quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Liga dos Campeões : Resultados da 6ª jornada - FC Porto vence Arsenal e termina em primeiro. Sporting volta a castigar Basileia

Equipa do Porto antes do inicio do jogo com o Arsenal

Frente a uma especíe de equipa B do Arsenal, o FC Porto não desperdiçou a ocasião de oferecer a primeira vitória a Jesualdo Ferreira frente a clubes ingleses - que continuam sem ganhar no Porto - e cumpriu a obrigação de vencer por 2-0 e garantir o primeiro lugar do Grupo G. Com um golo em cada parte, os dragões vingaram a derrota (4-0) de Londres - podiam ter devolvido a gorda factura - e arrecaram mais 600 mil euros, o que significa que concluiram a primeira fase da Liga dos Campeões com 10 milhões em caixa (mais a bilheteira de três jogos e direitos televisivos), ou seja cerca de um quinto do orçamento anual.

Com o apuramento decidido para ambas as equipas, restava ao Porto defender o prestígio, o que aconteceu, com um futebol seguro e eficaz. Arséne Wenger deve ter perdido vontade de rir, a não ser que fosse objectivo apenas da tarimba aos míudos. É que nem sempre ter a posse da bola significa perigo e os gunners cometeram esse pecado na primeira parte, pois iam trocando a bola pelos seus jogadores, mas sem incomodar Helton, que só por uma vez foi obrigado a aplicar-se a fundo para não ser surpreendido. Aproveitou o FC Porto para, fruto da maior experiência, esperar pela altura certa para dar as estocadas finais.

Bruno Alves fazia golo

Já depois, Lisandro López ter desperdiçado, o golo surgiu de bola parada (tal como em Setúbal) e serenou o Dragão. Como o 2-0 veio logo no reinício, ainda mais tranquilas ficaram as coisas, que até poderiam ter atingido números bem mais desnivelados se Rodriguez (por duas vezes) e Lucho tivessem concluído contra-golpes que os míudos do Arsenal permitiam por procurarem o golo de honra.

Com o sétimo triunfo consecutivo, o FC Porto deixou de vez a má fase do mês de Outubro, em que esta qualificação chegou a estar quase perdida. Nunca antes o Porto tinha ganho os três jogos da segunda volta da fase de grupos da Champions. As vitórias de Kiev e Istambul, acrescidas do 2-0 ao Arsenal, fazem dos dragões uns heróis da prova. Agora resta saber que caberá em sorte nos oitavos-de-final, jogos que serão em finais de Fevereiro e início de Março. Uma das condições que já sabe por ter terminado em 1ª lugar, é que jogar a primeira eliminatória fora do Dragão.

Yannick Djalo marcava para o Sporting em Basel

Dez milhões de euros. É este o valor que o Sporting arrecadou até ao momento na Liga dos Campeões, depois de ter repetido em Basileia a vitória de há cerca de 10 meses, então para a Taça UEFA. Já com a qualificação garantida para os oitavos-de-final da Champions, desta vez bastou um golo paenas de Yannick Djálo para os leões fecharem a fase de grupos com quatro vitórias, mas um feito inédito em Alvalade, e soma outros 600 mil euros.

Paulo Bento deixou Miguel Veloso no banco de suplentes e optou por colocar o perdoado Simon Vukcevic no onze. O montenegrino, porém, não teve uma noite de sorte. E ainda antes do intevalo já estava nos balneários, lesionado. O Sporting, enquanto teve Vuk na esquerda e Izmailov na direita, revelou uma maior amplitude e presença no ataque, deixando os suíços muitas vez sem soluções em travá-los.

Só que este sistema tinha um preço: Rochemback ficava desamparado à frente da defesa. E assim os suíços dispuseram de algum espaço pelo meio, que, felizmente para Tiago, não souberam aproveitar. Sem Romagnoli, João Moutinho era o organizador de jogo, mas também o primeiro apoio a Rochemback. A aposta dos leões era pressionar o portador da bola adversário e depois sair rápido para o ataque, onde Yannick Djálo fazia bem uso da velocidade.

Festa do golo do Sporting em Basel

Com Derlei a desperdiçar as primeiras grandes oportunidades de jogo, teve de ser mesmo o jovem avançado a inaugurar o marcador, dando expressão à clara diferença entre equipas. O Basileia, ainda assim, esboçou uma pequena reacção. Mas, à parte alguns remates sem perigo, na primeira parte, Tiago apenas teve de se aplicar numa arrojada saída aos pés de Chipperfield.

Para a segunda parte, e já com Abel a defesa-direito e Izmailov à esquerda devido à lesão de Vuckcevic, Paulo Bento ficou ainda sem Pereirinha, também lesionado. Entrou então o jovem Adrien - o sétimo jogador da formação do clube mum jogo da Champions. Os leões ficaram mas retraídos e passaram a previlegiar o controlo do jogo. A estratégia ofensiva remetia-se neste período a alguns contra-ataques, regra geral, à procura de rapidez de Djálo.

A espaços, o Basileia conseguia criar alguns lances de perigo. Mas valeu a atenção de Tiago para segurar a vantagem e assim permitir a Paulo Bento celebrar o seu 150.º jogo à frente da equipa do Sporting com uma vitória. Agora é esperar pelo adversário que sairá no sorteio a dia 19 de Dezembro.

Restantes jogos da 6ª jornada da Champions

Fervor em Atenas

Scolari e companhia conseguiram os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O Cluj de Cadú e Dani ainda deu luta, mas o Chelsea foi mais forte e garantiu a passagem à fase seguinte, após vencer os romenos, por 2-1. Tal como a Roma, que venceu o Bordéus por 2-0 e garantiu o primeiro lugar do grupo A. Franceses vão à UEFA.

Com Deco e Bosingwa no onze titular, os blues adiantaram-se por Kalou, mas Koné ainda estremeceu Stamford Bridge ao marcar o golo do empate. Mesmo com a Roma a vencer já por 1-0, Scolari não estava tranquilo até colocar Drogba em campo. O avançado da Costa do Marfim só precisou de seis minutos para garantir a vitória e a tranquilidade de "Big Phil".

No grupo B o Werder Bremem , mesmo desfalcado de Diego, Naldo e Hugo Almeida, garantiu a presença na Taça UEFA, após vencer o Inter de Milão por 2-1. Mourinho já estava qualificado, mas ficar em segundo não era o que mais desejava. É que o Panathinaikos venceu o Anarthosis, com um golo de Karagounis, e acabou à frente do Inter. Depois de ser eleito como o jogador que mais desiludiu no calcio, Quaresma voltou a jogar 90 minutos e só teve um remate digno de incomodar o guarda-redes do Bremen.

Já o Barcelona acabou a primeira fase da Champions em primeiro (no agrupamento C, o Sporting), apesar da derrota caseira frente ao Shakthar por 2-3. Uma vitória que só ratificou os ucranianos na Taça UEFA. O Sporting ficou em segundo e evita, para já, os outros segundos: Chelsea, Inter e Atlético de Madrid. Os espanhóis, com Maniche e sem o lesionado Simão, ficaram atrás do Liverpool (venceu o PSV,por 1-3, e acabou na liderança do grupo D), após o empate em Marselha (vai à UEFA).

Klose marcava em Lyon

No último dia da última ronda da Liga dos Campeões, não havia líderes certos nos grupos E, F, G e H. Pois bem, os vencedores deram-se a conhecer, numa jornada cheia de golos. Manchester United, Bayern de Munique, FC Porto e Juventus são os primeiros nos respectivos grupos, conseguindo-o, em alguns casos, com brilhantismo, noutros, com eficácia.

Em Old Trafford temeu-se um escândalo. O Manchester United, já apurado no Grupo E, entrou com tudo e, aos 3’, já estava a vencer, com um golo de Carlos Tévez. Mas quando recolheu aos balneários, no final da primeira parte, o resultado era-lhe desfavorável. Jacobsen e Curth fizeram jus às credenciais do futebol dinamarquês, físico e forte no jogo aéreo, e gelaram as bancadas sempre repletas do “Teatro dos Sonhos” com dois golos de cabeça. Ainda assim, os comandados de Alex Ferguson nunca saíram do primeiro lugar. Isto porque, entre o golo de Tévez e o primeiro do Aalborg. O Celtic – último no grupo – honrou a camisola vencendo o outro candidato ao primeiro lugar, o Villarreal, com golos de Maloney e McGeady.

Cristiano Ronaldo, como se previa, apenas subiu ao relvado de fato e gravata para mostrar aos adeptos a Bola de Ouro, sendo substituído por Nani. O português jogou os 90’ e esteve activo, procurando o golo em várias ocasiões, sem ser brilhante. O ex-portista Anderson esteve em destaque com uma assistência fenomenal para o segundo golo, da autoria de Rooney.

No Grupo F, houve surpresa no Gerland, estádio do Lyon. O heptacampeão francês recebeu o Bayern de Munique em igualdade pontual – estavam ambos apurados, com 11 pontos cada um –, mas por pouco não foi humilhado pelos alemães no seu reduto. Klose, por duas vezes, e Ribéry desenharam ainda na primeira parte um resultado (0-3) que ganhava contornos de escândalo, mas que os franceses conseguiram amenizar no segundo tempo, com golos de Gouvou (52’) e Benzema (68’).

No outro jogo, que opôs o Steaua de Bucareste – com os portugueses Tiago Gomes e Semedo no “onze” titular – aos italianos da Fiorentina, foi Gilardino a decidir, ao apontar o único golo do encontro. A equipa transalpina passou a somar seis pontos e garantiu a presença na Taça UEFA, enquanto os romenos ficam afastados das competições europeias.

O Real Madrid, sem Pepe, reagiu da melhor forma à “chicotada psicológica”. Em pleno Santiago Bernabéu, os merengues, já qualificados, tiveram a visita do Zenit de Danny, que se despedia em Madrid da Liga milionária rumo à Taça UEFA. O português foi titular na formação russa, mas teve poucas oportunidades para brilhar, porque o Real Madrid desde cedo assumiu o controlo do jogo. 3-0 foi o resultado final, fruto de um bis de Raúl, que marcou o primeiro golo da “era Juande Ramos” e de um monumental chapéu de Robben. No outro jogo do grupo, a Juventus, sem Tiago, garantiu a liderança após um empate sem golos com o Bate.

Resultados da 6ª jornada da Liga dos Campeões 2008/2009

Grupo A

AS Roma - Bordéus, 2-0 (Brighi 61' e Totti 79')
Chelsea - Cluj, 2-1 (Kalou 40' e Drogba 71'; Koné 55')

Grupo B

Werder Bremen - Inter de Milão, 2-1 (Pizarro 63' e Rosenberg 81'; Ibrahimovic 88')
Panathinaikos - Anorthosis Famagusta, 1-0 (Karagounis 69')

Grupo C

Barcelona - Shakhtar, 2-3 (Sylvinho 59' e Busquets 84'; Gladkiy 32' e 58' e Fernandinho 76')
Basileia - Sporting, 0-1 (Yannick Djaló 19')

Grupo D

Marselha - Atlético Madrid, 0-0
PSV Eindhoven - Liverpool, 1-3 (Lazovic 36'; Babel 45', Riera 69' e N'Gog 78')

Grupo E

Celtic - Villarreal, 2-0 (Maloney 14' e McGeady 45')
Manchester United - Aalborg, 2-2 (Tevez 3' e Rooney 52'; Pedersen 32' e Curth 45')

Grupo F

Lyon - Bayern Munique, 2-3 (Govou 52' e Benzema 68'; Klose 11' e 37' e Ribery 34')
Steaua Bucareste - Fiorentina, 0-1 (Gilardino 66')

Grupo G

Dínamo Kiev - Fenerbahçe, 1-0 (Eremenko 20')
FC Porto - Arsenal, 2-0 (Bruno Alves 39' e Lisandro 54')

Grupo H

Real Madrid - Zenit, 3-0 (Raúl 25' e 58' e Robben 50')
Juventus - Bate Borisov, 0-0

Vídeos

Todos os golos da 6ª jornada da Liga dos Campeões 2008/2009 (quarta-feira)


Todos os golos da 6ª jornada da Liga dos Campeões 2008/2009 (terça-feira)



Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

1 comentário:

  1. Só pergunto porque estamos a parar o campeonato há semanas para jogar a Taça. Estão mais adeptos nos estádios - NÃO, Algum interesse especial - NÃO.

    Enquanto no resto da Europa joga-se já 16,17, 18 jornadas nós andamos pela 11º desde do inicio em Agosto. Só mesmo neste país de atrasados. Aliás em qualquer liga de alguma importancia joga-se a Taça a meio da semana, apenas a partir das meias-finais poderia ser ao fim-de-semana. Génios!!!!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas