sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Braga confirma apuramento para os Oitavos-de-final da Taça UEFA. Milan e Valência eliminados!

Luis Aguiar festejava golaço em Liége e confirmava apuramento

Um sensacional golo de Luís Aguiar, a dois minutos do fim, selou em definitivo o apuramento do Braga para os oitavos- de-final da Taça UEFA 2008/2009. O empate 1-1 no terreno do Standard Liège junta-se ao 3-0 obtido na semana passada no Minho e confirma a fantástica campanha da equipa de Jorge Jesus nas provas europeias, onde só foi derrotada pelo AC Milan! O Standard Liège foi um tigre de papel na primeira parte. Os belgas precisavam de marcar três golos e não sofrer nenhum para empatar a eliminatória, mas da forma como jogaram durante os primeiros 45 minutos... nem que ficassem ali por mais duas horas. Mas temos que reconhecer que tem muito coração e não desistem até ao apito final.

Sem capacidade para contornar a defesa do Braga, a equipa de Laszlo Boloni atacou pelos ares. Tudo o que era livre, canto ou lançamento lateral era motivo para atirar a bola para o "barulho". Igor de Camargo era o farol do ataque, mas tinha pouca luz: das muitas bolas que lhe foram parar à cabeça, nenhuma deu um lance de perigo real. Há que dar aqui também uma palavra para Eduardo, que se confirma a cada partida como um senhor guardaredes. Ontem, além de algumas defesas muito boas na segunda parte, desfez os muitos cruzamentos da primeira parte de forma segura e determinada. As mãos de Eduardo não tremem.

César Peixoto na luta pela bola

Ao Braga, para ser perfeito, apenas lhe faltou dinâmica nas saídas para o ataque. Foi preciso esperar até final da primeira parte para que os minhotos fizessem o primeiro remate – a "honra" coube a Jorginho, mas a bola tabelou num defesa contrário e saiu para canto. A equipa de Jorge Jesus procurou corrigir esta falha após o intervalo. O problema foi que a manta se destapou atrás e também houve mais espaço para o ataque do Standard. Aos 59', Goreux atirou aos poste e, sete minutos depois, Mbokani falhou isolado na cara de Eduardo. Pelo meio, Alan tinha ficado a centímetros de marcar. Era o tal jogo de parada/ resposta que não interessava nada ao Braga. Sobretudo por causa dos erros que a defesa minhota acumulou na fase final da partida.Ogolo do Standard, aos 79', por Mbokani, estava a ser mais do que anunciado e surgiu em mais um dos muitos erros dos portugueses. A equipa tremeu, mas por pouco tempo. É que surgiu a tal obra-prima de Luís Aguiar a calar os belgas. O Braga está onde merece: nos oitavos-de-final da Taça UEFA e podemos todos (portugueses) acreditar que isto ainda não fica por aqui. Eu aposto no BRAGA com o PSG!

Outra grande notícia para o Sp. Braga e para o futebol português foi a confirmação da UEFA ter atribuido a vitória na Taça Intertoto deste ano, por ter sido a equipa que melhores resultados fez até ao momento daquelas que tinho sido apuradas por esta competição.

Galeria de fotos do jogo Standard de Liége 1-1 Braga neste Link.

Luyindula e o Paris SG (aqui na Alemanha) jogarão oitavos de final da UEFA com o Braga

Os bracarenses terão agora pela frente o renovado Paris SG que faz esquecer a péssima prestação da época passada, onde estiveram quase a descer à Ligue 2. Este ano estão num excelente segundo lugar, atrás do sempre líder Lyon e na Europa vão de vento em popa, deixando para trás o Wolfsburgo com um score total de 5-1. Esta equipa alemã do ex-portista Ricardo Costa tinha visitado Braga na fase de grupo e por sinal vencido por 2-3.

As grandes figuras do PSG são o avançado Luyindula e os conhecidos Giuly, Claude Makélélé e Rothen. O estádio da equipa de Paris é o histórico Parc des Princes, onde o Benfica jogou há duas épocas nos oitavos-de-final da Taça UEFA eliminando os franceses.

Recorde o último jogo oficial do Paris SG com uma equipa portuguesa, no caso frente ao Benfica. Neste Link o post do Desportugal do jogo em Paris que terminou com a vitória do PSG por 2-1 e o encontro do Estádio da Luz que o Benfica venceria por 3-1 neste Link.

Fotos de todos os jogos do Paris SG esta época neste Link.

Pizarro marcava o golo que eliminava o Milan em San Siro

Grande surpressa foi o afastamento precose do grande candidato AC Milan perante os alemães do Werder Bremen. Depois do empate a uma bola na casa destes, os rossoneri até estiverama vencer no Giuseppe Meazza por 2-0, deixando-se empatar com um bis de Pizzaro . emprestado pelo Chelsea ao Werder Bremen.

Outro ilustre a ficar pelo caminho foi o Valencia de Miguel, que no Estadio Mestalla foi surpreendido pelos ucranianos do Dínamo de Kiev a duas bolas. Outro que prometia era o Olympiacos, que tinha goleado na fase de grupos o Benfica por 5-1. Os franceses do St. Etienne de Paulo Machado foram demasiado fortes para estes gregos vencendo com um score final de 5-2.

Outro destaque, foi o regresso do Ajax às fases finais de competições europeias, depois de 3 anos de fracasso. Os holandeses sofreram e muito para eliminar a Fiorentina. Dramático foi o apuramento do Galatasaray frente ao Bordéus por 4-3 no jogo mais emocionante da noite passada.

De resto, as equipas de Leste estão em força, com 2 equipas ucranianas e 2 russas prometendo na linha de CSKA e Zenit lutar sem reservas pela segunda taça mais importante da europa.

Resultados da 2ª mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA 2008/2009

Galatasaray (Turquia) - Bordéus (França), 4-3 - (0-0) (Turan 43' e 65', Kewell 45', Sabri 90'; Bellion 1', Chamakh 74', Cavenaghi 75')
FC Twente (Holanda) - Marselha (França), 0-1 (6-7 gp) - (1-0) (Ben Arfa 24')
Wolfsburgo (Alemanha) - Paris Saint-Germain (França), 1-3 - (0-2) (Hasebe 63'; Luyindula 38' gp, 74', Rothen 60')
Metalist Kharkiv (Ucrânia) - Sampdoria (Itália), 2-0 - (1-0) (Valayayev 30', Jajá 40')
CSKA Moscovo (Rússia) - Aston Villa (Inglaterra), 2-0 - (1-1) (Zhirkov 61', Vágner Love 93')
Hamburgo (Alemanha) - NEC Nijmegen (Holanda), 1-0 - (3-0) (Olic 9')
AC Milan (Itália) - Werder Bremen (Alemanha), 2-2 - (1-1) (Pirlo 26' gp, Pato 33'; Pizarro 68', 79')
Estugarda (Alemanha) - Zenit São Petersburgo (Rússia), 1-2 - (1-2) (Gebhart 80'; Semshov 42', Fayzulin 86')
Manchester City (Inglaterra) - FC Copenhaga (Dinamarca), 2-1 - (2-2) (Bellamy 73', 80'; Vingaard 93')
Udinese (Itália) - Lech Poznan (Polónia), 2-1 - (2-2) (Pepe 57', Di Natale 91'; Rengifo 12')
Ajax (Holanda) - Fiorentina (Itália), 1-1 - (1-0) (Leonardo 88'; Gilardino 61')
Standard Liège (Bélgica) - Sp. Braga (Portugal), 1-1 - (0-3) (Mbokani 79'; Luis Aguiar 88')
Saint Etienne (França) - Olympiacos (Grécia), 2-1 - (3-1) (Payet 45', Ilan 58'; Óscar González 75')
Deportivo (Espanha) - Aalborg (Dinamarca), 1-3 - (0-3) (Sergio González 38'; Shelton 41', Johansson 45', Enevoldsen 46')
Tottenham (Inglaterra) - Shakhtar Donetsk (Ucrânia), 1-1 - (0-2) (Dos Santos 55'; Fernandinho 86')
Valencia (Espanha) - Dínamo Kiev (Ucrânia), 2-2 - (1-1) (Marchena 45', Del Horno 54'; Kravets 34', 73')

Quadro de jogos dos Oitavos-de-final da Taça UEFA 2008/2009

Werder Bremen - Saint Etienne
CSKA Moscovo - Shakhtar Donetsk
Udinese - Zenit São Petersburgo
Paris Saint-Germain - Sp. Braga
Dínamo Kiev - Metalist Kharkiv
Manchester City - Aalborg
Marselha - Ajax
Hamburgo - Galatasaray

Nota: Os jogos da 1.ª mão disputam-se a 12 de março e os da 2.ª mão a 18 e 19 de março

Vídeos

Standard Liège 1-1 Sp. Braga
Mbokani 79'
Luis Aguiar 88'












Wolfsburgo 1-3 Paris SG
Luyindula 38' , 74'
Hasebe 63'
Rothen 60'



AC Milan 2-2 Werder Bremen
Pirlo 26'
Pato 33'
Pizarro 68', 79'



Galatasaray 4-3 Bordéus
Bellion 1'
Turan 43' e 65'
Kewell 45'
Chamakh 74'
Cavenaghi 75'
Sabri 90'


Ajax 1-1 Fiorentina
Gilardino 61'
Leonardo 88'



Valencia 2-2 Dínamo Kiev
Kravets 34', 73'
Marchena 45'
Del Horno 54'












Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas