid para a Liga dos Campeões, deixaram outra remessa do género no campo do líder. Tudo foram rosas, quando Cristiano Ronaldo de penálti abriu a contagem aos 23 minutos. Os espinhos vieram pouco depois, pelo temível avançado espanhol Fernando Torres, que aproveitou um erro monumental do central da casa Vidic, que talvez tenha feito das piores exibições da sua carreira. Vidic não conseguiu dominar a bola, foi ultrapassado por Torres que não sentiu dificuldades para fazer o empate. Pouco antes do intervalo foi a vez de Steven Gerrard, o capitão do Liverpool, brilhar. O médio entrou na grande área e foi travado em falta por Patrice Evra, e o mesmo Gerrard converteu o castigo máximo no 1-2 com que se atingiu o descanso.

Com Nani no banco, os comandados de Alex Ferguson entraram na segunda parte determinados a dar a volta aos acontecimentos, mas numa tarde de verdadeiro desacerto, Vidic voltou a claudicar e cometeu dois erros seguidos. Primeiro deixou-se desarmar por Gerrard e, para não ver repetida a situação que deu no golo de Torres, o defesa sérvio carregou o capitão dos "reds" quando este seguia isolado para a baliza. O árbitro não teve outra opção senão mostrar o cartão vermelho. No subsequente livre, Fábio Aurélio converteu o lance de forma superior, fazendo a bola entrar no ângulo esquerdo da baliza de van der Sar. Estava feito o 1-3, aos 77 minutos. A contagem foi fechada nos descontos, através de um maravilhoso golo do italiano Dossena, que efectuou um chapéu a Van der Sar, após passe longo de Reina.

Desde 1994, que os Red não venciam no estádio do rival. Esta é também a vitória mais expressiva do Liverpool sobre o ManUnited desde 1990 (4-0 em Anfield Road) e a mais desnivelada em Old Trafford desde 1936 (2-5).

Essien festejava golo ao City

O Chelsea aproveitou da melhor forma a derrota do United, ao bater o Manchester City por 1-0. Michael Essien, que marcou um golo do Chelsea no empate 2-2 ante a Juventus, na terça-feira, apontou o tento do triunfo, aos 18 minutos. O médio aproveitou um livre de Frank Lampard e rematou muito colocado, para o 1-0. Os londrinos dominaram, mas não conseguiram materializar mais a sua superioridade. Belletti, que entrou ainda na primeira parte para o lugar do lesionado Deco, esteve perto de facturar, mas a bola bateu no poste. Bosingwa e Ricardo Carvalho foram titulares, enquanto Ricardo Quaresma e Hilário não saíram do banco.

Entretanto, o Aston Villa perdeu o quarto lugar, que dá acesso à Liga dos Campeões, mercê da derrota caseira por 1-2 ante o Tottenham. O Villa viu-se em desvantagem bem cedo frente aos "spurs", com os visitantes a abrirem o activo aos cinco minutos. Jermaine Jenas marcou de cabeça, após Brad Friedel ter desviado um cruzamento de Aaron Lennon. A equipa da casa pouco melhorou após o intervalo, consentindo mais um golo no contra-ataque, e também cinco minutos após o reatamento, por Darren Bent, após cruzamento de Robbie Keane. John Carew ainda reduziu aos 85 minutos, dando emoção aos derradeiros minutos do desafio. Esta derrota deixa os comandados de Martin O'Neill no quinto posto, atrás do Arsenal, enquanto os de Harry Redknapp alcançaram o 11º lugar.

Quatro golos foi o que o Arsenal conseguiu ao vencer em casa o Blackburn Rovers por 4-0. Destaque total para o russo Arshavin, autor de dois golos (os primeiros pelos "gunners") e de uma exibição estupenda. O médio marcou logo ao segundo minuto, após cruzamento de Theo Walcott, e aumentou a vantagem aos 65, através de uma brilhante jogada individual na esquerda. Aos 87, Eboué fez o 3-0, a recarga a um primeiro remate do russo, e o mesmo Eboué fixou o resultado final em período de descontos, de penalty.

Nos outros jogos, o Everton, sem Nuno Valente, ganhou em casa por 3-1 ao Stoke City, o Bolton, com Makukula no banco, perdeu pelo mesmo resultado na recepção ao Fulham, enquanto o Hull City empatou ante o Newcastle, 1-1, com o golo inicial a ser apontado por Geovanni (ex-Benfica). O mesmo desfecho verificou-se no Middlesbrough-Portsmouth, enquanto o Wigan foi ganhar ao terreno do Sunderland, por 1-2.

Resultados da 29ª jornada da Liga Inglesa - Premier League 2008/2009

Manchester United - Liverpool, 1-4 (Ronaldo 23' g.p.; Torres 28', Gerrard 44' g.p., Fábio Aurélio 77', Dossena 90')
Chelsea - Manchester City, 1-0 (Essien 18')
Everton - Stoke City, 3-1 (Jô 18', Lescott 24', Fellaini 91'; Shawcross 52')
Bolton - Fulham, 1-3 (Kevin Davies 46'; Johnson 42', Simon Davies 56', Kamara 88')
Middlesbrough - Portsmouth, 1-1 (King 94'; Crouch 30')
Sunderland - Wigan, 1-2 (Leadbitter 41', Watson 9', N'Zogbia 46')
Arsenal - Blackburn, 4-0 (Arshavin 2', 65', Eboué 88', 92')
Hull City - Newcastle, 1-1 (Geovanni 9'; Steven Taylor 38')
Aston Villa - Tottenham, 1-2 (Carew 85'; Jenas 5', Bent 50')
West Ham-West Bromwich, 2ªfeira

Classificação da Liga Inglesa - Premier League 2008/2009

Tabela Classificativa em Inglaterra

Vídeos

Manchester United 1-4 Liverpool

Cristiano Ronaldo 23'
Fernando Torres 28'
Gerrard 44'
Fábio Aurélio 77'
Dossena 90'


Chelsea 1-0 Manchester City
Essien 18'


Arsenal 4-0 Blackburn
Arshavin 2', 65'
Eboué 88', 92'



Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas