segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Brasileirão: 35ª jornada - Mantém-se briga entre SP e Grêmio, numa rodada cheia de gols.

São Paulo de Dagoberto (dir.) lidera

Agora faltam apenas três partidas para cada clube neste Campeonato Brasileiro. A situação na ponta da tabela se manteve, com o São Paulo dois pontos à frente do Grêmio na luta direta pelo título. O Flamengo ainda sonha, graças à goleada aplicada sobre o Palmeiras. Goleada sofrida também pelo Cruzeiro, que se distanciou da taça.

O São Paulo recebeu, num Morumbi para 58.518 pagantes, o desesperado Figueirense. Com muita facilidade, o tricolor paulista abriu 2-0 no placar em menos de 25 minutos, com dois gols de Borges. Cleiton Xavier ainda descontou na primeira etapa, mas Hugo definiu o escore posteriormente. A partida só teve um sentido, o gol do Figueira, num ritmo que não cessou nem quando o São Paulo diminuía o ritmo de seu jogo. Depois da partida, Mário Sérgio caiu no comando do Figueirense (Pintado o substitui). O time parece que seguirá o mesmo caminho, e cairá de divisão...

Com 68 pontos, o time de Muricy Ramalho vê-se ainda perseguido pelo Grêmio. O time gaúcho chegou aos 66 pontos vencendo o Coritiba, no Olímpico (43.385 torcedores), por 2 a 1. Mesmo sem fazer uma grande partida, o Grêmio mereceu o triunfo, e ele veio com dois gols em que a bola desviou nos defensores rivais.

Primeiro, aos 28’: Tcheco chutou de longe, a bola raspou em Rodrigo Mancha e entrou. Ambas as equipes se alternavam no ataque até que, aos 76’, Héverton cruzou, e Alê meteu contra o próprio gol (o juiz assinalou gol para Héverton). No minuto final, o argentino Ariel descontou.

Horas antes, no Maracanã (59.678 “adeptos”), no melhor jogo do certame - opinião pessoal -, o Flamengo passou pelo Palmeiras. O Verdão vive um inferno astral, vista a confusão no aeroporto na hora do embarque da equipe para o Rio de Janeiro - um grupo de torcedores discutiu com o técnico Vanderlei Luxemburgo, que acabou sendo agredido. Para variar, ninguém foi preso.

Vamos ao jogo em si. Logo aos dois minutos, o cruzamento de Kléberson encontrou Marcelinho Paraíba, que bateu de primeira: 1-0 para os mandantes. Aos 13’, Alex Mineiro empatou de pênalti, mas minutos depois Ibson aproveitou bom lance de Paraíba e fez o 2-1. A estrela do ex-portista continuou a brilhar na etapa final.


Ibon fez 3 golos ao Palmeiras no Maracana

Ele fez um belo gol aos 56’, em nova assistência de Kléberson. Cinco minutos depois, Kléber descontou de cabeça, 3-2. Porém, aos 64’, na terceira assistência de Kléberson, veio o hat-trick de Ibson, agora de letra. Kléberson, por sua vez, também coroou sua bela atuação com um gol, o último do cotejo, aos 68 minutos.

No sábado, o Náutico arrasou o Cruzeiro, dissipando praticamente todas as chances da Raposa de conquistar seu segundo título brasileiro. Em grande atuação, o Timbu meteu 5 a 2 (destaque para Gilmar e Felipe, que bisaram) e manteve-se fora da zona de Série B. Para o Cruzeiro, a certeza de que essas quatro derrotas consecutivas fora de casa completadas na jornada podem ter sido decisivas.

Na briga para escapar da segunda divisão, o Vasco encerrou a rodada na zona de queda com o desaire no Mineirão: 4-1 para o Atlético MG (quarta-feira). Por sua vez, o Fluminense respirou e ajudou a “enterrar” a Portuguesa, ganhando por 3-1 de virada. Quem também respirou um pouco mais foi o Atlético PR, que bateu o Vitória. Já o Ipatinga goleou, mas segue muito perto de ter seu rebaixamento confirmado.

Esta rodada foi a com maior número de gols do Brasileirão (41, com média superior a quatro por jogo), e também com a melhor média de público (29.140 pagantes - a média seria maior, não fosse o fato de o Ipatinga levar apenas 530 testemunhas para vê-lo vencer o Sport).

Na próxima rodada, os destaques ficam por conta de Vasco-São Paulo, Vitória-Grêmio, Cruzeiro-Flamengo e Palmeiras-Ipatinga. A rodada pode definir as quedas de Ipatinga e Figueirense (que recebe o Náutico).

Resultados da 35ª jornada do Campeonato Brasileiro 2008

Atlético MG - Vasco, 4-1 (Castillo 11’, Renan Oliveira 32’, Leandro Almeida 59’, 62’; Madson 69’)
Náutico - Cruzeiro, 5-2 (Gilmar 3’, 87’, Felipe 22’, 47’, Geraldo 82’; Wagner 17’, Guilherme 75’)
Fluminense - Portuguesa, 3-1 (Washington 50’, Tartá 73’, Romeu 83’; Edno 23’)
Ipatinga - Sport, 3-0 (Ferreira 11’, 90’, Gian 83’)
Flamengo - Palmeiras, 5-2 (Marcelinho Paraíba 2’, Ibson 21’, 56’, 64’, Kléberson 68’, 70’; Alex Mineiro 13’, Kléber 61’)
Goiás - Botafogo, 3-1 (Paulo Baier 8’, 44’, 72’; Lúcio Flávio 77’)
São Paulo FC - Figueirense, 3-1 (Borges 8’, 24’, Hugo 71’; Cleiton Xavier 43’)
Santos - Internacional, 1-0 (Quiñonez 70’)
Atlético PR - Vitória, 2-1 (Rafael Moura 42’, Alan Bahia 68’; Robert 32’)
Grêmio - Coritiba, 2-1 (Tcheco 28’, Héverton 76’; Ariel 90’)

Classificação
do Brasileirão 2008

class_br35_desportugal

Vídeos

São Paulo FC 3-1 Figueirense


Grêmio 2-1 Coritiba


Flamengo 5-2 Palmeiras


Náutico 5-2 Cruzeiro


Fluminense 3-1 Portuguesa



Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) (fotos: Terra)

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas