sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Mais uma tragédia abala o futebol.

Interrompo aqui minhas férias do Desportugal para noticiar, com pesar, que mais uma vez a morte adentra o noticiário do futebol. No fim da noite da última quinta-feira (dia 15), dois jogadores e um preparador de goleiros morreram num gravíssimo acidente com o ônibus do Brasil de Pelotas, equipe que jogará (ou jogaria) o campeonato gaúcho de 2009.

O acidente ocorreu na estrada RS-471, na cidade de Canguçu, interior do Rio Grande do Sul - estado onde moro. A delegação do Brasil voltava para a cidade de Pelotas após vencer um amistoso contra o Santa Cruz, quando o motorista do ônibus perdeu o controle do veículo após tentar fazer uma curva em alta velocidade.


milar

O ônibus caiu num barranco de aproximadamente 40 metros - algo como um prédio de 15 andares - e capotou pelo menos quatro vezes, jogando algumas pessoas para fora. O avançado uruguaio Cláudio Milar, 34 anos, o defensor Régis, 28, e o preparador de goleiros Giovani Guimarães, morreram na hora.

Outras pessoas ficaram gravemente feridas. O caso mais preocupante é o do meia Edu, que sofreu uma grande luxação na perna. O volante Odair, que teve poucos ferimentos, contou à imprensa posteriormente que o motorista estava numa velocidade acima do normal para realizar a curva, além de parecer “não conhecer o trajeto corretamente”.



ônibus

Odair completou: “O ônibus girava e batia. Eu dizia: ‘não quero morrer, não quero morrer’. Uma hora, ele (o ônibus) parou e eu pensei: ‘estou vivo’. Então ele começou a despencar mais. No final, parou e eu estava com medo de que o ônibus explodisse. Queria sair, mas não achava a saída. Daí eu ouvi o Danrlei (arqueiro do time), que já estava fora do ônibus, gritando”.

Danrlei, que foi expulso por se envolver numa briga no amistoso que o time acabara de disputar, teria sido o primeiro a buscar ajuda. Segundo informações extra-oficiais, ele teria pedido carona a um cidadão que passava pelo local em busca de socorro.

Outro jogador sobrevivente, Alemão, também comentou a fatalidade. “Estava do lado esquerdo. Quando a curva foi feita para direita, até olhei e estava vendo que o ônibus não ia aguentar. Peguei na mão do Xuxa, que estava ao meu lado, e falei 'Segura, amigo, acho que a gente vai tombar'. Aconteceu, a gente não espera, não está preparado. Eu me lembro de todo mundo gritando, foi uma coisa horrível”, disse.



Velório dos jogadores no relvado


Os corpos dos falecidos foram velados na manhã desta sexta, no “relvado” do estádio Bento Freitas, sede do clube. Pelo menos 700 pessoas aplaudiram o último adeus a Cláudio Milar, maior artilheiro da história do Brasil de Pelotas, com mais de 100 gols em 200 jogos.

Já o defensor Régis também tinha identificação forte com os adeptos do Xavante, como é conhecido o clube. Ele estava no clube há dois anos. O preparador de goleiros Giovani Guimarães fora contratado para esta temporada.

O Brasil - treinado por Luiz Felipe Scolari em 1983 e 1986 - teve seu último momento de glória nacional em 1985, quando foi terceiro colocado na Série A do Campeonato Brasileiro. Em 2009, a equipe jogará a terceira divisão do País.

Sobre a disputa do campeonato gaúcho, o presidente da federação local, Francisco Noveletto, confirmou o adiamento do jogo do Brasil contra o São José. Existe ainda a possibilidade de o clube não disputar o campeonato, voltando apenas em 2010 - mantendo a vaga na primeira divisão estadual, contudo.


Vídeo


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Globo.com]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas