segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Andebol: Benfica conquista Taça da Liga 2008/2009 ao vencer Sporting na final

Benfica vencedor da Taca da Liga de Andebol

As actuais melhores equipas do andebol português estiveram entre os dias 15 e 18 de Janeiro de 2009 no Pavilhão Arena de Portimão a discutir o vencedor da VI edição da Taça da Liga na qual o Benfica sagrou-se o grande campeão.

Divididas em 2 grupos: FC Porto (detentor do troféu), Benfica e Belenenses formavam o Grupo Halcon. O Grupo Portimão era formado por Madeira SAD, Sporting e ABC de Braga.

Historicamente a Taça da Liga de Andebol avançava este ano para sua sua sexta edição, com o FC Porto a vencer por três ocasiões (2004, 2005 e 2008), enquanto Benfica (2007) e Belenenses (2006) tentavam repetir a proeza de conquistar o troféu.

Hugo Figueira na baliza do Belenenses ajudou a vencer o Benfica

Grupo Halcon

No primeiro dia de competição (quinta, 15 de Janeiro de 2009) o campeão nacional Benfica enfrentava o Belenenses num dérbi de Lisboa à moda do Algarve. O jogo foi bastante equilibrado com diversas alterações no marcador, tudo isto até a 15 minutos do fim, quando o Belém fruto da inspiração do guarda-redes Hugo Figueira (titular de Portugal link ) ajudou sobremaneira, o desenvolver favoravel aos azuis do restelo com o resultado final a cifrar-se num 31-29.

Benfica atacava baliza do FC Porto

No dia seguinte, o Benfica tinha obrigatoriamente de vencer o FC Porto para não ficar à partida afastado definitivamente da final. O embate entre o líder da Liga e o campeão em título ficou marcado pela falta de concentração dos portistas na ponta final da partida, ao permitirem que os pupilos de José Silva recuperassem de uma desvantagem de seis golos (19-13), virando o marcador a seu favor, acabando por vencer por 29-26. Com um primeiro tempo equilibrado, os dois conjuntos alternaram entre si o comando do marcador, atingindo o intervalo com o Benfica na frente pela margem mínima (12-11). Após o descanso, o Porto apareceu mais forte defensivamente e, sete minutos depois colocou-se na frente com cinco tentos de diferença (18-13). Apesar da diferença, o Benfica não baixou os braços e aproveitando um período de menor concentração dos portistas, foi recuperando a desvantagem, e a dez minutos do final da partida virou o “placard” a favor (24-23), através de Carlos Carneiro, o seu melhor concretizador. A partir de então, e beneficiando de sucessivas falhas técnicas dos azuis e brancos, foi aumenando a diferença, fixando o resultado em 29-26.

FC Porto na vitoria insuficiente frente ao Belenenses

No último dia deste grupo Halcon, tudo estava em aberto, o Benfica curiosamente torcia por uma vitória do seu grande rival FC Porto sobre o Belenenses. Os do Restelo tinham apenas que garantir o empate para chagar à final e o FC Porto tinha a cruel missão de vencer por 5 golos. A verdade é que os actuais lideres da Liga Portuguesa foram para cima do Belenenses e só graças novamente a Hugo Figueira link na baliza, o Porto não conseguiu o objectivo. A vitória dos dragões ficou-se nos quatro golos de vantagem 30-26 e assim o Benfica acabou ser finalista por apenas 1 golo `melhor vantagem com os nortenhos.

Sporting de branco vencia Madeira Sad e chegava a final

Grupo Portimão

Na jornada inaugural deste outro grupo, o ABC de Braga tinha pela frente o Sporting. Os “bracarenses”, fortes defensivamente, dominaram todo o encontro sempre com a vantagem no marcador, chegando a beneficiar de uma margem folgada de cinco golos, perante um Sporting que denotou muitas fragilidades defensivas e de concretização.
Mais forte que os “leões”, o ABC alcançou os dez minutos com uma vantagem folgada de três golos (7-4), atingindo o intervalo a vencer por 16-14. Na segunda parte, o Sporting foi a equipa que cometeu mais erros, principalmente no ataque, tendo o ABC aproveitado para em contra-ataque dilatar o marcador. As várias exclusões dos jogadores leoninos foram igualmente aproveitadas pelos bracarenses, para consolidarem o resultado, e a quatro minutos do final venciam 29-27. Contudo, dois ataques falhados dos sportinguistas com a consequente perda de bola, permitiram que o ABC fixasse o resultado em 31-28.

No dia seguinte o vencedor ABC de Braga jogava com o Madeira SAD e deu-se muito mal. O ABC teve o seu melhor período no início do jogo, liderando o marcador pela margem mínima até aos 16 minutos, mas a maior consistência defensiva e a eficácia na concretização do Madeira SAD cedo deixaram antever que os “bracarenses” não teriam a vida fácil. A equipa madeirense, mercê das acções individuais de Carlos Galambas e Yuriy Kostetsky, na finalização, e do guarda-redes Vercik Svetislav, a suster os remates adversários, deu a volta ao marcador atingindo o intervalo já com uma margem folgada (16-11). Na segunda parte, o Madeira SAD limitou-se a gerir o encontro e o marcador, permitindo que o ABC, reduzisse a diferença para dois golos (20-18), naquele que foi o pior período da equipa insular, que esteve seis minutos sem marcar.
O conjunto madeirense conseguiu, no entanto, estancar a reacção dos bracarenses e vencer por quarto golos. Com este triunfo por quatro golos de diferença, os madeirenses afastaram, logo à partida, os bracarenses, que e até podiam perder com o Sporting, desde que por uma diferença igual ou inferior a três golos.

A verdade é que no Andebol não existe certezas absolutas e mais uma vez as previsões iniciais foram quebradas por um Sporting completamente diferente (para melhor) em relação ao jogo com o ABC. Na primeira parte, o Sporting, que esta época ainda não tinha vencido o Madeira SAD, não conseguiu distanciar-se do seu adversário por uma diferença maior do que dois golos, alcançando o intervalo com o encontro empatado, 13-13. No segundo tempo, os “leões” estiveram bem melhor, com menos falhas técnicas, mas apenas a conseguirem a superioridade no marcador a cinco minutos do final, vantagem que dilataram dois minutos depois e que lhes garantiu a presença na final com o rival Benfica.

Final da Taça da Liga de Andebol 2009: Benfica 29-25 Sporting (video e fotos e baixo)

Carlos Carneiro marcava ao Sporting na final

A final inédita nesta competição entre Benfica e Sporting levou até ao impecável Pavilhão Arena de Portimão 3000 espectadores, ansiosos por um belo espectáculo da modalidade.

O Sporting abriu o marcador no primeiro minuto, mas várias falhas técnicas com perdas de bola no ataque, permitiram depois que o Benfica, em dois minutos, virasse o marcador a seu favor e atingisse o intervalo a vencer por 15-13. No segundo tempo, a maior consistência defensiva dos encarnados, obrigou o Sporting a remates de meia-distância, facilmente parados pelo guarda-redes João Ferreirinho, e durante nove minutos os “leões” não conseguiram marcar qualquer tento. Perante a ineficácia dos sportinguistas, o Benfica foi ampliando o marcador e, aos 13 minutos, vencia por uma diferença de cinco golos, a maior conseguida durante todo o encontro, vantagem que foi gerindo até final.

Guarda Redes Ferreirinho do Benfica frente ao Sporting

Um Benfica com uma defesa agressiva, dois meias-distâncias em sintonia perfeita - Zaikin (oito golos dos nove metros e três livres de sete metros) e Carlos Carneiro - e um guarda-redes afinado foram os ingredientes de uma vitória valorizada pela réplica leonina. O guarda-redes João Ferreirinho foi eleito o melhor guarda-redes da final, enquanto Georgy Zaikin foi considerado o melhor jogador de campo.

Fica a ideia generalizada que foi uma excelente propaganda da modalidade, e que quanto a mim dá 10-0 em lições de civismo e fair-play aos homens do futebol.

Agora regressa o campeonato, liderado pelo FC Porto, à frente do Benfica, e com o Sporting em quinto.

Outras fotos da final:

Sporting e Benfica no Arena de Portimao

fase de jogo entre o Sporting e Benfica

Zaikin do Benfica foi o melhor jogador da final

Vídeo

Benfica 29-25 Sporting
(final da Taça da Liga de Andebol 2008/2009)


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas