segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Liga Espanhola: 14ª jornada - Barcelona não pára de golear e deslumbrar. Sevilha afunda Real Madrid no Bernabéu

Barcelona e Henry em grande

Por previsível unanimidade, penso que vocês partilham da minha opinião, que o Barcelona é a melhor equipa europeia de momento. De facto, os catalães jogam o chamado "futebol bonito", aliando exibições por excelência, a resultados avolumados. Quando me lembro que há poucos meses o Barça andava pelas ruas da amargura (como está actualmente o Real Madrid), a revolução operada no início de época tem de ser obrigatoriamente considerada um sucesso.

Nesta 14ª jornada da Liga Espanhola, a nova vítima blaugrana foi o Valencia, que saiu vergado a goleada em Camp Nou. Sabem que lá vai estar no próximo fim-de-semana (?), nada mais, que o eterno rival Real Madrid, que está em plena crise. Até o contestado Schuster atira a toalha ao chão, afirmando que o Barça não dá hipóteses de momento. Bluff! Veremos...

o Barcelona aumentou para seis pontos o avanço sobre o segundo classificado - o Villarreal empatou (3-3) em casa com o Getafe - e proporcionou aos seus adeptos um excelente espectáculo. Henry foi o marcador de serviço, tendo jogado como ponta-de-lança, na posição habitualmente ocupada por Eto'o, ausente por castigo. Miguel e Manuel Fernandes pouco puderam fazer face à avalancha atacante do conjunto de Guardiola, que só a meio da segunda parte é que desacelerou. Mas nem assim os valencianos disfarçaram uma incapacidade confrangedora. Aliás, para se entender melhor a maneira como decorreu a partida, basta dizer que o guarda-redes Renan foi o melhor elemento dos andaluzes. A formação catalã fez questão de mostrar a sua força, sendo um líder indiscutível, que alia as grandes exibições com um poder de fogo notável: 44 golos em 14 jogos.

Romaric garantia vitória do Sevilha em Madrid

Os merengues, voltaram a demonstrar todas as suas lacunas habituais, particularmente no capítulo defensivo, onde se notou demasiado as ausências de Pepe e de Heinze. Cannavaro já não tem a frescura de outros tempos, e Sergio Ramos não consegue ser o "bombeiro de serviço" que o internacional português costuma ser, quando as coisas se complicam. Os merengues estiveram a um passo de serem goleados - aos 39', perdiam por 1-3 -, conseguiram levantar a cabeça e aproveitaram algum receio contrário para empatar, mas, a cinco minutos do fim, Renato deu a machadada final nas expectativas dos madrilenos. A crise é evidente. Os adeptos assobiam, presidente e treinador são contestados, e os campeões estão na quinta posição, a nove pontos do líder. Uma derrota na Catalunha será provavelmente o adeus de Schuster.

Além dos resultados negativos o Real Madrid anunciou que o médio Mahamadou Diarra enfrenta uma paragem até nove meses, devido a uma grave lesão num joelho. O Real já havia perdido van Nistelrooy até final da temporada e, para piorar o cenário, todos, à excepção de cinco futebolistas do plantel principal, já estiveram lesionados esta temporada. É obra!

Atletico de Madrid goleou em Gijon

O Atlético de Madrid voltou às vitórias fora do seu terreno, dois meses depois de ter conseguido o último triunfo longe do "Vicente Calderón", aumentando para sete as partidas sem perder. Foi um excelente ensaio para aquilo que espera os colchoneros no "inferno" de Marselha, na próxima terça-feira, já que tiveram de mostrar raça, personalidade e capacidade de superar um golo sofrido aos 4'. Com Aguero e Forlán a bisarem - o uruguaio marcou pelo quarto jogo consecutivo -, Simão a "rasgar" o flanco esquerdo, Maxi o direito e Maniche e Paulo Assunção a dominarem o meio-campo, os pupilos de Aguirre puxaram dos galões e cedo refrearam os ânimos locais, bem comandados pelo irrequieto Bilic. O Atlético de Madrid foi claramente superior na segunda parte - pese o golo de Barral que atenuou as distâncias por pouco tempo -, uma superioridade que permitiu a Aguirre fazer descansar três das suas peças mais preciosas: Maniche, Aguero e Forlán.

Destaque para o terceiro triunfo consecutivo do Deportivo, que, com Zé Castro a titular, bateu o Málaga por 2-0, graças a golos de Lafita e Omar Bravo. Eliseu e Duda foram titulares nos visitantes. Já o Valladolid falhou o objectivo de chegar às quatro vitórias seguidas ao empatar no terreno do último classificado, o Osasuna de Camacho. Dois golos de Dady (ex-Belenenses) e um de Nekounam deram uma clara vantagem à equipa da casa, mas, com uma excelente reacção, o Valladollid chegou ao empate. Goitom (60 minutos), Flaño (65' na própria baliza) e Ogbeche (86') foram os responsáveis pela espectacular recuperação.

O Recreativo de Huelva e o Numancia iniciaram a jornada na zona de despromoção, mas ambos somaram triunfos importantes nesta ronda. Sem Beto, o Recreativo foi vencer por 2-3 ao terreno do irreconhecivel Maiorca. Javi Fuego marcou o golo da vitória aos 53 minutos, depois da formação de Huelva ter recuperado por duas vezes de desvantagens no decorrer do primeiro tempo. Quanto ao Numancia, virou o jogo diante do Almería e venceu por 2-1. O Racing de Santander, com Jorge Gonçalves a entrar aos 70 minutos e Zé António no banco, cedeu um empate a uma bola na recepção ao Athletic Bilbao, por sinal o mesmo resultado do embate entre o Betis(Nélson foi titular e Ricardo suplente) e o Espanyol.

Resultados da 14ª jornada da Liga Espanhola - La Liga 2008/2009

Real Madrid - Sevilha, 3-4 (Raúl 18', Higuaín 66', Gago 68'; Adriano 3', Romaric 21', Kanouté 38', Renato 84')
Barcelona - Valencia, 4-0 (Henry 20', 28', 79', Daniel Alves 46')
Betis - Espanyol, 1-1 (Emana 52'; Coro 71')
Deportivo - Málaga, 2-0 (Lafita 65' e Bravo 69' g.p.)
Maiorca - Recreativo Huelva, 2-3 (David Navarro 16' e Jurado 35'; Marcos Rubén 26', Colunga 44' e Javi Fuego 53')
Numancia - Almería, 2-1 (Del Pino 20' e Goiria 52'; Solari 12' g.p.)
Osasuna - Valladolid, 3-3 (Dady 17' e 56' e Nekounam 43'; Goitom 59' e 65' e Ogbeche 85')
Racing Santander- Athletic Bilbao, 1-1 (Colsa 83'; Yeste 49')
Sp. Gijón - Atlético Madrid, 2-5 (Bilic 4', Barral 60'; Aguero 6' e 41', Forlán 57' e 81', Maxi Rodríguez 72')
Villarreal - Getafe, 3-3 (Pires 55', Eguren 83', Rossi 85'; Granero 9', Gavilán 17', Casquero 30')

Classificação da Liga Espanhola - La Liga 2008/2009

Classificacao da Liga Espanhola

Todos os golos da 14ª jornada da Liga Espanhola 2008/2009


Add to Technorati Favorites

Fotos: Às

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas