segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Liga Espanhola: 18ª jornada - Barcelona leva susto mas não quebra e lidera descansado

Messi deu KO em equipa de Camacho

O reflexo do futebol espectacular do Barcelona que está a encantar a europa esta temporada deve-se em muito ao pequeno génio argentino Messi, que voltou a soltar magia e a derrubar um dos testes mais complicados dos catalães na Liga Espanhola. Na badalada Pamplona, a equipa do ex-treinador do Benfica Jose Antonio Camacho chegou a ter a vitória nas mãos, mas Messi não deixou e a 10 minutos do fim iniciou-se a reviravolta.

O Barcelona adiantou-se no marcador quando Messi deixou em Eto'o e o ponta-de-lança dos Camarões rematou com êxito pouco antes do intervalo. No entanto, depois do reatamento Miguel Flaño deu a melhor sequência de cabeça a um pontapé de canto perto da hora de jogo e empatou a partida. A série de 16 encontros sem ganhar da formação de Pamplona parecia ir chegar ao fim dez minutos volvidos, altura em que Pandiani deu a volta ao resultado. Contudo, no seu 300º desafio no campeonato, Xavi marcou após excelente jogada de Daniel Alves e, cinco minutos depois, um especatcular pontapé de Messi ainda fora da área deixou o conjunto de Guardiola com uma dúzia de pontos de vantagem sobre a dupla constituída por Real Madrid e Sevilha.

Pepe e Cannavaro dando raspanete

Por seu lado, o Real Madrid subiu ao segundo lugar ao vencer em Maiorca por 0-3, num jogo em qué Rául fez o seu 305º golo pelo clube de Madrid na sua 500ª partida realizada no campeonato, feito que o deixou apenas a dois do recordista, o mítico Alfredo Di Stéfano. Robben, logo aos três minutos, e Raúl aos 11 deram uma confortável vantagem aos forasteiros, onde o defesa-central internacional português Pepe actuou a titular, tal como José Carlos Nunes, do lado do Maiorca. Sérgio Ramos fechou a contenda aos 66 minutos, resultado que deixou o Real Madrid com os mesmos 35 pontos do Sevilha e ambos a 12 do líder.

Koikili marcava ao Atletico de Madrid

O Atlético de Madrid ainda não ganhou em 2009 e somou a terceira derrota consecutiva, a quarta sofrida em casa, acentuando o ambiente de crise que se sente no plantel. Depois de Valência e Barcelona (Taça), caiu diante o Atlético de Bilbau, descolando de Sevilha e Valência. O adversário do FC Porto na Champions continua a ser campeão na irregularidade e já ninguém se recorda dos dois meses de euforia e dos 14 jogos consecutivos sem perder. Aguirre está na corda bamba e a paciência colchonera no limite do razoável. A equipa de Maniche e Simão não lida bem com a pressão e fez uma péssima exibição, sendo incapaz de segurar a vantagem inicial - golo de António López, após canto de Simão. O descomplexado Atlético de Bilbau soube ser frio e teve cabeça para aproveitar o nervosismo alheio. Os erros defensivos do Atlético de Madrid (29 golos já sofridos na Liga) voltaram a pesar nas contas. Para terminar este assunto Atlético, Maniche foi expulso.

No jogo que marcou o regresso de Ricardo à baliza do Bétis nos jogos da Liga, quem fez a festa foi o Málaga, que venceu em Sevilha, vislumbrando a zona de acesso às competições europeias. Eliseu que entrou aos 51 minutos (Hélder Rosário e Duda integraram o onze) "atraiçoou" Ricardo, marcando nos descontos. O Bétis acabou com nove (Melli e Emané foram expulsos). No terceiro jogo à frente do Almeria, o mexicano Hugo Sanchéz arrancou um empate em casa do Espanhol. Depois de bater o Bétis e de perder com o Maiorca (Taça), o Almeria meteu-se em brios, esteve a ganhar por 2-0 e sofreu o empate cinco minutos depois dos 90. Em Soria, o Numancia bateu o Getafe mas "Pato" Abbondanzieri, guarda-redes da equipa visitante, fez penálti logo no dealbar do jogo e foi expulso. Nos jogos de sábado valeu pelo espectáculo, o Valnecia 3-3 Villarreal e a vitória do Sevilha na Corunha por 1-3, com apenas 10 jogadores.

Resultados da 18ª jornada da Liga Espanhola - La Liga 2008/2009

Osasuna - Barcelona, 2-3 (Flano 63', Pandiani 73'; Eto'o 45', Xavi 80', Messi 85')
Espanyol - Almeria, 2-2 (Martinez 62' e Pareja 90'; Uche 4' e 54')
Maiorca - Real Madrid, 0-3 (Robben 3', Raul 17' e Sergio Ramos 66')
Atletico Madrid - Athletic Bilbao, 2-3 (Antonio Lopez 15' e Forlan 90'; Campo 45', Dominguez 51' p.b. e Llorente 65')
Numancia - Getafe, 2-0 (Barkero 8' g.p. e Aranda 80')
Racing Santander - Recreativo Huelva, 1-1 (Pereira 33'; Camunas 42')
Sp. Gijon - Valladolid, 2-1 (Carmelo 18' e Barral 36'; Calvo 88')
Betis - Málaga, 1-2 (Emana 38'; Apono 18' e Eliseu 90')
Valencia - Villarreal, 3-3 (Baraja 2', David Villa 10' e Edu 79'; Fuentes 45', Llorente 76' e Rossi 84' g.p.)
Deportivo - Sevilha, 1-3 (Bodipo 34'; Luís Fabiano 51', Renato 78' e Capekl 93')

Classificação da Liga Espanhola - La Liga 2008/2009

Classificação da Liga Espanhola

Vídeos

Todos os golos da 18ª jornada da Liga Espanhola 2008/2009


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas