terça-feira, 4 de novembro de 2008

Liga Portuguesa (Sagres) : 7ª jornada - Leixões líder isolado. Benfica e Sporting com vitórias sofridas e FC Porto em queda livre

Suazo festejava golão

A nossa Liga este ano promete muita competitividade tal com os resultados e a tabela classificativa assim o demostram. O crescimento significativo do Benfica em relação a outras épocas e a recuperação do Sporting (pós-chegada de Liedson) aliada à prestação do surpreendente Leixões que lidera, e à quebra do FC Porto neste inicio de campeonato, deixa tudo na expectativa. Os dragões somam desaires 2 seguidos,nada habitual, mas tem que ser encarado apesar de estar a defraudar, como o principal candidato ao título. Isto porque é tri-campeão e a Liga só termina em Maio.

Nota negativa para as fraquissímas arbitragens em Vila do Conde, Amadora e Guimarães(faltas/fora-de-jogo e golos mal anulados), e para as diminutas assistências nos estádios da Naval e Rio Ave, onde Sporting e FC Porto jogaram respectivamente. Outra situação que me chocou particularmente foi o pontapé em cheio na cara de Andrezinho a Suazo no Vitória vs Benfica, que nem sanção mereceu. Qualquer um de nós estaria a comer de palhinha para um mês.

Sidnei apontava o golo 5000 do Benfica na Liga Portuguesa

Depressa e bem há pouco quem, mas a velha máxima valeu ao Benfica um suado triunfo em Guimarães, por 1-2, frente a um Vitória que acordou tarde e não foi capaz sequer de chegar ao empate, apesar de ter actuado todo o segundo tempo com mais um elemento do que o adversário. Com um início de jogo muito bom, os benfiquistas fizeram dois golos e arrancaram para um êxito que os deixa no segundo lugar, a um ponto do surpreendente Leixões e com dois pontos de vantagem para Sporting e quatro para o FC Porto, os adversários que contam na luta pelo título.

Desta vez, os encarnados conseguiram segurar a vantagem e logo perante um cenário deveras complicado. Num estádio sempre difícil mas onde o Benfica tem sido feliz, a equipa teve coração e soube gerir um resultado favorável. Mas nem por isso deixou de sofrer, aguentando com dificuldade a margem mínima, dado que ainda antes do intervalo Douglas reduziu para 1-2 e relançou o jogo, para mais com a expulsão do espanhol Reyes pouco depois.

Com o trio mais sonante de reforços (Reyes, Pablo Aimar e Suazo) pela primeira vez de início, o Benfica entrou melhor e aos 18’ já vencia por 0-2, graças a Suazo, a concluir um lance de antologia iniciado com um passe de letra de Aimar, e Sidnei, na sequência de um livre. O jovem central brasileiro ganhou um lugar na história do clube, pois assinou o tão esperado golo 5000 do Benfica em campeonatos.

O jogo foi relançado durante a segunda parte e a inferioridade numérica penalizou os benfiquistas. Cajuda aproveitou para mexer na equipa, lançando os ex-encarnados Nuno Assis e Luís Filipe. Mas os vimaranenses sentiram muitas dificuldades para penetrar na defesa adversária e a verdade é que poucas vezes conseguiram criar verdadeiro perigo. Os benfiquistas defendiam bem e quando abriram algum espaço, valeu Quim, numa boa intervenção a remate de João Alves.

O Benfica ainda tentou espreitar o contra-ataque, mas a intenção primordial era claramente defender. Quique Flores refrescou a equipa, lançando Carlos Martins para o lugar de Aimar e Cardozo para o lugar de Suazo. A partir dessa altura, o ataque dos encarnados praticamente deixou de existir. E a verdade é que não fez falta, pois a vitória estava já garantida.

Ambiente no Afonso Henriques - foto do blog pontape na logica

Enfim, algo de novo num jogo do Benfica: a equipa de Quique Flores esteve a ganhar e não permitiu o empate, nem mesmo sendo obrigada a jogar toda a segunda parte com menos um jogador. Foi uma vitória justa e onde a maior parte dos reforços das águias justificaram que valem os milhões que foram gastos este ano por Rui Costa.

Pablo Aimar já foi comparado com Maradona, sobretudo nos primeiros anos de carreira. Exagero, claro, pois “deus” é sagrado. Mas aquele passe de letra para o golo de Suazo foi simplesmente lindo

Naval afundou Porto

O tricampeão FC Porto sofreu o segundo desaire consecutivo na Liga portuguesa, ao perder por 1-0 no reduto da Naval 1º de Maio. Um golo do brasileiro Daniel Cruz, aos 54 minutos, foi suficiente para a formação de Ulisses Morais somar os três pontos e deixar os "azuis e brancos" numa posição pouco habitual.

Na "era" Jesualdo Ferreira, que assumiu o comando dos "dragões" no início de 2006/2007, o FC Porto apenas por uma vez tinha sofrido duas derrotas consecutivas no "nacional": 0-1 em Leiria e 0-1 com o Estrela da Amadora, na 16ª e 17ª rondas da época de estreia. Em todas as competições, esta foi a terceira derrota consecutiva dos "dragões", que, antes do desaire caseiro com o Leixões (2-3 na sexta ronda), também tinha perdido em casa com o Dínamo de Kiev (0-1), para a Liga dos Campeões.

O FC Porto entrou em campo disposto a inverter a sequência negativa da semana anterior, e começou desde logo a impôr o seu jogo mas não conseguia chegar com perigo ao último terço de terreno. Relativamente à equipa que iniciou o encontro com o Leixões, Jesulado Ferreira fez alinhar Benitez para o lugar de Lino e Fernando para o lugar de Hulk.

À medida que o tempo foi passando a equipa da Naval foi acertando as marcações no meio-campo, o que ia dificultando a vida à equipa do FC Porto. Aos 23 minutos o FC Porto dispõe da melhor oportunidade de golo, com Lisandro a surgir isolado frente ao guarda-redes da Naval, tentando picar a bola sobre Peiser mas este consegue evitar o golo.

Ainda antes de terminar a primeira parte, cada uma das equipas dispôs de mais uma oportunidade de golo, mas nem Cristian Rodriguez, pelo FC Porto, nem Daniel pelo lado da Naval, conseguiram acertar na baliza.

Para a segunda parte Jesulado Ferreira retirou do jogo Benitez e fez entrar Hulk, numa tentativa de imprimir mais velocidade e potência ao jogo da sua equipa. Pelo seu lado a Naval continuava a actuar mais na expectativa, tentando aproveitar a adiantamento do adversário para tentar a sua sorte em jogadas de contra-ataque.
Aos 54 minutos a Naval chegou ao golo, um pouco contra a corrente de jogo, por intermédio de Daniel que progrediu pela esquerda, e quando toda a gente esperava o cruzamento rematou à baliza de Nuno que já se fazia ao eventual cruzamento.

Com o golo sofrido, o técnico do FC Porto fez entrar Tarik Sektioui para o lugar de Cristian Rodriguez e o FC Porto conseguiu imprimir alguma velocidade no seu jogo, dispondo mesmo de uma excelente oportunidade por intermédio de Hulk. Mas foi sol de pouca dura, e foi mesmo a Naval a estar mais perto do golo, com Carlitos, que depois de uma boa iniciativa individual, conseguiu arranjar espaço e disparou com a bola a rasar a barra da baliza de Nuno.

Numa última tentativa de aumentar a intensidade de jogo da sua equipa, Jesulado Ferreira fez entrar Pelé para o lugar de Tomás Costa e o jovem internacional sub-21 esteve logo em 2 lances que criaram perigo para a baliza de Peiser.
À medida que o tempo ia passando, os níveis de ansiedade da equipa do FC Porto aumentaram e disso se foi aproveitando a Naval que ia gerindo o tempo da melhor forma. O FC Porto não ia fazendo a pressão que era necessária para tentar virar o jogo a seu favor, e isso facilitou em muito a vida da Naval. O jogo chegava ao fim com o FC Porto a somar a terceira derrota consecutiva, incluindo o jogo com o Dinamo Kiev para a Liga dos Campeões.

Liedson selou triunfo em Vila do Conde

O Sporting venceu o o Rio Ave por 0-1, com o golo da vitória a ser apontado pelo inevitável Liedson. Depois de ter marcado para a Taça de Portugal e para a Liga dos Campeões, o «levezinho» estreou-se a marcar na Liga Sagres. Os leões aproveitam assim da melhor forma o desaire do FC Porto na Naval, ultrapassando os «dragões» na classificação geral.

Paulo Bento, depois de uma semana em que foi alvo de críticas dos adeptos leoninos, voltou a ter motivos para sorrir, não tanto por uma exibição brilhante, mas mais por um resultado positivo, após 3 jogos sem conhecer o sabor da vitória.

A vitória acabou por não ser fácil, numa partida onde a partir do minuto 79 o técnico leonino viu a sua equipa reduzida a 10 unidades depois da expulsão de Derlei, por acumulação de amarelos (vistos no espaço de 1 minuto).

O golo leonino surgiu à passagem do minuto 40, depois de um erro grosseiro de Bruno Mendes, que deixou Liedson isolado frente à baliza de Paiva. O avançado brasileiro, no seu jogo 150 na Liga, não perdoou e inaugurou o marcador.

No segundo tempo, o Sporting deu de alguma forma a iniciativa de jogo ao adversário, tentando depois explorar o espaço deixado no último reduto vila condense. Neste período, Livramento chegou a criar perigo junto da baliza de Rui Patrício, através de um livre directo.

Ao minuto 79 Derlei viu então 2 cartões amarelos no espaço de 1 minuto, primeiro por uma falta sobre um adversário e posterior reacção. Na sequência do livre, nova falta do avançado leonino, tendo de seguida Derlei pontapeado a bola para longe visivelmente exaltado. Jorge Sousa não hesitou e exibiu a segunda cartolina amarela ao atleta.

Com a expulsão de Derlei, o Rio Ave ainda tentou chegar mais próximo da baliza contrária, mas as ocasiões rarearam, num jogo frio tal como o tempo em Vila do Conde.

Diogo Valente na vitoria do Leixoes

O Leixões isolou-se, provisoriamente, na liderança da Liga, após vencer o Paços de Ferreira. A equipa de Matosinhos, que só perdeu na primeira 1.ª jornada, mantém-se sozinha na frente. Em autêntico "estado de graça" após a vitória no terreno do tricampeão FC Porto (3-2), na jornada passada, os matosinhenses limitaram-se a aproveitar os erros defensivos contrários para marcar dois golos, e agarrou depois a vantagem com "unhas e dentes". Por seu lado, o Paços de Ferreira, ainda sem vitórias, afunda-se no último lugar da classificação.

O Trofense alcançou, na passada sexta-feira, o primeiro triunfo na Liga, ao vencer o Setúbal (0-0), no jogo de abertura da jornada sete da Liga. Viram-se mesmo lenços brancos no Bonfim, aumentou a contestação ao técnico Daúto Faquirá, que parece ter perdido a confiança dos adeptos.

No fecho da jornada, realizou-se o derbi da Madeira com o Marítimo a vencer o Nacional por 4-2 e a retirar a possibilidade à equipa de Manuel Machado liderar com o Leixões. Um Marítmo veloz e letal, são estes os epítetos que podem definir a exibição dos verde-rubros, que apostaram na consistência defensiva e na velocidade dos seus homens mais adiantados para marcar a diferença. Por outro lado, os alvi-negros foram dignos e lutaram até ao fim pelo resultado, valorizando, em muito, o espectáculo.

Resultados da 7ª jornada da Liga Portuguesa - Liga Sagres 200/2009

Vitória de Guimarães - Benfica, 1-2 (Douglas 41'; Suazo 15' e Sidnei 18')
Académica - Sp. Braga, 1-1 (Pedrinho 48'; Meyong 62')
Estrela Amadora - Belenenses, 1-1 (Varela 41'; Wender 14')
Leixões - Paços Ferreira, 2-1 (Wesley 27' g.p. e Diogo Valente 30'; William 81' g.p.)
Rio Ave - Sporting, 0-1 (Liedson 41')
Naval - FC Porto, 1-0 (Daniel Cruz 54')
Vitória Setúbal - Trofense, 0-2 (Valdomiro 19' e Pinheiro 87' g.p.)
Marítimo - Nacional, 4-2 (Baba 1', Djalma 47', Marcinho 62', Bruno 87' g.p.; Felipe Lopes 67', Nené 82')

Classificação da Liga Portuguesa (Liga Sagres) 2008/2009

Classificação da Liga Portuguesa

Vídeos

Vitória de Guimarães 1-2 Benfica
David Suazo 15'
Sidnei 18'
Douglas 41'



Rio Ave 0-1 Sporting
Liedson 41'


Naval 1-0 FC Porto
Daniel Cruz 54'


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas