terça-feira, 21 de outubro de 2008

Brasileirão: 30ª jornada - Derrota do Grêmio embola tudo novamente.

Cruzeiro bateu Galo

Agora faltam apenas oito jogos. E o dono do título do Campeonato Brasileiro 2008 está ainda mais indefinido, graças principalmente à derrota do Grêmio para a Portuguesa no domingo, por 2 a 0. Palmeiras e São Paulo empataram por 2-2, e seguem perto do líder. Quem mais se deu bem foi o Cruzeiro, vice-líder após bater o rival Atlético MG. O Flamengo venceu o clássico contra o Vasco e também sonha.

Começamos pela partida no Mineirão. Lá, o Cruzeiro foi muito superior ao Atlético MG, vencendo por 2-0 (para 52.884 presentes). Com 12 minutos, a Raposa já finalizara oito vezes contra a meta de Juninho. De tanto insistir, aos 42 minutos não teve jeito: Jonathan apareceu livre pela direita e abriu o placar.

O segundo tempo não foi diferente, apesar de algumas tentativas a mais de gol por parte do Galo. Com merecimento, o time de Adilson Batista chegou ao segundo gol. Aos 90’, Guilherme cobrou pênalti sofrido por Camilo e definiu o escore para o Cruzeiro, que tem agora 55 pontos.

Junto ao Cruzeiro, está o Palmeiras, que correu atrás e conseguiu um suado empate contra o São Paulo, num dos melhores jogos do certame. Mesmo no Palestra Itália (26.676 pagantes), quem saiu na frente foi o São Paulo: o goleiro Rogério Ceni, de pênalti, fez o primeiro. Pouco depois, o árbitro expulsou Borges e Diego Souza, por trocarem empurrões. Atuando principalmente no contra-ataque, o Tricolor do Morumbi ampliou com Dagoberto, que se aproveitou de um passe errado de Léo Lima.


R. Ceni faz para o São Paulo

O segundo tempo foi ainda mais empolgante, com ambas as equipes tendo chances de gol. Rogério Ceni ia se consagrando até que Denílson fez boa jogada pela direita e cruzou para Kléber descontar. Dois minutos depois, Leandro bateu falta, a bola desviou em Dagoberto e entrou, 2 a 2. E ainda tivemos tempo para a expulsão do palmeirense Roque Júnior.

Todos os olhos então se voltaram para o estádio do Canindé, onde a Portuguesa teve bela atuação contra o ainda líder Grêmio. A Lusa pouco ou nenhum risco sofreu durante o jogo, vista a má atuação da equipe gaúcha, principalmente no setor ofensivo. Para coroar isso, a zaga falhou também: Ediglê, livre, abriu o placar aos 55 minutos.

O Grêmio se atirou ao ataque, mas o que conseguiu foi levar o segundo. Já nos descontos, Edno apareceu livre contra o goleiro Victor. Foi só driblar para guardar o tento que confirmou a saída dos lusitanos da zona de rebaixamento.

O quinto elemento da luta pelo título, o Flamengo, triunfou no clássico contra o Vasco, que completou nove partidas sem vencer e cada vez mais afundado na zona de queda. O jogo, assistido por 44 mil pagantes, foi muito ruim, e curiosamente o único gol foi contra, de Jorge Luiz. Ele deu um carrinho para afastar a bola dos pés do de Obina e empurrou para as suas redes.

Noutros jogos, destaque para a boa peleja proporcionada por Vitória e Fluminense. O 2-2 final (o Flu reclama, com razão, de dois pênaltis não marcados) mandou a equipe carioca novamente para as quatro últimas posições da tabela. No Barradão - 12.059 pagantes -, Rafael abriu o placar após driblar espetacularmente o zagueiro rival.

Thiago Silva, que deve reforçar a Inter de Milão em janeiro, empatou numa bela cobrança de falta. Washington virou o jogo, mas Marquinhos, que deve ir para o Palmeiras em 2009, empatou de novo com um bonito chute da entrada da área.

No Engenhão, outra bela partida: o Santos derrotou o Botafogo pelo placar mínimo. No primeiro tempo, ninguém superou os goleiros Fábio Costa e Renan, de grande atuações. O único gol veio aos 70 minutos, numa cobrança de falta lateral por Molina, que encobriu Renan.

Já no Beira-Rio, destaque para o golaço marcado por Alex, o segundo do Internacional na vitória contra o Atlético PR, cada vez mais próximo de cair. No clássico pernambucano, tudo igual para Sport e Náutico. Igualdade também para Figueirense vs. Ipatinga e Coritiba vs. Goiás.

Resultados da 30ª jornada do Campeonato Brasileiro 2008
Internacional - Atlético PR, 2-1 (Nilmar 37’, Alex 73’; Ferreira 78’)
Botafogo - Santos, 0-1 (Molina 70’)
Figueirense - Ipatinga, 1-1 (Tadeu 9’; Escobar 90’)
Palmeiras - São Paulo FC, 2-2 (Kléber 78’, Leandro 80’; Rogério Ceni 6’, Dagoberto 44’)
Coritiba - Goiás, 1-1 (Felipe 55’; Romerito 38’)
Vitória - Fluminense, 2-2 (Rafael 15’, Marquinhos 65’; Thiago Silva 36’, Washington 46’)
Atlético MG - Cruzeiro, 0-2 (Jonathan 42’, Guilherme 90’)
Sport - Náutico, 2-2 (Durval 45’, Roger 47’; Gilmar 18’, Henrique 58’)
Vasco - Flamengo, 0-1 (Jorge Luiz 43’ [p.b.])
Portuguesa - Grêmio, 2-0 (Ediglê 55’, Edno 90’)

Classificação

class_br30_desportugal

Vídeos

Portuguesa 2-0 Grêmio


Palmeiras 2-2 São Paulo FC


Atlético MG 0-2 Cruzeiro


Vasco 0-1 Flamengo


Internacional 2-1 Atlético PR



Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) (fotos: Terra)

Página Inicial

1 comentário:

  1. Esse R.Ceni do Sao Paulo faz inveja a muitos avançados por cá.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas