terça-feira, 4 de novembro de 2008

Brasileirão: 33ª jornada - Novo líder é o São Paulo.

Borges (esq.) abriu o placar para o SP

O Campeonato Brasileiro entra em sua reta final com um novo líder: o São Paulo, pentacampeão nacional e que ficou com o título nos dois últimos anos. A equipe do Morumbi atropelou o Internacional por 3-0 diante de 54.160 pagantes, e chegou aos 62 pontos, um a mais que o Palmeiras e dois à frente do ex-líder Grêmio. Os gaúchos apenas empataram com o Figueirense e deram seqüência aos maus resultados.

O primeiro gol no Morumbi até demorou a sair, dada a pressão exercida pelo time local. Mas aos 29 minutos não teve jeito: Borges subiu aproveitou rebote do goleiro Lauro e fez 1-0. No início da etapa final, um erro de passe de Guiñazu proporcionou contra-ataque paulista, que Dagoberto concluiu muito bem, 2 a 0. No final, Hugo ainda completou o passeio do time de Muricy Ramalho.

O Palmeiras ficou na cola do tricolor paulista com uma bela vitória sobre o Santos, na Vila Belmiro (14.214 torcedores), com um gol no último minuto, de Léo Lima. Logo no segundo minuto de jogo, Kléber recebeu livre na área e fez 1 a 0 para os visitantes. A primeira etapa teve outras chances de gol, em especial para o Santos, mas Bruno - substituto do pentacampeão mundial Marcos, que perdera o pai na véspera da partida - salvou.

Palmeiras, Élder Granja, venceu o Santos no final

Logo aos 47’, gol e polêmica. Kléber Pereira subiu após escanteio, a bola bateu nas mãos de Bruno e entrou. A princípio, a arbitragem invalidou o lance, por bola na mão de Kléber. Minutos depois, o árbitro validou o gol. O jogo ficou morno - mesmo com a intensa chuva -, e só aos 90’ um lance de perigo: Léo Lima escorou cruzamento e deu a vitória ao Verdão de Vanderlei Luxemburgo.

O Grêmio, que liderou o certame por mais de 15 jornadas, aparece em claro declínio. Domingo, diante de mais de 30 mil torcedores, o time mais uma vez levou gol cedo, e desta vez não passou de um empate contra o ameaçado Figueirense. Aos 8’, Marquinho bateu cruzado e abriu o placar. O empate veio no final da primeira etapa: o juiz marcou mais de seis segundos do goleiro do Figueira com a bola na mão, tiro livre indireto. Reinaldo marcou o 1-1.

O segundo tempo foi de pressão, mas muito mais afobação. Tanto que os visitantes tiveram duas ótimas chances para marcar, mas Tadeu finalizou para fora e na outra, Victor salvou para canto.

No estádio Serra Dourada, atropelamento do Goiás sobre o Cruzeiro. Os mineiros, que marcaram um gol contra o Grêmio em 14 segundos de jogo, desta vez conheceram a derrota em menos de 20 minutos. Aos 2’ e aos 8’, Paulo Baier bisou. Henrique completou aos 16’, e na etapa final o time local ainda teve um gol mal anulado.

Fora da zona de Libertadores, aparece o Flamengo. O rubro-negro voltou a tropeçar no Maracanã, e não conseguiu vencer a Portuguesa. O 2-2 acabou sendo o mais justo dos resultados, vista a má atuação do Fla e a grande vontade demonstrada pela Lusa. E o título parece ter se afastado do Maracanã.

Noutros jogos, destaque a (enfim!) vitória vascaína num clássico local, após dez partidas. O 1-0 sobre o Fluminense não foi suficiente para tirar a equipe da zona de queda, mas certamente aumentará o ânimo do time e do adepto do Vasco. Quem também venceu foi o Atlético PR, que, com um gol de Rafael “He-man” Moura no minuto final contra o Sport, saiu dos quatro últimos lugares.

O Ipatinga, mesmo tendo vencido o Coritiba, ainda parece longe quatro pontos da salvação. Já o Náutico deu uma respirada, superando o Vitória. Infelizmente, o destaque desta partida foi a nova intervenção da polícia pernambucana, que teria invadido o vestiário do Vitória no intervalo do jogo por conta de suposto desacato à autoridade por parte do arqueiro Viáfara. Dirigentes do clube baiano chegaram a ameaçar pedir a interdição do estádio. Ficou na ameaça.

Este meio de semana será agitado para alguns clubes brasileiros. Na Taça Sul-Americana (equivalente à Taça da UEFA), entram em campo Palmeiras (perdeu na ida para o Argentinos Jrs. por 0-1), Botafogo (levou 0-2 do Independiente) e Internacional (bateu o Boca Jrs. por 2-0), em busca de vagas nas semifinais do torneio.

Pelo Brasileirão, completar-se-á a partida entre Figueirense e Fluminense, interrompida aos 15 minutos na semana passada por falta de luz no estádio. A partida recomeça a partir destes 15’, com o Flu vencendo por 1 a 0.


Resultados da 33ª jornada do Campeonato Brasileiro 2008
Náutico - Vitória, 1-0 (Felipe 44’)
Ipatinga - Coritiba, 2-0 (Ferreira 56’, 90’)
Flamengo - Portuguesa, 2-2 (Fábio Luciano 5’, Maxi 83’; Jonas 54’, Athirson 60’)
Goiás - Cruzeiro, 3-0 (Paulo Baier 2’, 8’, Henrique 16’)
Atlético PR - Sport, 1-0 (Rafael Moura 90’)
Santos - Palmeiras, 1-2 (Bruno [p.b.] 46’; Kléber 2’, Léo Lima 90’)
Atlético MG - Botafogo, 2-1 (Leandro Almeida 20’, 77’; Carlos Alberto 63’)
Grêmio - Figueirense, 1-1 (Reinaldo 45’; Marquinhos 8’)
Fluminense - Vasco, 0-1 (Wagner Diniz 70’)
São Paulo FC - Internacional, 3-0 (Borges 29’, Dagoberto 52’, Hugo 80’)

Classificação

class_br33_desportugal

Vídeos

São Paulo 3-0 Internacional


Santos 1-2 Palmeiras


Grêmio 1-1 Figueirense


Flamengo 2-2 Portuguesa


Fluminense 0-1 Vasco



Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) (fotos: Terra)

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas