quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Liga dos Campeões : Sporting muito manso perde 3-1 em Barcelona

Xavi fazia o 3-1 final

O Sporting entrou a perder por 3-1 na Liga dos Campeões 2008/2009, mesmo perante um Barcelona longe do nível que costumava apresentar em outros anos. Mas o leão esteve muito aquém do esperado e raramente incomodou os catalães. O simbolo do clube (Leão) não fez juz ao que aconteceu em campo.

Paulo Bento tinha prometido jogar para vencer, um autêntico bluff, pois ofensivo foi aquilo que o Sporting nunca foi. Ainda por cima, foram cometidos erros defensivos que o Barça aproveitou. Na próxima ronda, em Alvalade, com o Basileia, é preciso fazer muito melhor para que os oitavos-de-final não sejam uma miragem.

Barcelona vs Sporting durante o hino da Champions

As promessas de Paulo Bento ficaram no papel. O previsível onze leonino poucas vezes se estendeu no terreno, embora muito por culpa do Barcelona, cuja pressão alta funcionou bem. O certo é que o leão virou... gato encolhido. Nos catalães, desta vez, Guardiola não apostou na cantera, mas a colocação de Puyol na esquerda surpreendeu. Se bem que cedo se percebesse qual era a ideia – libertar Daniel Alves para o ataque, ficando uma linha de três defesas mais a protecção do maliano Keita. Estratégia acertada do maestro do Dream Team da era Cruyff – o holandês que tem defendido com unhas e dentes o ex-pupilo. O Sporting só passou do meio-campo depois de estar a perder. Até aí, as intenções ofensivas quase não ocuparam dois terços de Camp Nou.

O Barça não acusava a pressão dos maus resultados e tentava ora por um flanco ora por outro. O perigo era relativo, mas um tiro de Messi passou perto. O golo de Márquez veio a seguir (21´), com o mexicano a concluir um canto em que toda a gente adormeceu. Completamente livre nem teve de saltar para cabecear.

Só depois o Sporting obrigou Valdés a sujar as luvas. Mas o primeiro tiro foi frouxo e apenas um livre de Rochemback causou alguma emoção. Muito pouco, porém. Nem o contra-ataque saía ao curto Sporting, que Bento manteve inalterável após o descanso.

E tudo ficou pior quando o árbitro considerou faltosa uma carga de Abel sobre Henry. Eto’o não desperdiçou o penálti forçado.

Tonel marcava o golo do Sporting

Postiga e Veloso entraram em jogo para tentar alterar o que parecia inevitável, mas Guardiola respondeu com o reforço do meio-campo. O leão melhorou e, depois de Moutinho ameaçar Valdés, Tonel reanimou o jogo. Faltava pouco mais de um quarto-de-hora e Bento arriscou tirando Caneira, mas Xavi acabou com as dúvidas e confirmou o triunfo do Barça.

Messi sempre a tentar os seus truques

O Sporting perdeu. E perdeu bem. Deu ideia que os leões entraram com medo no Camp Nou (que até nem estava cheio e com um ambiente por aí além). Só assim se pode explicar a estranha incapacidade de atacar revelada na primeira parte. Depois aquele golo de Rafael Márquez... é inadmissível.

Resultados da 1ª jornada do Grupo C da Liga dos Campeões 2008/2009

Barcelona - Sporting, 3-1 (Rafa Márquez 21', Eto'o 60' g.p., Xavi 87'; Tonel 72')
Basileia - Shakhtar Donetsk, 1-2 (Abraham 93'; Fernandinho 25', Jadson 45')

Vídeo

Barcelona 3-1 Sporting
Rafa Márquez 21'
Eto'o 60'
Tonel 72'
Xavi 87´



Add to Technorati Favorites

Fotos: ÀS + Marca

Página Inicial

3 comentários:

  1. Como sportinguista não me custa admitir que foi um jogo desastroso. Mal em quase tudo e o Paulo Bento não deveria ficar imune às criticas, já que foi ele quando mostravamos alguma coisa, alterou a táctica da equipa e terminamos com mais um golo no saco.

    ResponderEliminar
  2. Basicamente faltou Cojones a equipa

    ResponderEliminar
  3. Como é que alguma vez querem fazer frentes às melhores equipas do mundo se têm medo dos jogadores? E escusado será dizer que aquele penalty...LOL!...bem estranho.

    Não tenho nada contra o Romagnoli mas ele é tipo Farnerud, se fosse eu dava-lhe a alcunha de "homem invisivel".

    Acho que o P. Bento já está à tempo suficiente na equipa do Sporting para preceber como tem que pôr a equipa a jogar, mas continua sempre a arricar na sua táctica manhosa e no jogo aéreo, mas que na verdade o Sporting só consegue ganhar proveito do jogo quando joga com a bola no chão. Tirando isso acho que o P. Bento tem andado a fazer um trabalho razoável para o orçamento que sempre teve, no entanto é este ano que tem que mostrar o melhor que equipa tem, senão espero que ele vá para o olho da rua e que nunca mais ponha os pés no Sporting, porque não é a ganhar taças secundárias (apesar de importantes) vai lhe fazer ter o dinheirinho no fim do mês e deixar todos de barriga cheia com o seu trabalho.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas