segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Futsal: Brasil campeão mundial nos pênaltis.

Festa pela taça

Finalmente, o Brasil pôde comemorar seu sexto título no Mundial de Futsal, agora organizado pela FIFA. A conquista, que fora impedida pela Espanha em 2000 (semifinal) e 2004 (final), veio no domingo, batendo a algoz Espanha por 4 a 3 na disputa de pênaltis, após 2 a 2 no tempo normal. Na disputa pelo terceiro lugar, melhor para a Itália: 2 a 1 na Rússia.

O primeiro tempo do jogo foi muito parelho, e os goleiros Tiago e Amado conseguiram superar os ataques rivais com boas defesas. Os gols vieram na etapa final. Aos cinco, Marquinho cobrou canto, a bola desviou e foi para o gol, Brasil 1 a 0. Três minutos depois, Torras empatou num chute cruzado.

Com três minutos para o final do jogo, Vinícius levantou a torcida no ginásio do Maracanãzinho (RJ) com um gol de muita persistência, depois das defesas de Amado. Mas, com um minuto e meio para acabar, Alvaro deixou tudo igual de novo. A prorrogação não teve gols.


Título brasileiro

Por fim, nas penalidades, o goleiro Franklin, de 37 anos, entrou no lugar de Tiago e garantiu o título ao praticar duas belas defesas, em chutes de Torras e Marcelo - brasileiro naturalizado espanhol.

A campanha tupiniquim foi irretocável. Venceu todos os jogos: Japão (12-1), Ilhas Salomão (21-0), Rússia (7-0) e Cuba (9-0) na primeira fase; Irã (1-0), Itália (3-0) e Ucrânia (5-3) na segunda; Rússia (4-2) nas semifinais; e a Espanha na decisão.

Nas premiações, mais destaques brasileiros. Pula (brasileiro que joga pela Rússia), Lenísio e Falcão levaram, respectivamente, as chuteiras de ouro, prata e bronze. Como melhor goleiro, ganhou Tiago. Já a Bola de Prata ficou com Schumacher, e a de Ouro com Falcão. E o capitão Vinícius ganhou o direito de erguer a taça, para festa dos torcedores brasileiros no ginásio.

Vídeo
da final do Campeonato do Mundo de FUTSAL 2008

Brasil 2-2 (4-2 pen) Espanha


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) (fotos: Terra)

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas