domingo, 18 de janeiro de 2009

Dakar 2009: Giniel de Villiers nos carros e Marc Coma nas motos campeões. Hélder Rodrigues venceu última etapa nas motos

Giniel de Villiers da Africa do Sul venceu prova nos automóveis

Terminou em festa o Rally Dakar 2009, a prova mais aventureira e espectacular do mundo. Este ano disputada nas areias da Argentina e Chile, foram quinze dias de competição (14 etapas) e mais de 5.600 km de corrida sendo percorridos desde as planícies da Patagônia até a Cordilheira dos Andes, passando pelo deserto de Atacama num percurso e paisagens excepcionais, onde no final, os vencedores foram consagrados em Buenos Aires.

Espanhol Marc Coma triunfou na motos

A grande surpresa veio da Àfrica do Sul com Giniel de Villiers noa automóveis a vencer e a dar o inédito triunfo à Volkswagen. Também em exclusivo, foi a primeira vitória de um carro a diesel e de um africano. Já nas motos, o espanhol Marc Coma venceu pela segunda vez,ficando à frente do vencedor de 2007 o checo Machacek em Yamaha. Neste segmento, Portugal também se pode orgulhar com o quinto lugar na geral de Hélder Rodrigues em KTM, que triunfou na última etapa na chegada à capital Argentina. Esta foi a terceira vitória do motar na prova, e apenas Carlos Sousa, com cinco, tem mais triunfos.

Helder Rodrigues na chegada como vencedor da última etapa em Buenos Aires

O piloto da Lagos Team cotou-se sempre como o mais rápido ao longo de toda a especial, entre Córdova e Buenos Aires aproveitando o último dia a sério do rali mais duro do mundo para vencer uma etapa, tendo sempre que contar com a cerrada oposição do norueguês Per-Anders Ullevalseter, que partiu para a etapa final determinado em atacar o quinto lugar da geral do português. Per-Anders Ullevalseter ficou, então, a 2m07s, ao passo que o terceiro foi Cyril Desprès, a 2m41s. Logo atrás ficou Jordi Villadoms, na frente de David Casteu e Marc Coma.

Portugues Helder Rodrigues terminou Dakar no quinto lugar da tabela geral

Quanto aos outros pilotos portugueses, Paulo Gonçalves, da Repsol Honda, foi o 17º da etapa, a 14m, posição que lhe permitiu manter o décimo posto da geral, numa posição extremamente positiva. Bianchi Prata esteve hoje mais discreto, cruzando a linha de meta em 60º, a 33m49s, mas suficiente para manter o 30º lugar da geral. Nos automóveis, as seis equipas lusas conseguiram terminar. Adélio Machado (Toyota) foi o melhor, no 41.º posto.

Carlos Sainz caiu no buraco e perdeu oportunidade de conquistar prova

O momento negativo deste Dakar 2009 foi sem dúvida a morte do «motard» francês Pascal Terry que viria a ser encontrado sem vida após três dias desaparecido. Segundo a autópsia sofreu um edema pulmonar, que terá estado na origem de uma paragem cardíaca. Mas o inquérito ainda decorre, porque diz-se que organização do rali seguiu uma pista falsa que atrasou as buscas. A polícia local não tem dúvidas e acredita que o piloto podia ter sido salvo se o socorro tivesse funcionado melhor.

Do lado português, o estreante João Rosa foi o mais azarado, quando à quarta etapa, na variante motas, aos comandos de uma Yamaha teve um gravissímo acidente. O braço oscilante da moto partiu-se quando ia a atravessar um rio. Partiu um pulso e ficou sem um dedo das mãos. Já nos camiões a montijense Elisabete Jacinto, desistiu nas primeiras etapas após chocar com um automóvel.

O acidente mais mediático acabou por ser a do grande campeão espanhol Carlos Sainz nos automóveis, quando liderava com grande destaque o Dakar à passagem da 12ª etapa. Ao quilómetro 79, aparentemente devido a uma indicação errada no «roadbook». O carro de Sainz, segundo relatou a imprensa espanhola, precipitou-se por uma ravina de quatro metros. Michel Perin, o co-piloto de Sainz, lesionou-se na omoplata e teve de ser evacuado de helicóptero. Sianz não sofreu consequências de maior mas acabou por desistir.

Se o desafio do Dakar é técnico e desportivo, a sua magia continua sendo antes de tudo, uma aventura humana. Para o ano de 2010 fala-se no regresso a terras africanas, e mais concretamente com passagem em Angola. Até para o ano!

Classificação Geral do Dakar 2009 - Automóveis

1.º Giniel de Villiers/D. Zitzewitz (Volkswagen) 48h10m57s
2.º Mark Miller/Pitschford (Volkswagen) a 8m59s
3.º Robby Gordon/Grider (Hummer) a 1h46m15s
18.º De Kuipers/Palmeiro (BMW) a 24h49m19s
41.º Adélio Machado/Flament (Toyota) a 50h53m49s
66.º Nuno Inocêncio/J. Santos (Mitsubishi) a 95h44m45s
75.º R. Leal dos Santos/Pires Lima (BMW) a 259h04m05s
77.º F. Pita/Gonçalves (Toyota) a 278h39m44s
79.º Martine Pereira/T. Marques (Toyota) a 279h08m45s

Classificação Geral do Dakar 2009 - Motos

1.º Marc Coma (KTM) 52h14m33s
2.º Cyril Després (KTM) a 1h25m38s
3.º David Frétigné (Yamaha) a 1h38m56s
4.º David Casteu (KTM) a 2h17m54s
5.º Hélder Rodrigues (KTM) a 2h22m11s
6.º Pal Ullevalseter (KTM) a 2h28m01s
10.º Paulo Gonçalves(Honda) a 4h12m42s
30.º P. Bianchi Prata(BMW) a 13h27m56s

Classificação Geral do Dakar 2009 - Camiões

1.º Kabirov (Kamaz) 49h34m46s

Vídeo da última etapa do Dakar 2009


Vídeo da consagração dos vencedores do Dakar 2009


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas