segunda-feira, 9 de março de 2009

Liga Espanhola: 26ª jornada - Atlético de Madrid atrasa Real e Barcelona aproveita

Disputa na àrea colchonera

Para quem tem acompanhado os recentes jogos do Atlético de Madrid, terá confirmado a evolução desta equipa colchonera, desde que jogou a primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões com o FC Porto. Uma vitória épica na semana passada com o Barcelona (4-3), somou agora 1 ponto no Santiago Bérnabeu perante o Real Madrid, num jogo electrizante. A ideia que ficou no final do jogo, é que os merengues, bem podem agradecer aos deuses não terem perdido face ao número escandaloso de golos perdidos pela equipa de Simão e companhia.

De facto, a equipa de Abel Resino dispôs das melhores oportunidade de golo, com Aguero a desperdiçar uma boa mão-cheia delas na cara de Casillas. De resto, o Atlético foi o primeiro a marcar, ainda na primeira parte, num lance genuíno de contra-ataque que, de resto, foi a principal arma dos colchoneros. À atenção de Jesualdo Ferreira. O Real Madrid dominou a primeira meia-hora de jogo, sem conseguir traduzir esse domínio em quase nada enquanto o Atlético apostava tudo na velocidade de Aguero e Forlán, precisamente os artífices do golo inaugural que apenas serviu para cristalizar o jogo no tal domínio consentido e inconsequente do Real Madrid. O intervalo não mudou nada nas equipas nem no jogo e o golo do empate do Real Madrid, conseguido em fora-de-jogo por Huntelaar, teve muito pouco que o justificasse. Até final, o contra-ataque do Atlético de Madrid foi sempre muito mais perigoso, multiplicando as oportunidades claras de golo na baliza do Real. Registo ainda para a lesão de Heitinga.

Eto´o marcava frente ao Bilbao

O Barcelona colocou um ponto final numa série de cinco jogos sem vitórias, batendo em Camp Nou o Atlético de Bilbau por 2-0. Isto na semana em que as duas equipas asseguraram a qualificação para a final da Taça do Rei. O resultado permitiu ainda à equipa blaugrana aumentar para seis pontos a vantagem sobre o Real Madrid. E para aqueles que já falavam de crise no Barcelona, o que o encontro demonstrou, foi que era demasiado cedo para tal vaticínio. Contudo, há que realçar que o triunfo do Barça, ainda para mais com uma exibição notável, coincidiu com o regresso de Iniesta à equipa. E o médio foi mesmo um dos melhores em campo, sofrendo até a falta para o penálti que deu o 2-0, apontado por Messi. Busquets tinha inaugurado o marcador e o resultado só não foi mais dilatado porque Eto'o esteve numa noite verdadeiramente desastrada.

Enquanto o Barcelona vai na frente, o Espanhol, a outra equipa da Cidade, está cada vez mais perto da despromoção, depois da derrota, por 1-0, no campo do Villarreal, golo de Fuentes, que segue tranquilamente no quarto lugar da classificação.

O Sevilha deu um passo importante para garantir um lugar na próxima edição da Liga dos Campeões ao vencer o Almería por 2-1, enquanto Eliseu abriu o caminho da vitória fora do Málaga frente ao Getafe por 1-2 e ajudou a sua equipa a ascender ao quinto lugar, em igualdade pontual com o Deportivo, vencedor ante o Racing Santander por 5-3.

Com Eliseu e Duda (saiu no início da segunda parte) a titulares, o Málaga colocou-se em vantagem frente ao Getafe aos 31 minutos, num tento em que o extremo assistiu o médio, antes de Eliseu oferecer a Baha o 0-2, nos descontos da etapa inicial. Contra reduziu a 16 minutos do final, numa partida que teve um expulsão para cada lado. O Málaga segue com 42 pontos, tendo ultrapassado Atlético de Madrid e Valencia na classificação, pelo que continua na peugada do Villarreal.

Sem Zé Castro (lesionado), o Deportivo voltou também a ficar a três pontos do Villarreal e à frente do Atlético, depois do emocionante encontro com o Racing, onde Jorge Gonçalves não saiu do banco de suplentes. Jonathan Pereira deu vantagem aos visitantes no primeiro minuto e, não obstante Juan Rodríguez ter igualado, Zigic levou o Racing a vencer para o intervalo. No entanto, o recém-entrado Riki marcou aos 51 minutos e voltou a facturar à passagem da hora pouco depois de Lafita ter colocado o Depor no controlo da situação. Joan Verdu fez o 5-1 no quarto tento do conjunto da Galiza no espaço de 17 minutos, antes de Jesús Berrocal apontar o terceiro do Racing.

Apenas com Manuel Fernandes em campo (saiu a meio da segunda metade), o Valencia viu fugir o Depor na tabela ao perder por 2-1 diante do Numancia, que assim deixou a cauda da classificação ao Espanyol. David Villa adiantou os forasteiros, mas Aranda e Bakero deram a volta ao encontro. O Betis, com Ricardo e Nélson (saiu perto do final), esteve a vencer o Maiorca por 0-3 nas Baleares, mas a formação de Nunes conseguiu chegar ao empate com três tentos em 12 minutos, o primeiro dos quais aos 72.

O Osasunade Camacho (sem Tiago Gomes e Dady na segunda parte) mantém-se no antepenúltimo posto, mas está agora a três pontos dos lugares de manutenção, depois da derrota em casa diante do Sporting de Gijón, por 1-2, resultado que fez a equipa pular do 17ª para o 13º lugar, enquanto o Recreativo de Huelva segue agora um ponto à frente do Bétis e do Maiorca, pois foi derrotado pelo Valladolid, por 2-3, perante os seus adeptos.

Resultados da 26ª jornada da Liga Espanhola - La Liga 2008/2009

Barcelona - Athletic Bilbao, 2-0 (Busquets 17', Messi 31')
Real Madrid - Atlético Madrid, 1-1 (Huntelaar 57'; Forlán 38')
Getafe - Málaga, 1-2 (Contra 74'; Eliseu 31', Baha 47')
Sevilha - Almería, 2-1 (Kanouté 5', Renato 62'; Negredo 70' gp)
Deportivo - Racing Santander, 5-3 (Juan Rodríguez 25', Riki 50' e 59', Lafita 58', Verdú 67'; Pereira 1', Zigic 32', Berrocal 79')
Maiorca - Betis, 3-3 (Castro 71' e 81', Webó 74'; Mark González 26', Mehmet Aurélio 29', Arzu 68')
Numancia - Valencia, 2-1 (Aranda 41', Barkero 52'; Vicente 9')
Osasuna - Sp. Gijon, 1-2 (Nekounam 28' gp; Barral 7', Diego Castro 18')
Recreativo Huelva - Valladolid, 2-3 (Colunga 25' gp, Camuñas 87'; Sesma 7', Goitom 21' e 48')
Villarreal - Espanyol, 1-0 (Fuentes 20')

Classificação da Liga Espanhola - La Liga 2008/2009

Tabela Classificativa em Espanha

Vídeo

Todos os golos da 26ª jornada da Liga Espanhola 2008/2009


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

3 comentários:

  1. Já saiu o Sopas de Vinho, a verdadeira politica à portuguesa a ler aqui: http://portaria-59.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. o Porto vai ter que encarar este atlético, como no primeiro jogo, com muito respeito e sempre na busca do golo, porque senão arrisca-se seriamente a cair nesta fase.

    Boa sorte para os portistas e para o meu Sporting - que não percam novamente daquela maneira.

    ResponderEliminar
  3. Bom, o atlético realmente teve uma evolução importante, de fato. E creio que o erro do Real no jogo, foi deixar o Canavarro marcando Aguero, precisava de alguemm ais jovem, diria até alguem exclusivo, para que não deixasse ele jogar. Mas deixaram, e como disse, o empate acabou sendo uma boa pros merengues.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas