domingo, 14 de dezembro de 2008

Taça de Portugal 2008/2009: Resultados da quinta eliminatória - Leixões afasta Benfica e FC Porto segue como grande favorito

Beto foi herói frente ao Benfica

A Taça de Portugal 2008/2009 volta a contar com menos um candidato à final do Jamor, o Leixões nos penáltis levou de vencido o Benfica e está nos quartos-de-final. O FC Porto que na última eliminatória afastou o Sporting em Alvalade, foi até à simpática Vila de Cinfães eliminar o clube que disputa a 3ª divisão nacional - Série C, por 1-4. Já em duelos de Vitórias, o Guimarães vingou as eliminações das últimas temporadas frente ao Setúbal vencendo no Bonfim por 0-1, com golo de Flávio Meireles.

O Leixões, que esta época já tinha derrotado FC Porto e Sporting, e havia empatado com o Benfica, queria vencer o único grande a quem não tinha ganho. Fez pela vida, mas até nem criou muitos lances de perigo junto da baliza defendida por Moretto, que substituiu Moreira, depois de o português ter rendido Quim. Três jogos consecutivos, três guarda-redes. A aposta recaiu no brasileiro, que assim formou com Maxi Pereira, Luisão, Sidnei e David Luiz um quinteto defensivo sul-americano. Estrangeiros não faltaram ao Benfica. Só no onze inicial estavam 10. E com 10 acabou, porque se Nuno Gomes entrou, Rúben Amorim, o único português de início, já tinha saído. O número 21 ainda criou problemas à defensiva leixonense, mas o golo não aparecia. Quique Flores e José Mota mexeram nas equipas e tentaram evitar o prolongamento, mas, depois de lá chegarem, os dois conjuntos pareciam sem força para evitar as grandes penalidades. Castigo para um jogo que não foi bem disputado, apesar de interessante tacticamente. Foi então nos penáltis que o Leixões foi feliz. No último penálti, Reyes não conseguiu imitar os seus antecessores e viu Beto coroado rei, empurrando a equipa para os quartos-de-final da Taça de Portugal. Para Reyes ficou a fava. O internacional espanhol até nem merecia tamanho azar. Ao longo dos 120 minutos, foi o mais inconformado dos jogadores do Benfica, aquele que mais tentou o golo e que mais pôs a equipa a jogar.

FC Porto festejou golo 4 vezes em Cinfaes

O FC Porto passou em Cinfães com goleada, por 1-4, mas quem viu o jogo poderá concordar que foi números gordos a mais, para tão pouco evidenciado. A primeira parte foi para esquecer, o Porto deu uma pálida imagem do seu valor. A bola raramente chegou aos homens da frente e a primeira situação de perigo, relativo ainda assim, pertenceu a Guarín, com uma cabeçada por cima da barra. Muito pouco. O Cinfães foi melhor neste período, enquanto houve forças a equipa da III Divisão aproximou-se da baliza de Nuno através das alas.

No segundo tempo, era necessário mais empenho e foi isso que se viu nos minutos iniciais. O Cinfães começou a dar sinais de quebra física ao mesmo tempo que o FC Porto começou a dar sinais de querer resolver depressa a eliminatória. Farías, goleador de serviço na Taça de Portugal, marcou o primeiro golo após um bom trabalho de Mariano. Parecia tudo resolvido. Os jogadores do Cinfães é que não pensaram o mesmo e, num assomo de fé, chegaram ao empate. Cabeça de Sérgio Silva, erro de Lino, e Nuno batido. Explosão de alegria nas bancadas e prolongamento à vista. Dois minutos após a surpresa, e depois do golo decisivo em Setúbal, Guarín marcou o segundo tento do jogo após um livre de Lino. Nesta altura, o Cinfães já não tinha muito para fazer e limitou-se a ver os tricampeões nacionais a carregarem no acelerador e a aproveitarem os erros de marcação. Já com Hulk em campo, nos minutos finais houve mais dois golos (mais um de bola parada, num canto), o primeiro de Candeias e o último de Guarín, único portista a bisar.

A Naval venceu o Portimonense por 3-0, com golos de Marinho aos 59 minutos, na recarga a um remate de Marcelinho que o guarda-redes do Portimonense não segurou. Dudu e Marcelinho fizeram o resultado, perante um adversário da Liga de Honra, reduzido a 10 desde os 43 minutos.

Um golo de Anselmo no último minuto do prolongamento valeu ao Estrela da Amadora o apuramento ante um Olivais e Moscavide, da II Divisão, que deu muita luta. Depois de 90 minutos sem golos, Anselmo, após cruzamento de Silvestre Varela, fez o único tento da partida, que deu a vitória aos da casa, face ao conjunto secundário.

Resultados da 5ª Eliminatória da Taça de Portugal 2008/2009

CD Cinfães (III) - FC Porto (L), 1-4
Naval (L) - Portimonense (LH), 3-0
Estrela da Amadora (L) - Olivais e Moscavide (II), 1-0 após prolongamento.
Leixões (L) - Benfica (L), 0-0 após prolongamento (5-4 gp)
Atlético Valdevez (II) - Santa Clara (LH), 3-1
CD Trofense (L) - Nacional (L), 2-4
Paços Ferreira (L) - FC Vizela (LH), 4-1
Vitória de Setúbal (L) - Vitória de Guimarães (L), 0-1.

Vídeos

Leixões 0-0 (5-4 pen) Benfica


Cinfães 1-4 FC Porto


Naval 3-0 Portimonense


Estrela da Amadora 1-0 Olivais e Moscavide


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

2 comentários:

  1. 2 penaltis perdoados ao Leixoes. Tudo bem ninguem fala nisso.

    ResponderEliminar
  2. Só pergunto porque estamos a parar o campeonato há semanas para jogar a Taça. Estão mais adeptos nos estádios - NÃO, Algum interesse especial - NÃO.

    Enquanto no resto da Europa joga-se já 16,17, 18 jornadas nós andamos pela 11º desde do inicio em Agosto. Só mesmo neste país de atrasados. Aliás em qualquer liga de alguma importancia joga-se a Taça a meio da semana, apenas a partir das meias-finais poderia ser ao fim-de-semana. Génios!!!!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas