sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Taça UEFA : Resultados da 4ª jornada - Braga vence Heerenveen por 1-2 e apura-se para os 16-avos-de-final


O Sporting de Braga voltou a ajudar nas contas portuguesas no ranking da UEFA (equipa que mais pontuou até ao momento), ao apurar-se com uma vitória na Holanda, frente ao Heerenveen por 1-2. Este triunfo garantiu aos bracarenses a passagem aos 16-avos-de-final da Taça UEFA 2008/2009.

Já o Benfica, embora tivesse folgado nesta 4ª jornada, passou o primeiro "milagre" ao não ser já eliminado. Para isso contribuiu a vitória do Galatasaray em Berlim e o triunfo dos ucranianos do Metalist sobre o Olympiakos. Teria servido eventualmente melhor os interesses dos encarnados uma vitória grega, porque agora necessitam de golear o Metalist por 8 golos de diferença, e esperar que gregos e alemães empatem. Ultra-milagre precisa-se!

Na gélica Holanda, as coisas até estiveram um pouco complicadas para a equipa de Jorge Jesus, que chegou a estar a perder. Só que Rentería fez o empate antes do intervalo e Luis Aguiar pôs a equipa minhota a ganhar. Depois foi só esperar que, na Alemanha, o Wolsburgo vencesse oos ingleses do Portsmouth, por 3-2, para que os bracarenses pudessem festejar o apuramento.

Obrigados a vencer para ter esperanças em continuar em prova, os holandeses entram com o gás todo em busca de um golo. No entanto, a equipa de Jesus não tremeu, aguentou-se firme e quando as coisas acalmaram é que apreceu junto da baliza de Steppe. Foi à passagem do quarto-de-hora, quando Rentería numa iniciativa individual rematou para as mãos dos guarda-redes Steppe. O Braga era uma equipa personalizada e nada apontava para que surgisse o golo do Heerenveen, que chegou através de um livre directo de Sibon, que Eduardo se limitou a seguir com os olhos.

A vantagem holandesa era injusta e os arsenalistas arregaraçaram então as mangas. Matheus deu o primeiro sinal de inconformismo com um remate que Steppe defendeu para o poste. Era o aviso para o empate que surgiria aos 35 minutos pelo colombiano Rentería, que concluiu um excelente cruzamento de Meyong. O Braga foi para o intervalo a precisar apenas um golo, uma vez queno outro jogo alemães e ingleses estavam empatados...

E foi isso que aconteceu aos 56 minutos, através de um livre directo marcado por Luis Aguiar. O Uruguaio colocava de forma magistral, os bracarenses com um pé na fase a eliminar, ainda com muito tempo para jogar. Vieram então alguns sustos, como aquele em que o avançado brasileiro da equipa holandesa Paulo Henrique, isolado, rematou ao lado. Eduardo até final resolveu por ele próprio entre postes.

Outros jogos da 4ª jornada da Taça UEFA 2008/2009

O Valencia não foi além de um empate a uma bola em casa com o Club Brugge. Com Hugo Viana em campo, os espanhóis até estiveram a perder com um golo de Alcaraz (ex-Beira-Mar), mas Zigic acabaria por fazer o empate para a equipa Ché, que se apresentou muito desfalcada dos habituais titulares. Surpresa foi também a derrota do Aston Villa em casa frente aos eslovacos do Zilina, que até chegaram a estar a vencer por 0-2. Delfouneso acabou por marcar para os ingleses, que mesmo assim seguem em frente, ao contrário do Zinila.

O Standard de Liége, treinado pelo nosso bem conhecido Laszlo Boloni , goleou os italianos da Sampdória por 3-0, com golos de De Camargo, Onyewu e Jovanovic, e carimbou a sua passagem para a fase seguinte da UEFA. No outro jogo do grupo C, registou-se o mesmo resultado favorável ao Sevilha frente ap Partizan de Belgrado, que ficou desde já eliminado. Dois golos de Luis Fabiano e outro de Renato resolveram um jogo em que o português Moreira apanhou um verdadeiro susto. O avançado chocou com um adversário, tendo estado 5 minutos inconsciente no relvado, gerando pânico entre os presentes. Depois mais tarde, veio a confirmar ser um traumatismo crâneano.

No grupo D, a Udinese também já está apurada após a vitória frente ao Dínamo de Zagreb, graças a golos de Quagliarela e Obodo, de nada servindo o remate certeiro de Biscan. Por sua vez no grupo A, um empate a zero com o Paris SG batou ao Manchester City seguir em frente. A mesma sorte teve o Twente, que venceu o Schalke 04 por 2-1.

Resultados da 4ª jornada da fase de grupos da Taça UEFA 2008/2009

Grupo A

Manchester City - Paris SG, 0-0
Twente - Shalke 04, 2-1 (Wielaert 3', Perez 55'; Asamoah 77')

Grupo B

Metalist - Olympiacos, 1-0 (Edmar 87')
Hertha Berlim - Galatasaray, 0-1 (Baros 69' g.p.)

Grupo C

Standard Liège - Sampdoria, 3-0 (Camargo 23', Onyewu 35' e Jovanovic 43')
Sevilha - Partizan, 3-0 (Luís Fabiano 32' g.p. e 73' e Renato 46')

Grupo D

Spartak Moscovo - NEC, 1-2 (Covalciuc 2'; van Beukering 84' e Schone 87')
Udinese - Dínamo Zagreb, 2-1 (Quagliarella 4' e Obodo 88'; Biscan 92')

Grupo E

Wolfsburgo - Portsmouth, 3-2 (Dzeko 3', Gentner 23' e Misimovic 75'; Defoe 10' e Mvuemba 14')
Heerenveen - Sp. Braga, 1-2 (Sibon 19'; Rentería 35' e Luís Aguiar 56')

Grupo F

Slavia Praga - Hamburgo, 0-2 (Olic 31' e Petric 90')
Aston Villa - Zilina, 1-2 (Delfouneso 28'; Leitner 16' e Štyvar 19')

Grupo G

Valencia - Brugge, 1-1 (Zigic 61'; Alcaraz 19')
Copenhaga - Rosenborg, 1-1 (Antonsson 85'; Iversen 33')

Grupo H

Lech Poznan - Deportivo, 1-1 (Rengifo 41'; Colotto 2')
Nancy - CSKA Moscovo, 3-4 (Zerka 6', Feret 72' e Camerling 79'; Vágner Love 24', 62' e 88' e Ramón 33')

Vídeos

Heerenveen 1-2 Sp. Braga
Sibon 19'
Rentería 35'
Luís Aguiar 56'



Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

2 comentários:

  1. Thanks Braga, bem precisamos de equipas nossas assim vitoriosas na europa.

    ResponderEliminar
  2. peço desculpa.. mas tenho q partilhar com vocês um fórum q eu descobri :x eu costumo vir muito a este blogue..

    - resultados dos jogos super actualizados..
    - ligas estrangeiras e muito mais..

    http://futebol.kazulo.com

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas