quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Liga Inglesa : 15ª jornada - Arsenal vence Chelsea e Liverpool chega à liderança. Cristiano Ronaldo coroado Bola de Ouro 2008

Arsenal de Adebayor levou a melhor sobre Chelsea de Bosingwa

A jornada 15 da Liga Inglesa trouxe mexidas no que concerne aos lugares cimeiros, saindo o Liverpool como grande beneficiado. O Chelsea voltou a perder em Stamford Bridge, a segunda derrota caseira no reinado de Scolari, e logo frente ao Arsenal, o que possibilitou à equipa de Fernando Torres isolar-se no campeonato, apesar de apenas ter empatado.

No dérbi da cidade Londres, o Chelsea não conseguiu defender a liderança da Premier League frente aos rivais do Arsenal. Os gunners, que vinham de duas derrotas seguidas, conseguiram o seu primeiro triunfo em cinco anos (1-2) e continuaram assim na luta pelo título. Scolari, que ainda não venceu um jogo em casa com candidatos ao título (perdeu com Liverpool e Arsenal e empatou com Manchester United), fez alinhar de início Bosingwa e Deco, enquanto Hilário e Paulo Ferreira ficaram no banco.

Os blues dominaram a primeira parte e adiantaram-se no marcador aos 30 minutos, com Bosingwa na jogada: após um canto para o Chelsea, Almunia colocou mal a bola, na direcção do internacional português, que cruzou de imediato para a área, surgindo Djourou a desviar para a própria baliza. Na segunda parte, o Arsenal, que em caso de derrota diria adeus à luta pelo título, pressionou em busca do empate, que chegou aos 59 minutos, num remate de Van Persie à entrada da área, a passe de Denilson. Três minutos depois, o holandês virou o marcador, concluindo à meia-volta um livre marcado por Fabregas. Até final, o Arsenal foi sempre a equipa mais esclarecida, segurando bem uma reviravolta merecida.

Qualquer resultado menos a derrota na recepção ao West Ham servia ao Liverpool para assumir, isolado, a liderança da Premier League. E se é verdade que a equipa de Rafael Benítez conseguiu o objectivo (34 pontos contra 33 dos londrinos), o resultado final de 0-0 reflecte um jogo em que o Liverpool atacou muito mas mal, notando-se em demasia a ausência de Fernando Torres.

Rooney dava vitoria ao United no derbi de Manchester

O campeão Manchester United conseguiu vencer o dérbi citadino com o rival City, por 0-1. No 150º "derby" de Manchester, Cristiano Ronaldo viu o segundo amarelo aos 68 minutos, por ter jogado a bola com as mãos, e foi obrigado a abandonar a partida mais cedo Cristiano Ronaldo ainda justificou o lance, alegando que o encontro tinha sido interrompido antes, mas acabou mesmo por ver o cartão vermelho, o que deixou os "red devils" a jogar os últimos 22 minutos da partida com menos um jogador. Mesmo assim, o Manchester United conseguiu sair do estádio do City com o triunfo, graças ao centésimo golo de Wayne Rooney na Liga inglesa, alcançado aos 42 minutos, e beneficiando também de uma excelente defesa de Van der Sar, já em período de descontos, que impediu o anfitrião de chegar ao empate.

Nos restantes jogos, dois golos do sueco Elmander catapultaram o Bolton para uma vitória folgada 1-4 em casa do Sunderland. Roy Keane, técnico dos black cats, está em maus lençóis. Com Filipe Teixeira a não sair do banco, o West Bromwich marcou passo em Wigan (2-1), não descolando do último lugar. O Hull arrancou um empate (1-1) no campo do Stoke - terceiro consecutivo. O Fulham empatou a zero em Birmingham (Aston Villa), tal como o Newcastle em Middlesbrough.

Cristiano Ronaldo consagrado vencedor da Bola de Ouro 2008

Cristiano Ronaldo festeja Bola de Ouro

A vitória de Cristiano Ronaldo na votação para a Bola de Ouro foi a terceira mais folgada de sempre: recebeu 446 votos em 480 possíveis, deixando Lionel Messi a 165 e Fernando Torres a 267. Entre os 96 elementos do júri, constituído pelos correspondentes da “France Football” em todas as federações da UEFA mais os de países que já participaram em pelo menos um Mundial, houve 77 que o votaram no primeiro lugar e ninguém o deixou fora do top cinco.

Ronaldo tornou-se no terceiro português a vencer o troféu individual com mais prestígio a nível mundial, depois de Eusébio em 1965 e Luís Figo em 2000.

Resultados da 15ª jornada da Liga Inglesa - Premier League 2008/2009

Liverpool - West Ham, 0-0
Chelsea - Arsenal, 1-2 (Djourou 30' p.b.; Van Persie 59' e 62')
Tottenham - Everton, 0-1 (Pienaar 51')
Portsmouth - Blackburn Rovers, 3-2 (Crouch 50', Defoe 53' e Davis 79'; Derbyshire 62' e Tugay 67')
Manchester City - Manchester United, 0-1 (Rooney 42')
Aston Villa - Fulham, 0-0
Stoke City - Hull City, 1-1 (Fuller 73' g.p.; King 45')
Middlesbrough -Newcastle, 0-0
Sunderland - Bolton, 1-4 (Cisse 11'; Taylor 18', Cahill 21' e Elmander 39' e 55')
Wigan - West Bromich Albion, 2-1 (Camara 61' e Boyce 86'; Miller 47')

Classificação da Liga Inglesa - Premier League 2008/2009

Classificacao da Liga Inglesa

Vídeos

Chelsea 1-2 Arsenal
Djourou 30' p.b.
Van Persie 59' e 62'


Manchester City 0-1 Manchester United
Rooney 42´

Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas